Estamos na SMAM – Semana Mundial do Aleitamento Materno e esse ano o tema é: “EMPODERAR MÃES E PAIS, FAVORECER A AMAMENTAÇÃO. HOJE E PARA O FUTURO!”
Fazemos coro todos os anos desde de que descobrimos esse movimento em prol a amamentação. Sempre trago aqui o resgate de como foi a nossa experiência e como pudemos superar os primeiros dias e que essa superação foi crucial para o aleitamento em livre demanda chegando até a amamentação prolongada.
Fico aqui pensando nas primeiras mamadas e se me falassem que eu ainda amamentaria por muito tempo eu definitivamente não acreditaria. E o tema deste ano não poderia ser mais acertado! Pois empoderando mães, pais e todos que os cercam com certeza a garantia de mudanças de histórias.
A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações. Embora as taxas globais de iniciação ao aleitamento materno sejam relativamente altas, e apesar das recomendações internacionais, apenas 40% de todos os bebês com menos de 6 meses são amamentados exclusivamente e 45% continuam amamentando até os 24 meses. Além disso, existem grandes variações regionais e nacionais nas taxas de amamentação. Aumentar a amamentação ideal de acordo com as recomendações poderia evitar mais de 823.000 mortes de crianças e 20.000 óbitos maternos a cada ano. Não amamentar está associado à menor inteligência e resulta em perdas econômicas de cerca de 302 bilhões de dólares americanos por ano. É necessária uma ação organizada para atingir a meta da Assembleia Mundial da Saúde (AMS) de pelo menos 50% de amamentação exclusiva durante os 6 meses até 2025. Existem muitas barreiras à amamentação ideal, sendo uma das maiores a falta de apoio no trabalho para mães e pais.
Site Ibfan
O meu pedido em relação a amamentação sempre é… Informe-se! Peça ajuda!! Não desista!!
Já escrevi aqui sobre a primeira mamada e ela não foi um mar de rosas… e sim, uma insegurança muito grande. Medo surgiu quando percebia que meu menino quase não sugava, não me sentia capaz. A gente acha que leu tudo e está munida de todas as informações e depois percebe que nada se sabe… lembro de quando pesquisei e li sobre amamentação, mas na prática é muito diferente e porque não dizer que é desafiador. Leia mais aqui
Então, apoiar, dar suporte é imprescindível!! Acolha uma mamãe de primeira viagem, eu sinto que superei os desafios, pois além de ter uma determinação tamanha quanto ao desejo/necessidade de amamentar meu filho, como também pela rede de apoio.
Meu menino mamou até os 2 anos e 8 meses e seu desmame foi no tempo meu e dele, superamos o preconceito, os olhos tortos e seguimos juntos… até que ambos sentimos que era o momento de romper esse ciclo e foi tranquilo o desmame.
Leia mais sobre Amamentação:
- Cuidados com o seio para amamentação – SMAM
- Nós e a AMAmentação
- Leite fraco? Fale com a doula
- SMAM: BC Leite, Amor e Vida – dificuldades na “pega”
- 1 ano e meio e amamentando
- Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM
- Mitos e verdades sobre amamentar
- Amamentação prolongada – SMAM
- Desmame, qual o tempo certo?
- Amamentação para iniciantes
- Como amamentar
- Amamentação e redes sociais
- POR QUE AMAMENTO MINHA FILHA
- Polêmicas da Maternidade! Amamentação é coisa de Mãe!
- AMAmentar sim!!
- Amamentar: um ato de amor
- AMAmentarSIM – por uma maternidade mais leve
- AMAmentar sem preconceito e sem recriminação
- Amamentar não é pobrice. Amamentar é amar!
- Primeiras Mamadas
- Dores e Amores da Amamentação
É sempre uma campanha do bem, né amiga… Que incentiva a amamentação, a busca por apoio e ajuda…
Tem o incentivo aos bancos de leite!
Sempre uma campanha maravilhosa.
Beijos
Ju