Socorro, como, quando começo o desfralde?

Sou nova nesse negócio de ser Mãe… mas qual a Mãe de primeira viagem não é?

Cada fase, cada nova descoberta é sim motivo de questionamentos, pesquisas, muitas conversas na rede, com as amigas e Socorro!

Cá estou com meu pequeno aos 2 anos e 5 meses e iniciando o desfralde (mega atrasado) sem sucesso… já li, reli, muitos posts falando acerca deste assunto, parece tão fácil, mas na prática… tudo é diferente, sim!

Não tenho vergonha de dizer, que aqui estamos sim, com dificuldades no Desfralde!

c165246_l-300x226

Imagem daqui

Uma das dificuldade talvez seja pela pouca fala do Joseph, ele andou aos 9 meses, com um ano corria, é esperto, bagunceiro, aprende rápido o que quer, entende tudo, mas fala pouco… então, como ele vai avisar ou pedir pra usar o troninho?

Dizem que temos que observar os sinais… kd os sinais? Tô cega, com problema… mas não vejo sinal algum…

Deixamos ele sem fralda quando chegamos em casa isso às 18h, mas ele não liga de fazer seu xixi e ficar molhado… não o incomoda, usamos short de elástico que é mais fácil, deixamos só de cueca… Já expliquei, o Pai também explicou e ele faz pouco caso da nossa explicação sobre o lugar correto do xixi e da caquinha…

Esse mês faz um ano que comprei o lindo troninho… que só pega poeira lá no banheiro… o menino não senta, na verdade ele simplesmente não avisa, não se importa de fazer seu xixi por aí… 

Já ouvi falar que cada criança tem seu tempo, então, fico aqui com meus botões pensando… talvez não seja o tempo dele ainda…

Enfim… queria que cada mamãe amiga, querida, leitora deste bloguito compartilhasse comigo dicas, talvez a “fórmula secreta do desfralde”… e me ajude nessa empreitada.

Conto com vocês!

Socoroooo…

Leia mais:

Desfralde, não é tão fácil assim!

E quando o desfralde não acontece?

Livro do desfralde: Cocô no Trono

23 Comentários

  1. Ri muito com o texto porque estou passando exatamente a mesma situação. Estou rindo mas de nervoso pq tenho vontade de chorar toda vez q penso nesse desfralde. Incrível q minha bebê teve o mesmo progresso, andou c quase 10 meses, c 1 ano já corria mas até agora c 1 ano e 5 meses ñ fala nada. Ela aprende alguma palavra e parece q esquece pq nunca mais fala. Já estou pensando em procurar um especialista.



  2. Cris, eu desfraldei JM quando operei dos rins, lembra? Em julho do ano passado. Tive que correr contra o tempo, pois a ‘tia’ da escola disse que não ia ajudar, que só ajudaria em novembro e eu fiquei triste, pois ele já teria passado dos 3 anos…
    Então, conversei muito com JM, expliquei que ele já era um rapazinho e ia fazer xixi e coco igual o papai.
    Compramos um pinico de ursinho, mas pouco me valeu, pois em 3 dias JM já estava fazendo tudo no vaso.
    Não sei se tive sorte ou JM foi muito maduro mesmo.
    Mas, deu tudo certo.
    O que eu sei, é que cada um tem seu tempo.
    Na escolinha de Joseph não tem nenhum projeto de desfralde não?
    Na escola em que trabalho (colégio batista) tem, se te interessar, te passo os detalhes. Talvez te ajude.
    Bjus, Genis ?

  3. Amiga, não começamos por aqui. Mas sim acho que cada criança tem seu tempo e nem sempre o fato de feito um monte de coisas rapidamente significa que será assim com tudo. Talvez ele prefira o assento não? Sobre os sinais li em um site de pediatria que são: anda com firmeza, fazer bastante xixi de cada vez (e não de pouquinho em pouquinho). Fica incomodado quando a fralda está suja ou molhada. Demonstra interesse nos hábitos de higieneFazer um cocô razoavelmente sólido, em horários mais ou menos previsíveis. Conseguir ficar sentado na mesma posição por entre dois e cinco minutos. Consegue abaixar e levantar as calças.Não demonstra resistência à idéia de usar o penico ou a privada.Está numa fase em que gosta de colaborar, e não numa fase “do contra”.Tem palavras para xixi e cocô.

    Mais ou menos isso. Mas acho que o maior segredo além de esperar o tempo da criança é a paciência.

    Beijinho!!!

  4. Oi Cris!
    Tenha paciência que esse precesso pode ser demorado ou não!
    Meu caçula está com 2 anos e dois meses e vou começar agora o desfralde.
    Quando o pai dele vai fazer pipi eu peço para ele ir junto para ver como faz, pois criança aprende com exemplos mais que palavras.
    Tem que ir a cada 20 minutos com ele no banheiro, e após as refeições sempre que perceber que ele quer fazer cocô.
    De noite pode deixar de fralda por enquanto.
    Não tenha pressa flor, cada criança tem seu ritmo.
    Desejo sorte para nós!
    Bj

    Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!
    Espero ter ajudado!

  5. Amiga acho que o que não pode fazer é tirar e colocar a fralda, bagunça a cabeça deles.
    O que pode fazer que deu super certo, colocar um baquinho no banheiro com os livros preferidos e colocar ele sentado no vaso com redutor, e ficar conversando e falando que o xixi e coco é feito lá, e depois que fizer diz que vamos festejar, bate palma, da tchau para o xixi, e acho que pode dar adesivos do personagem que ele gosta, como recompensa por cada xixi e coco feito no banheiro, cria um painel e coloca lá, toda vez que ele fizer você da um adesivo, faz festa e deixa ele dar descardar e ver o quando é legal este processo.
    Amiga quanta a fala acho que depende de cada criança, cria um codigo uma palavra sei lá para ele assimilar o fazer xixi no banheiro.
    Aqui como sabe não foi nada fácil, varios delizes, deixava depois que acordava só de cueca e calça, shorts dependia do tempo, foi difícil mas conseguimos.
    Força e não desiste.
    Precisando estou aqui para o que precisar amiga querida. Bjs
    Vivi e Isac

  6. Fernanda com 1 ano de idade sempre foi pecose deixou de usar fraldas. O Malthus parou de usar fraldas a partir de 2 anos. Ficava lembrando toda hora pra ir no banheiro e a noite não dava líquidos d+ para não amanhecer molhado. Foi tranquilo a sua retirada assim como o Daniel meu sobrinho ele tb largou com 2 anos já o Davi com 3 anos foi mais complicado e deleguei a função da retirada ao pai.
    Bju

  7. Nossa, tb estou nessa situação, meu filho tem a mesma idade do seu e ainda não comecei…não acho que é tarde, cada criança tem seu momento…pretendo começar por agora tb…o meu filho é a mesma coisa, tem hora que ele faz coco na fralda e nem avisa, antes ele avisava e às vezes nem liga, fica um tempão e quando eu vou ver fez coco…estou com medo tb de não conseguir…beijos

  8. Amiga, é verdade quando dizem que a criança tem seu tempo, eu acho que quando ele começar a falar mais vai pedir, vai aprender tudo no tempo dele! Eles dão sinais sim, jajá tudo entra no lugar! Por aqui o Murillo que começou o desfralde, ele tirava a fralda e ia para o banheiro igual o pai!
    Beijos Cá

  9. Tem seu tempo sim, mas não desiste não, mesmo se ele não pedir vá com ele no banheiro, ate mesmo com pai
    boa sorte amiga
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

  10. amiga como você mesmo falou ainda não chegou o tempo dele
    minha Isa o desfralde veio com mais de 02 anos
    só não pode desisti é cansativo
    mais sem desanima quando acontecer
    você vai vê que tudo valeu a pena amiga
    espero ter ajudado um pouquinho

    linda noite bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

  11. Aih, Cris… gostaria de dar uma opinião ou qqr dica, mas sou um zero a esquerda, pq não sou mãe… hehehe! Desejo muita saúde ao Joseph e sorte pra ti.
    Mas obrigada pela sua visita em meu blog, viu! Seja sempre bem-vinda.
    Bjns
    🙂

  12. Tb estou nesse processo por aqui Cris e acho que o Joseph ainda não está preparado msm!! Cada criança tem seu tempo… acho que vc deveria esperar ele se interessar pelo penico, eu comprei o da Loly há 8 meses e só agora começamos!! Logo que comprei ela tb não se importava em estar com a fralda suja e não avisava se tinha feito xixi ou cocô… comecei colocando as bonecas e falando que elas estavam usando o penico e não faziam mais na fralda, comprei um livro e aí ela foi se interessando aos poucos… ainda não conclui o desfralde então não posso afirmar que está dando certo, mas está sendo mais tranquilo pelo menos, sem vazamentos e sem stress para ir ao penico… acredito que isso esteja acontecendo pq esperei e o melhor seria vc esperar tb!! Vou fazer um post sobre isso em breve e quem sabe tem mais alguma dica que seja útil para vc!!! Beijos, Dani http://www.maedaloly.blogspot.com.br

  13. Amiga, eu tenho menos experiência que vc ou seja na época certa irei te pedir conselhos 😉
    Só te digo uma coisa relaxa ele é novo ainda e tem tempo
    bjus
    Estou Crescendo

  14. amiga o tempo ideal do desfralde é a partir dos 2 anos pq ja entende muita coisa, foi dai que comecei com alycia e hoje com 2 anos e 6 meses ela fala quero fazer xixi, ou coco e coloco ela no penico ou no vaso com o redutor, a tarde na hora de dormir nao faz xixi na cama apenas a noite, uma das tarefas que vai ser dificil para mim.
    amiga insiste em ensinar ele, no começo minha casa fedia demais a xixi da alycia…mas isso passa e como vc disse ele fala pouco, ja falou pro pediatra dele, falta pouco pra ele fazer 3 anos e ja era pra ele falar um monte de coisas…mas depende do desenvolvimento da criança e com quem ela vive…
    boa sorte amiga

  15. Cris infelizmente não tem fórmula mágica, já que Joseph não se incomoda de estar sujo e não pede, vc tem levar ou pedir de quem toma conta dele para levar no banheiro no início de 15 e 15 minutos, depois de 30 em 30 mim e depois vai aumentando o tempo conforme necessidade, as meninas as vezes não querem largar suas brincadeiras ou qualquer coisa que estejam fazendo para ir no banheiro, então nessas horas pego no colo e levo assim mesmo no banheiro pois se pergunta ela dizem que não querem ir ao banheiro.

    Amiga não sou especialista, mas posso compartilhar o que já aprendi nesse processo (conforme solicitado aqui (http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/2013/10/como-anda-nosso-desfralde-parte-v.html ) está o último post da saga desfralde das trigêmeas, nesse post chama outros posts mostrando a evolução do trio, onde comento o que aprendi nesse processo), espero que sinceramente ajude, o nosso processo ainda não está concluído conforme comentado no último post.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

  16. Cris, com certeza ainda não é o tempo dele. Muitas vezes forçar o desfralde tem consequências piores do que o desfralde atrasado.
    Aqui não tenho vergonha em dizer que o desfralde noturno ainda não aconteceu, o xixi ele aprendeu logo a ir ao banheiro, mas o número 2 ainda é motivo de preocupação.

    beijos

  17. Cris… sim, cada criança é diferente e segue um ritmo próprio. E, meninos, parecem demorar mais que meninas, vejo pelos amiguinhos da Lara por aqui. Na minha opinião….. a facilidade das meninas é o exemplo que vem da mãe, né, elas vivem todo o processo acompanhando a mãe usar o banheiro o tempo todo…. só observam e o processo flui. Tenta passar a “função” mais ao papai, cria um ambiente pro Joseph no banheiro, ou perto do troninho com algo que ele goste muito. São os livros? Deixe os livros lá…. e ele vai ter que se senta lá pra ler. Eu também usei as bonecas da Lara, que eu colocava num troninho ao lado dela. E adesivos…. que ela colava na porta do banheiro toda vez que “acertava”. Aqui foi bem simples…. mas fiz desse jeito. Espero ter ajudado. Bjus Coisas da Lara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *