Revitalização do Rio Zoo

Isso é que é uma boa notícia!

RioZoo está sob gestão do Grupo Cataratas que está investindo nas obras revitalização e reestruturação do espaço. Ainda levará 2 anos para a toda revitalização ser concluída.

O Zoo do Rio é passeio marcado de nossas férias e saber de toda melhoria é maravilhoso. Neste domingo fomos convidados a ir conferir essa revitalização, numa visitação guiada pelo biólogo Marcelo e pela educadora ambiental Verônica, recheada de informações, mostrei um pouco no Instagram e Fan page.

zoologico-riozoo-zoo-rio-de-janeiro-passeio-com-criancas-3

No Boulevard de entrada, foram feitas podas e pinturas. Na primeira etapa foram realizadas obras de infraestrutura que apesar de não serem vistas pelo público, fazem toda a diferença. A cozinha ganhou melhoria assim como a ambientação e o tratamento veterinário dos animais.

zoologico-riozoo-zoo-rio-de-janeiro-passeio-com-criancas-4zoologico-riozoo-zoo-rio-de-janeiro-passeio-com-criancas-2

Os espaços estão sendo reestruturados, lagos estão sendo pintados.

zoologico-riozoo-zoo-rio-de-janeiro-passeio-com-criancas-5

E para nossa surpresa a nova administração do RioZoo planejou a volta dos leões, um lindo casal de felinos. Eles chegam por meio de parceria com o Zoo de Pomerode, em Santa Catarina, sem prazo para irem embora. Haverá uma campanha pública para a escolha dos seus nomes, que será divulgada nos meios de comunicação nos próximos dias.

zoologico-riozoo-zoo-rio-de-janeiro-passeio-com-criancas-7

E no recinto dos leões percebemos a novidade… um novo padrão, com vidros, sem grades. Ficou incrível! E muito mais melhorias realizadas.

O Rio ZOO é bom para os animais?

Acho que isso sempre passa em nossa mente… pois ver os bichinhos “presos” ficamos a pensar se não seria melhor estarem em seu habitat natural, mas ao conhecer as histórias, percebemos que muitos desses animais não teriam condições nenhuma para ser reintegrados.

Tivemos a informação o Zoo recebe animais que foram capturados do tráfico, animais que foram de circos e que já nasceram em cativeiros. Nenhum animal foi retirado de seu habitat natural. 

Conhecemos a história do urso Zé Colmeia que era de circo e vivia num espaço de 2 metros quadrados, sofria maus-tratos. Chegou ao zoo em 2007, após ser apreendido pelo Ibama.  Ele recebe tratamento especial no zoo, faz uso de medicamentos e atividades diferenciadas.  Chegamos no seu recinto, mas ele estava dormindo.

Também vimos o macaco que foi recolhido e que tem um braço só… dá uma dó desses bichinhos que infelizmente ficam à merce do tráfico de animais.

Outra história que nos impressionou foi a do Flamingo… que chegou ao Zoo completamente branco, por falta de vitaminas! Com a sua acolhida e cuidados e alimentação e medicamentos adequados já pudemos perceber a plumagem ganhando cor.

O que o Rio Zoo almeja é conscientizar a nova geração ao cuidado e preservação e como isso seria possível, senão na prática, no contato com esses animais.

zoologico-riozoo-zoo-rio-de-janeiro-passeio-com-criancas-6

Extinguir o tráfico de animais que simplesmente matam o gorila para ter suas mãos como cinzeiros, matam elefantes para ter o marfim, os felinos para fazer tapetes e tantas outras atrocidades.

O passeio foi maravilhoso! Rico em informações. O dia estava muito quente e abafado, por isso que muitas vezes percebemos os animais dormindo ou mais escondidos.

Como dica para um bom passeio, aconselho: Usar roupas leves, calçados confortáveis e levar garrafinhas de água. Tem ponto com bebedouro que dá para abastecer.

A partir do dia 16 de dezembro está aberto a todo público.

Parque da Quinta da Boa Vista, S/N
Horário de funcionamento: De terça a domingo das 9h às 17h.
Ingressos: R$ 15 (tarifa normal) e R$ 7,50 (crianças e jovens de 3 a 17 anos; estudantes do estado do Rio de Janeiro mediante apresentação da carteira estudantil dentro da validade; estudantes de outros estados de 18 a 24 anos, idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência). Crianças menores de 3 anos não pagam ingresso.

Outros posts:

Primeira visita ao Zoológico

Indo ao Zoológico – Coisas de Férias#8

3 comentários sobre “Revitalização do Rio Zoo

  1. Cris, pelas fotos e seu post a gente percebe que vai alem de um trabalho lindo para o conforto do animais e atrações para as famílias, pois é também uma trabalho de amor, de preocupação com o bem estar dos animais, com a preservação da natureza…

    Lindo, lindo de se ver… Emocionante, e que esse trabalho continue e perdure, porque precisamos de pessoas que olhem pelos animais, pela natureza…
    E o lugar ficou encantador…Um paraíso para as famílias passear e admirar tudo isso…
    Amei.
    Bjs
    Ju

  2. Oi Cris!!! Muito bom o post mostrando o trabalho edificante no Zoo. Que pena que estou longe, porque com certeza levaria Maria.
    Acho um absurdo, uma desumanidade o que certas pessoas fazem com os pobrezinhos dos animais que não tem defesa.. Nem gosto de falar… Graças a Deus hoje é proibido o uso desses animais no circo, mas o tráfico.. hummm .. que seja banido.

    Belo passeio amiga e belo trabalho mostrando tudo!

    Um beijo a você e Jojo

    Tê e Maria ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*