Somos bons exemplos para nossos filhos?

Como pai e mãe precisamos ser/ter bons exemplos para nossos filhos

Depois que nos tornamos pais nossa vida muda por completo. É uma reviravolta em todas as áreas de nossas vidas, praticamente como se vira-se-nos do avesso. E sim, nos encontramos e nos descobrimos que este sim, era o lado certo.

Mudamos e trocamos muitas coisas… e essa mudança começa a partir do resultado positivo. Sim, apenas duas listrinhas mudam duas vidas por completo. Passamos a fazer escolhas mais saudáveis, mudamos nossas roupas, por não caberem mais… mudamos nossas compras, que antes eram sapatos, bolsas, roupas e makes e passam a ser roupinhas, sapatinhos, enfeites, fraldas… enfim mudamos nossa prioridade.

Após o nascimento do bebê mais mudanças… rotina, sono, hora de comer, de tomar banho… e vamos prosseguindo no nosso novo universo da Maternidade. Enquanto vão crescendo, nossos filhos são como esponjinhas, acumulando e retendo tudo ao redor… chega a fase se imitações e suas próprias escolhas.

E aí percebemos que eles estão fazendo igualzinho fazemos… Chegamos a dizer: Mais onde aprendeu isso? (kkkk…)

E a pergunta vem à tona?

Somos bons exemplos para nossos filhos?

Pois é, eu vim o caminho todo pensando nisso, porque percebo nitidamente que Joseph repete muitas coisas que eu e o papai fazemos. Por vezes exemplos bons, por outras nem tanto. E saber que somos responsáveis por isso é ao mesmo tempo inspirador/assustador.

Porque teu filho não vai te copiar apenas nos bons exemplos. Ele vai te copiar em todos… sabe aquele velho Ctrl C – CtrlV? Isso mesmo, sem filtros… na íntegra.

Por isso como pais nosso dever é ser Melhor sempre! Sou meio taxativa e repetitiva nesse negócio de procurar ser melhor… porém, é a mais pura verdade! Se não melhorarmos como cidadãos, em nossa alimentação, como esposas/esposos, como filhos/filhas imediatamente refletirá em nossos filhos.

Olha o que aconteceu comigo dias desses…

Peguei Joseph na creche, ele saiu 11:30, neste dia saí mais cedo do trabalho, peguei ele e partimos pra casa… Rio de Janeiro, um calor!! Sol de meio dia… sorvete! Então, escolhi um frutilly para o Joseph (sorvete de criança) e peguei um Brigadeiro pra mim… tudo bem. Quando chegamos no elevador do prédio onde moramos… ele olhou para o meu sorvete, com aquele olhar pidão… e tive que ceder e trocar, achei engraçado na hora, postei uma foto no IG, mas depois caiu a ficha… Outras vezes novamente saímos cedo, partimos para o sorvete e ele escolheu o igual ao meu… até tentei levar os dois de frutas, mas quem disse que ele queria… quem provou brigadeiro não se contenta com o picolé de uva.

Um exemplo simples… mais que fez/faz refletir muito. Eu influencio meu filho para coisas boas… mas também para coisas ruins, e sim, preciso mudar. Cada dia um pouquinho… vamos prosseguindo… e melhorando. Para sim, ter muitos e muitos bons exemplos, dignos de ser copiados e refletidos.

Alguns exemplos nossos que Joseph repete

“Lendo” e cantando música, cuidando do seu herói, imitando o papai com microfone, tendo livro como companhia

10491253_525246597574974_6911111781227264501_n

E sendo bom exemplo…

Garantiremos nossos deveres e valores passados pra frente. E não demorará muito pra ver-nos refletidos neles.

Exemplo é tudo!

Seja bom exemplo para seu filho!

18 Comentários

  1. Esse momento das duas listrinhas deve ser maravilhoso rsrs
    Com certeza criança não aprende o que falamos, e sim o que fazemos!
    ctrl+c, ctrl+v total! rs
    Beijos!
    http://www.achochic.net

  2. Cm certeza somo exemplos.
    E como falou, quem prova de brigadeiro não vai querer de fruta. Dar bons exemplos e tomar cuidados com o que passamos e falamos para eles é importante.
    E com certeza plantaram a sementinha do cantor e leitor.
    Bjs
    Vivi e Isaac

  3. COnfesso que mudei algumas coisas no meu comportamento e o pai tb .. para sempre darmos bons exemplos .. no que foi e está sendo bom para nós também … os filhos tb ensinam e vem pra mudar e somar pra melhor …

  4. Nós somos o maior exemplo para os nossos filhos. Eles tendem a nos imitar e fazer tudo que a gente faz.
    Então não adianta só falar, temos que agir da mesma forma que estamos cobrando deles.
    Bjks da Mãe Vaidosa

  5. Essas concepções de bons exemplos são tão distintas em nossa sociedade atualmente que fica difícil pra criança entender que ele não pode o outro pode, pois não convivem só conosco e na escola acabam entrando em conflito com tudo isso.
    Mas sim, temos que ser o exemplo para os nossos filhos!!!!
    Amei!

    beijocas

  6. Exemplo é tudo, as crianças aprendem muito vendo o que fazemos e o que falamos..por isso devemos medir todas a ações e palavras..meu filho está em uma idade que me imita e repete tudo que eu falo..temos que ter cuidado! bjo

  7. amiga é verdade nossos filhos nossas copias rs
    lembrando do sorvete, aqui aconteceu
    o mesmo já era rs
    e essa frase aonde você aprendeu isso
    nem faço mais rs
    linda noite bjs

  8. É verdade amiga, vejo em JM muito de mim e isso é um ótimo termômetro para nos avaliarmos. JM por diversas vezes diz que quer ser professor. rsrs
    Bjks, Genis

  9. Com toda a certeza os(as) filhos(as) sempre vaõ copiar o exemplo dos pais. Não adianta tentar ensiná-los apenas com palavras. O nosso exemplo sempre falará mais alto na vida deles(as).
    Beijinhos e Sucesso!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

  10. Verdade, cris, somo exemplos para eles o tempo todo e não somente nas horas boas! Temos que nos policiar para que eles possam ter bons exemplos para se espelhar!
    E olha, eles são danados, prestam atenção em cada detalhe!
    Beijos

  11. ahahaha, poxa mãe… sorvete de brigadeiro né?? eheheh mas é assim mesmo, a gente acho que não tem problema, mas as crianças estão ligadas em tudo que fazemos e falamos!

    Bjs


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*