Não dê tudo aos seus filhos… Deixem que eles façam reuso das coisas que já possui.
Inconscientemente queremos sim, dá o melhor aos nossos filhos. O pensamento muitas vezes é: dar a eles aquilo que não pudemos ter. Em parte, sim, esse pensamento é correto, mas, devemos também equilibrar e não acabar dando de tudo e mais um pouco, sem que possam criar expectativas de conquistar.
Muitos podem criar o que desejam a partir do que já tem. Mas, para que isso aconteça deixe material à disposição: papel, lápis, canetinhas, tesoura {sem ponta}, cola {em bastão de preferência}, tinta, pincel, entre outros… incentive esses momentos de criação, sente e faça junto, a princípio talvez as ideias sejam suas, mas, logo perceberá que seu filho irá dar seus próprios passos {isso se já não o faz} em direção a criações, artes, desenhos… reciclagens.
Deem essa oportunidade e um ambiente para que deixem a imaginação fluir… pode ser a partir da leitura de um livro que tal uma arte depois?
E se ao invés de comprar brinquedos você criar junto.
Irá se surpreender!
Eu não tenho dúvidas.
Toda criança é criativa!
Mas, se tem tudo… O que vão criar?
Pense, nisso!
Seu filho realmente precisa de brinquedos novos toda a semana… o que ele mais precisa é sua atenção, carinho, seu tempo junto brincando.
Vez ou outra me surpreendo com meu menino criando algo… e isto vem desde bem pequenino… hoje aos seis anos ele explora os materiais e por toda a parte vejo suas criações surgirem.
A mais recente de todas foi vê-lo todo paramentado…
Simplesmente viu num casaco, a jaqueta de um Detetives do prédio Azul {série infantil do Gloob} Do kit de policial pegou o rádio, improvisou com seu binóculo, a Dinda deu uma lanterna e a tia deu a lupa… Um molho de chaves antigas e um bloquinho, pronto ele tem tudo que precisa pra ser um Detetive.
Peguei uma lancheira que estava sem uso e guardei as coisas dentro ele aproveitou e colocou adesivos… Virou uma maleta de mistérios.
E agora… lá está ele, a maleta, o casaco, ops, capa! Do detetive pela casa a desvendar os mistérios…
Toda criança é criativa! Desde de que haja momento e ambiente propício para que possam criar!
Cris, que amor de post.
Você tem toda a razão, toda criança tem seu lado criativo e a gente como pais precisamos apoiar, proporcionando um ambiente que incentive a criatividade… E eu percebo isso por aqui, com nossas invenções…
Também não gosto de dar tudo não, viu… Sou super a favor de criar as brincadeiras e brinquedos…
O Vitinho também adora.
Ameiii as crianções do Joseph.
Orgulhosa de vcs.
Bjs
Ju
Que amor! Isso é verdade, temos que nos policiar para não comprarmos de mais. Gosto também de incentivar a criatividade dos meus meninos.
Beijos
Quézia Silva
http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/
Oi meninos! Adorei a criação! Gostei também do pensamento: “toda criança é criativa, mas se tem tudo, o que vai criar”? E é bem verdade… é preciso deixar as crianças em sua simplicidade infantil, criar e soltar a imaginação. Tudo passa tão rapido e chegará a hora que essas oportunidades não surgirão mais… E sentiremos saudade desse tempo de baguncinha e criatividade…
A simplicidade tem que começar pelos pais, pois somos exemplos… e no mais é o que vc falou… querem mais é carinho e atenção… eu que o diga rs
Beijos beijos e feliz primavera
Tê e Maria ♥