Saiba mais sobre o Kumon

Saiba mais sobre o Kumon

Hoje eu vim aqui falar um pouco mais do Kumon, quem nos acompanha sabe que meu menino começou o curso há pouco mais de um mês e já colhemos resultados!

Não é clichê, é fato!

Meu menino estava com dificuldades na leitura, na verdade, ele simplesmente não lia nada! Conhecia todas as letras do Alfabeto, mas, não assimilava a junção delas nas palavras. E mãe, sente, sabe, pressente… e percebi que ele estava se sentindo envergonhado de não conseguir superar essa dificuldade. Ao procurar o Kumon fomos acolhidos de uma maneira tão intensa… tão carinhosamente e ao mesmo tempo nos mostrando os caminhos que seriam possíveis e assim, meu menino deu o start!

Na primeira aula a orientadora nos afirmou que ele sairia lendo, ao menos 5 palavras… e para minha surpresa foram 8 palavras lidas por ele. Emoção, gratidão… me define! E por isso de coração aberto eu falo do Kumon, de um método que valoriza a criança, valoriza o que ela já sabe e a impulsiona para avançar… e ele tem avançado! Um pouco mais de um Mês e quantos frutos! Ele já pega livros e lê várias palavrinhas e as primeiras frases se formam… e em mim, um misto de emoções!

Gostaria de apresentar um pouco mais desse Método que existe há tanto tempo… e que só tende a crescer e nos fazer perceber que vale a pena acreditar no futuro! Acreditar em pessoas que acreditam em nossos filhos e em sua capacidade de avançar…

Matrículas Grátis!

Aproveitando informo que até dia 30 de junho de 2018 todas as 1500 unidades do Kumon estão com matrículas grátis para as quatro disciplinas: matemática, inglês, português e até japonês.

E se ainda tem ainda dúvida quanto ao Kumon, separei algumas questões e queria compartilhar com vocês.

Conheça o Kumon

  1. O que dizer do Kumon, como explicar sobre?

É um método japonês idealizado e criado pelo professor Toru Kumon em 1958. O Kumon é um método de ensino autoinstrutivo e individualizado. Com material didático que vem sendo aprimorado há mais de 50 anos, as crianças estudam de maneira autodidata e adquirem alta habilidade de estudo em diferentes áreas, como cálculo, leitura e interpretação. Como se trata de um ensino individualizado e autoinstrutivo, o resultado depende do ritmo do aluno e de sua capacidade. Dessa forma, ao se matricular no Kumon, cada aluno recebe um planejamento individualizado de aulas e exercícios com a previsão de conclusão de cada estágio do material didático.

Não há limitação de idade para começar no Kumon, porém, quanto antes a criança iniciar os estudos por meio do Método, melhor será seu desempenho. Como o método conta com orientação individualizada, ele pode ser aplicado a todas as faixas etárias, uma vez que o material didático fornecido aborda de conteúdos pré-escolares até de nível universitário. Os alunos têm duas aulas semanais na unidade e lições diárias em casa, com a programação de acordo com sua necessidade de estudo com metas, além de uma avaliação diária, na qual o aluno fica ciente do seu desempenho no dia e recebe a previsão de estudo para as aulas seguintes.

2. O Kumon ajuda as crianças que tem dificuldades no aprendizado?

As dificuldades durante o período escolar começam quando o aluno não consegue acompanhar os conteúdos das aulas de forma abrangente, tendo cada vez mais dúvidas sobre o que aprendeu. Na Matemática, por exemplo, os conteúdos são interligados, necessitando do aprendizado total de cada um para prosseguir; já no Português, o aluno torna-se capaz de compreender textos mais complexos equivalentes ao ponto em que está estudando.

No Kumon, o aluno revisará os assuntos não assimilados e avançará aos seguintes somente depois de dominar 100% o anterior. Já nos primeiros meses notam-se maior autoconfiança e segurança nos estudos, desenvolvimento da concentração e maior prazer em aprender, uma vez que o estudante consegue entender o que está resolvendo. A melhora no desempenho escolar torna-se, então, consequência natural.

3. A criança gosta de fazer o Kumon? Não fica puxado?

Sim, a criança gosta de frequentar as aulas do Kumon, pois alguns resultados aparecem já no início, como: organização, disciplina, desenvolvimento do hábito de estudo, entre outros. As notas na escola melhoram e o aluno adquire autoconfiança e motivação para avançar nos estudos. Nesse período é importante que os pais acompanhem cada etapa do desenvolvimento da criança, buscando maneiras de elogiar cada progresso apresentado.

O mais importante é saber equilibrar essas atividades durante o dia da criança, evitando sobrecargas e, ao mesmo tempo, contribuindo para seu desenvolvimento. As crianças precisam de tempo para estudar e também para brincar e descansar.

4. O Kumon é mais do que o aprendizado de matemática?

O maior intuito do Kumon é formar pessoas autodidatas por meio de uma orientação individualizada. A melhora nas habilidades básicas de estudo da criança, como cálculo, leitura e interpretação, é vista gradativamente, conforme ela consegue superar o nível de complexidade dos exercícios. Cremos que essa seja a maior satisfação dos pais que matriculam os filhos no Kumon: perceber que eles aprendem a superar desafios a fim de alcançar seus objetivos.

5. Qual o diferencial de estudar inglês no Kumon e não em outro curso?

Especificamente no caso do Inglês, todo o material respeita as etapas do processo de aquisição natural da linguagem. Em outras palavras, o aluno inicia praticando a audição (por meio de CDs de áudio gravados por nativos), a pronúncia (ao repetir os sons do nativo) e, à medida que avança para os estágios seguintes, passa também a ler e escrever. Apenas na etapa intermediária do curso, depois de muito contato com o idioma, introduzimos os conceitos gramaticais. Assim, trabalhamos as quatro habilidades linguísticas, somadas a um amplo vocabulário e repertório de construções/estruturas do idioma. Gradativamente os alunos são expostos a textos e desenvolvem a habilidade de leitura e interpretação, de modo que nos estágios finais já se tornam capazes de ler trechos extraídos de obras originais, isto é, utilizados no material da maneira como foram escritos pelo autor.

Que tal ir em uma das Unidades do Kumon?

Depois de toda essa informação e se ainda tem dúvidas e quer saber mais, visite uma das unidades para conhecer, basta acessar o site do Kumon e digitar seu cep que será informado da unidade mais próxima a sua residência. Se preferir pode agendar uma avaliação sem compromisso para conhecer o espaço, o método e tirar todas as suas dúvidas.

*Publicidade

4 Comentários

  1. Puxa Cris, quanta informação bacana e valiosa que não conhecia.
    Não sabia que tinha inglês no Kumon, e o método que eles usam eu adorei, porque no meu caso por exemplo, tenho muita dificuldade na pronúncia da palavra correta.
    Eu também pensava que só tinha matemática.
    Muito legal conhecer melhor a escola.
    Matrícula grátis ajuda e muito, adorei.
    Fico feliz nesse avanço do Joseph, obrigada por compartilhar as dificuldades e observações que vocês tiveram, e as melhorias que ele vem apresentando que é realmente uma conquista.
    AMei conhecer mais sobre Kumon.
    Bjs
    Ju

  2. Oi meninos!! Gostei de ver o Jojo estudando.
    Muito interessante o método Kumon, que respeita a individualidade de cada aluno, levando em conta a progressão , incentivando, elogiando e respeitando também a criança como criança.

    Torço para que Joseph desenvolva cada vez mais a seu tempo, que o estudo seja algo prazeroso pra ele e ele fique feliz com o aprendizado..

    Beijos meninos
    Adorei o post!!

    Tê e Maria ♥

  3. Oi meninos!! Gostei de ver o Jojo estudando.
    Muito interessante o método Kumon, que respeita a individualidade de cada aluno, levando em conta a progressão , incentivando, elogiando e respeitando também a criança como criança.

    Torço para que Joseph desenvolva cada vez mais a seu tempo, que o estudo seja algo prazeroso pra ele e ele fique feliz com o aprendizado..

    Beijos meninos
    Adorei o post!

    Tê e Maria ♥


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*