Retroceder pra prosseguir

Não é frase de efeito, tão pouco, uma receita. Mas, eu entendo que seja uma estratégia, mas, que nem sempre colocamos em ação.

Afinal, quem quer retroceder quando já está no final de um ciclo?

Minha reação, com certeza seria de persistir, seguir adiante e tentar a todo custo “fazer” dar certo. No entanto, essa foi mais uma das estratégias que experimentamos nos estudos do Kumon. Prestes a mudar de nível, ele retrocede ao início do nível anterior… imagina a nossa frustração! Digo nossa porque foi: da professora, orientadora, dele e minha. Paramos pra conversar e tentar entender o que aconteceu, ele simplesmente “esqueceu” o que estava estudando. No momento do teste, travou!

Pra mim, foi doloroso, receber a carinha mais triste, frustrada e chateada ao voltar da aula com os bloquinhos que antes haviam sido superados, mas, respiramos, conversamos e decidimos seguir, ainda que o caminho tenha sido a princípio retrocesso, para depois seguir adiante.

Nossas dificuldades…

Passamos por algumas situações e inúmeras mudanças no ano passado {em momento propício conto aqui…} que somente nesse ano colhemos o reflexo! Além disso, vivemos tempos pós-pandêmico e com ele foram tantas dificuldades vívidas, a falta de interação social, a demasiada espera para as aulas no formato presencial, junto com isso a percepção desse novo rapaz. A sua pré adolescência e com ela a pressa, falta de paciência, falta de atenção…  A preguiça!! E tudo contribuiu para o retrocesso diante do avanço que ele vinha tendo.

Como pais temos que ter empatia pra compreender o todo e não somente o “esquecimento” e desse modo, sem cobranças e pressões, mas, confesso que a contra gosto dele, refez todo o conteúdo. No entanto, esse refazer trouxe um gás, um refazer com menos erros que outrora e o encerramento do ciclo e foi assim: extraordinário!

Às vezes demora um pouco mais… O que faz diferença é a persistência e insistência!

Mas, assim como eu, nós brasileiros, não desistimos e não deixamos nossos filhos desistirem! Unido a isso uma equipe de educadores que entende, que dá suporte, que percebe a importância de retroceder pra prosseguir, mas que não solta a mão! Mas, segue junto!! E na insistência, mas, com todo cuidado, amor, carinho. O tão esperado passar de estágio no português aconteceu!

E na sequência a passagem para o estágio de matemática. Com um teste maravilhoso! Incrível! Reflexo do retrocesso em uma das disciplinas que gerou resultado em ambas!


Gratidão ao Kumon, por ser esse método tão incrível, que extraí o melhor, pois o ensino individualizado faz todo a diferença na vida!

Obrigada tia @taisnaascimento Pelo empenho, persistência e tia @scuruja por toda dedicação!

Aprender é o Máximo!!

E para saber do Kumon, leia nossas abordagens:

Saiba mais:

*Publicidade

2 Comentários

  1. Que beleza der essa decisão de retroceder para poder trilhar mais firme os novos caminhos e conhecimentos! Parabéns! beijos pra ti e pra ele! chica

  2. Que lindo! É muito gratificante cada dia ver toda a superação do Joseph, saber que ele pode alcançar qlq coisa quando estimulado e acompanhando de forma correta. Porém, todo esse desenvolvimento so é possível tbm com seu apoio Cris. Uma mãezona que dá todos os meios para que seu filho se torne a melhor versão. Parabéns pelo trabalho incrível e por ser essa mãe maravilhosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.