SMAM: BC Leite, Amor e Vida – dificuldades na “pega”

Olá pessoal! E como falei ontem neste post aqui, estaremos falando sobre Amamentação durante esses dias até o dia 07/08 que termina a Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM. Aproveitando a semana as amigas Jamilly do blog Mãe para sempre e Thayna do blog Alycia e Isabella no dia a dia bolaram a BC Leite, Amor e Vida e esta será a minha participação…

1080206_409841349124832_2073004624_n

Dificuldades na “pega”

Não pensei muito na amamentação quando estava grávida, mas, agora fazendo uma retrospectiva percebo que pouco li sobre assunto, acredito que se tivéssemos mais informações, talvez muitas histórias seriam diferentes. Porque sabemos que vamos amamentar e ponto. Por isso achei super importante participar desta semana com post que acredito que ajudará muitas mamães e futuras mamães, por queremos o melhor para os nossos filhotes. Eu, sou super hiper curiosa fico catando aqui e ali assunto, tirando dúvidas e foi assim que conheci as conchinhas para seios, achei super estranho, mas resolvi apostar porque praticamente eu não tinha bico do peito. Fiz uso também da esponja vegetal no momento do banho, e as massagens no bico. Os banhos de sol não fiz, não tinha como. As conchinhas comprei e reservei para o pós parto, porque estimula fazer o bico já que tinha muito pouco.

Após o nascimento do Joseph veio o momento de amamentar – mágico?! Pra mim não foi não tinha leite, não tinha bico, o bebê chorando, eu nervosa

Mas no hospital as enfermeiras foram super maravilhosas e com elas me auxiliando conseguimos as primeiras mamadas. Mas toda hora vinha uma e pegava no meu peito e mostrava, como tinha que ser, quando chegava o momento da outra mamada prova de novo. Joseph teve dificuldade na ‘pega’ e era uns 10 minutos, sei lá… ele chorando e não conseguia de jeito nenhum mamar, sem bico, havia começado a fazer o uso das conchinhas e não seria em um passe de mágica que surgiriam. Pouco leite, não sabia a forma correta, quando me vi “sozinha” em casa pra hora do mamar… ai q desafio! Passei a usar as conchinhas direto assim estimulou a produção de leite, mas o meu problema era que meu bebê não sabia fazer a pega. Lembro que em algumas visitas de parentes e amigos, alguns chegaram a questionar com olhares e cochichos porque como eu não sabia dar de mamar para o meu filho? Fiquei constrangida, chateada, dei vazão as vozes e compramos o leite artificial, nas mamadas eu tentava a todo custo dar o peito, mas quando não conseguíamos íamos para a mamadeira. Tive como desafio  Joseph aprender a pega, acho que levamos uns 15 dias. Sentava na poltrona com a almofada para amamentação, ficava em pé, sentava de novo, andava pra lá e pra cá.  Ele aprendeu, ou melhor já não levava mais tanto tempo pra pegar, mas ainda rolava um estresse, soltava o mama aí pronto, isto tinha que ter um fim. Fui na consulta com pediatra Joseph tinha 7 dias, relatei, mas o médico não me orientou disse que era normal e que ele aprenderia. Não satisfeita com um mês fui a outro pediatra, mas também não tivemos sucesso e continuávamos fazendo uso da mamadeira, apesar dos meus seios estarem cheios de leite. Conversando com uma amiga ela me indicou a pediatra dela e lá fomos nós, Joseph tinha quase 2 meses, Expliquei tudo, ela fez os exames de praxe, bebê bem, crescendo, ganhando peso, mas ela retirou o complemento e me falou que não tinha necessidade porque o meu leite era suficiente para amamentar meu filho, aí relatei o problema da pega, ela me colocou pra dar de mamar, confesso que gelei porque pensei: eu não sei fazer meu filho pegar o peito, mas a Dra., simplesmente me mostrou como se fazia detalhadamente e disse o mais importante não era o bico e sim fazê-lo pegar o seio e colocar a auréola na boca, pronto assim consegui!! Ela me deu apoio, informação e se prontamente me disse que podia ligar, voltar lá caso tivesse necessidade. Bom, até hoje estamos com ela. O que quero falar pra você mamãe que está passando por esse ou um outro problema, busque ajuda, mas da pessoa certa. Fico imaginando se tivesse ido com 7 dias de nascido nesta médica não tínhamos tido tantas dificuldades, então pergunte, questione, se informe, supere e amamente!

IMG0060A

Mamando nas primeiras horas de vida

DSC03377

Em casa recém nascido

7 Comentários





  1. Parabéns! Quando temos acesso a informação tudo fica mais fácil e menos sofrido, não é mesmo? Beijos, Gisa Hangai

  2. Amiga vc é uma super mãe por AMAmentar seu pequeno.

    O que faltou em mim com certeza foi a curiosidade de questionar.

    Obrigada por participar. beijos

  3. Ai Cris, como foi difícil no começo hein??/
    Mas que bom que você não desistiu e com a ajuda da Dra conseguiu fazer ele pegar direito no peito. É bem verdade que por falta de informação, paciência e apoio muitas desistem logo no primeiro obstáculo. Mas vamos incentivar e ajudar com nossos relatos.
    Adorei sua participação.
    Bjs!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*