Por aqui decidimos não colocar o Joseph na creche quando voltei a trabalhar. Estava insegura, não tenho vivência deste ambiente e na família tem poucas crianças… a minha geração agora que está começando a dar netinhos. Em minha família (pai, mãe, irmãos) sou a primogênita, então Joseph é o primeiro neto e sobrinho. Já imaginam né?! Minha gravidez foi uma festa e um xodó pra toda a família.
Ao voltar a trabalhar meu bebê estava apenas com 4 meses. Optamos então por deixá-lo aos cuidados de uma senhora que é mãe de uma amiga. Ele fica na casa dela enquanto estou no trabalho, muito bem cuidado e amado. O coração da mamãe agradece muitooooo!!
Mas e agora?
Ele está com 1 aninho e quase 8 meses, o q fazer enquanto não vai a escolinha?
Tentamos uma vaga na creche da prefeitura para este ano de 2013, mas ficamos na lista de espera. Ao conversar com a pediatra ela orientou a matricularmos no próximo semestre, porque ele já terá 2 aninhos e será uma experiência para o ano que vem.
Mas qual a idade certa de colocarmos nossos filhos na escolinha?
O ideal seria entre 1 ano e meio e 2 anos e meio porque nesta fase é importante a interação com outras crianças, convívio, as relações sociais, troca de experiências e etc. No fundo percebemos o que nossos filhos estão prontos pra essa nova fase. Eles requerem mais de nós, e como são cheios de energia, entusiasmos, curiosidades, querem explorar tudo: banheiro, o vaso sanitário, cozinha, armários, gavetas, subir em tudo, escalar grades, berço, affff… cansei!
Pra contornar toda essa movimentação/exploração precisamos ter jogo de cintura, ainda mais se vc trabalha fora, em que momento parar pra fazer alguma atividade, já q passamos o dia inteiro fora de casa?
Pensando nisto reuni algumas atividades que podemos fazer com os filhotes no sentido de estimular, aprender e desenvolver, aí cada uma utiliza em sua própria rotina.
Brincadeiras e Atividades
– Ouvir/cantar música (a música estimula a dançar, a falar, se mexer…)
Clique para ver o vídeo: Filhote dançando e mandando beijo
– Assistir a dvd’s educativos – Recomendo a sério de Dvd’s da Bebê Mais, quer saber mais clique aqui
– Ensinar seus primeiros gestos/falar: dar tchau, mandar beijo, bater palmas, abanar a cabeça
– Estimular a fala (elas aprendem nos ouvindo falar é importante falarmos corretamente pra que assim possamos estimular)
– Ensinar as partes do corpo da criança (a hora do banho é uma delícia pra estimular o conhecimento, ao vestir, secar…)
– Rabiscar e desenhar
– Deixar ter contato com texturas (seja nos livros que tem algumas partes diferentes, justamente pra estimular o tato ou seja em brincadeiras)
– Empilhar e encaixar objetos.
– Estimular a comer sozinho (apesar da bagunça e sujeirada)
– Brincar de esconde-esconde
– Ir até a pracinha, play do prédio e deixá-lo interagir com outras crianças, serve tb reunir os filhos dos amigos e fazer uma farra em casa ou em passeios. A criança precisa de contato com outra criança.
E vc o que costuma fazer com os pequenos?
Eu só discordo de mandar pra creche/escola tão novinho. Claro que nem toda mãe pode/quer ficar em casa e deixar o mercado de trabalho, nesse caso acho até muito melhor que deixar com a babá, por todas as questões de socialização e atividades que você comentou.
Mas por opção (o melhor pra eles) eu acho que não, já que as mesmas coisas que eles podem aprender na escola/creche tbm pode ser ensinado em casa, em um ambiente mais tranquilo, mais aconchegante, com pessoas do convívio da criança.
Aqui só coloquei o Enru na escola com três anos, e até hoje me pergunto pq não coloquei com quatro! rs
Foi bom? Foi. Mas eu poderia ter esperado mais! Esse ano é que percebo que ele está muito mais preparado.
Deu pra entender meu ponto de vista??? rsrsrs
beijos
Oi Ivna gostei de seus apontamentos aqui, sabe às vezes fico na dúvida sabe, pq ele fica na casa da Babá e lá não tem atividades… fico preocupada com o desenvolvimento dele. E ainda ele é preguiçoso pra falar, tem dicas pra me ajudar no incentivo??
Esses dias estava repensando e descartei a creche, pq é o dia todo, mt contato com outras crianças, tem amiguinhos nossos q vivem doentes desde q entraram na creche é complicado, né?!
Bjss e amo sua participação aqui
Passando aqui pra matar a saudade do seu cantinho, depois de alguns dias sem aparecer…
Nos últimos dias estive meio off, e vou dedicar menos tempo ao blog agora, mas mesmo assim sempre que puder estarei aqui no seu blog pra deixar o meu carinho!
Teu blog tá na minha lista de leitura constante, sempre passo por aqui!
Beijos!
http://www.asosmamaenadia.com
Muitas dicas, Cris. Sempre bom renovar nossa criatividade….. bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br
Ai que fofo, otimas atividades.
Anda aproveitando bem hein!
Lucas ate hoje faz uma meladeira para comer sozinho aiaia
bjs
Adorei as dicas, super legais e as fotos lindas… Temos que nos virar para dar atividades para eles, mas ano que vem ele ira para a escolinha… Bjs
Vivi e Isaac
Com certeza, precisamos desenvolver muitas atividades para eles que ainda não vão para a escolinha,mais ano que vem sem falta vai ir. Amei as dicas, e as fotos lindas 🙂 Bjs
Vivi e ISaac