Você é mãe 24 horas?

Eu ouço muito isso… e eu não vejo sentido proclamar isso aos quatro ventos. Até porque eu não sei se existe alguma MÃE que deixa de ser MÃE em algum segundo do dia… da vida.

Se a mãe saí para trabalhar… continua sendo mãe.

Se saí pra estudar, também.

Hoje estava pensando porque existe essa cobrança ser mãe 24 horas/tempo integral somente estando em casa.

Nunca ouvi ninguém dizendo que é pai em tempo integral, tão pouco que é menos pai porque saí pra trabalhar. Pai nem deixa de ser pai quando não participa da vida do filho, quando não paga a pensão e até mesmo, quando não dá o seu nome ao filho. Pai não deixa de ser pai quando ele mesmo decide ser Pai apenas nas horas que quer ser. Ainda assim é apontado como pai.

Mas, a mãe…

Pra ser considerada mãe tem que ser perfeita! E se tem carreira profissional… a cobrança é ainda maior.

Você é mãe 24 horas?

Cada mamãe tem suas razões, direitos de escolher se vai ficar tralhando  em casa ou se irá trabalhar fora. Pois, a mãe que fica em casa, também trabalha e a mãe que trabalha fora de casa também é mãe em tempo integral, ou seja, mãe 24 horas.

[digo como mãe que trabalha fora]  não nos despimos de ser mãe porque temos o nosso compromisso com o trabalho fora e a carreira. Mesmo com todo o dia agitado, as inúmeras reuniões e os afazeres que não findam, nem por um instante, deixamos de ser mães!

A prioridade de toda mãe sempre é o filho.

Não deixamos nossa capa de mãe em casa e saímos de casa. Pelo contrário, nos vestimos dela a cada novo dia e enfrentamos os obstáculos de um dia inteiro fora de casa. Continuamos com a capa para que ao chegar em casa, possamos dar conta da casa, dos filhos, marido. E lá vamos nós para o segundo expediente de trabalho, porque mãe que trabalha fora de casa, também trabalha dentro de casa.

A capa de mãe é a força pra dar conta da rotina da semana de trabalho e quando o fim de semana chega, continuamos com ela, pois é momento de por em ordem o que ficou pendente durante a semana.

Não gosto de rótulos de ser mãe 24 horas porque está em casa, tão pouco de ser a mãe que trabalha porque trabalha fora de casa.

Somos todas mães 24 horas desde o teste positivo. Não deixamos de ser, porque saímos de casa.

Cada mãe faz o seu tempo com seu filho, até porque a mamãe que está em casa, tem seus afazeres, almoço/janta/lanche, roupa pra lavar/passar, casa pra limpar, não tem como ficar todo o tempo grudado no filho [salvo as mães de recém nascido] vamos equilibrando e dando conta do dia a dia.

Justamente por ser Mães é que todas nós damos conta!

Atenção, carinho, cuidado, zêlo, por nossos filhos todas nós temos.

Portanto, TODAS as Mães são Mães 24 horas por dia.

5 comentários sobre “Você é mãe 24 horas?

  1. Amiga, bom dia. Concordo inteiramente com tudo que você falou. A não ser aquelas que abandonam os filhos (pq infelizmente existe), nunca vamos deixar de sermos mães, nem de não trabalhar. O trabalho de casa é intenso, desgastante, sufocante, ao contrario do que muita gente pensa. A falta que o filho faz e a cabeça nele para uma mãe que está no mercado de trabalho, é sufocante da mesma forma. Então não tem dessa… Somos mesmo mães 24 horas, trabalhando fora ou ficando em casa.
    O amor é infindo e ele a gente carrega pra todas as situações e lugares.
    Vai um filho passar mal que essa mãe que está em casa não consegue fazer mais nada.
    Vai um filho passar mal que essa mãe que trabalha fora sai correndo sem olhar pra trás.
    Nunca vamos deixar de sermos mães 24 hs, pq filho não deixa de ser filho não é mesmo?

    Um beijo pra você mãe integral e 24 horas.. Mas tiremos os rótulos.

    Tê e Maria ♥

  2. Perfeito Cris, ser mãe é isso, mesmo que não estamos juntos com os filhos 24horas por dia, não deixamos de ser mães, podemos exercer outros papeis no decorrer da vida, mas, a partir do positivo seremos SEMPRE mães.
    Beijo

  3. Verdade Cris, suas palavras.
    Eu mesma (confesso) já fui seduzida pelo termo, e ao ver e perceber que realmente não faz sentido, não usei mais o termo.
    E com certeza a cobrança e os olhos estão sempre mais em cima da mãe, do que do pai…
    E como vc falou, tem muito homem que não assumi nenhuma das suas responsabilidades, inclusive de pensão, em casos de separação, e mesmo assim tem o título de pai.
    Obrigada por suas palavras e reflexões.
    Somos todas mães…
    Beijos grande,
    Ju

  4. São mesmo! Todas somos mães 24 horas. Infelizmente, ainda existe muito preconceito com as mulheres e, principalmente, com as mães. Muito se fala, mas só que vive a maternidade sempre em casa com os filhos, sabe o peso disto. Um assunto que todos devem abordar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.