Porque Deus não vê como o homem

E a ministração de hoje é sobre o tema Porque Deus não vê como o homem, o porque deste título? Porque muitas vezes limitamos o que somos a partir das opiniões dos outros. Olhamos no espelho e não enxergamos de fato quem somos. De frente ao espelho encaramos a nossa mente e tudo o que ouvimos sobre nós, que não necessariamente nos define, mas é dito pelos outros.

E as opiniões que mais nos ferem, são as opiniões das pessoas de nossa própria “casa” (aqui refiro casa as pessoas que nos conhecem, pessoas próximas, amigos, parentes, irmãos).

Pra começar vamos ler sobre quem é Jesus, abra sua bíblia ou se preferir leia on line em Lc. 4:14-37Mc. 6:1-6

Quem é Jesus?

Jesus – Filho de José, Nazareno – profeta

Quando eu faço essa pergunta, cada qual responderá à sua maneira, cada qual no seu ponto de vista. Certo? Então, vamos discorrer por aqui o que lemos.

Lemos no texto que Jesus estava em sua pátria, ou seja, entre os seus. Estava entre pessoas que conheciam sua família, o que faziam.

O que diziam sobre Jesus:

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.

Partindo desse ponto podemos observar que Jesus não era bem quisto entre os seus. Pois eles simplesmente não conseguiam acreditar que o filho do carpinteiro, poderia ser aquele ministrava com eloquência no templo, fazia milagres e operava maravilhas. Eu e você conhecemos muito bem  a história, sabemos que pela mão do seu próprio povo foi entregue à morte.

Mas, quero que observe é que nem tudo é como parece ser. Cada um tem seu olhar e sua interpretação. O homem em si, repara muito nas coisas aparentes.

O que olham? Como olham?

Olham o seu exterior e julgam: o tipo de vestes, se o cabelo é enrolado, seria melhor ou se é liso seria melhor enrolado… se é casado ou porque não casou… se é mãe como é a criação do seu filho. Reparam se estudou ou não, se fala bem, escreve bem… fazem um raio-x completo e pelo o que veêm, te definem!

Mas, já parou pra pensar como Deus te olha?

Eu me lembro de muitos personagens bíblicos nessa hora, mas quero falar do chamado de Davi. Você lembra da história?

Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. 1 Samuel 16:1

O profeta Samuel a mando de Deus saiu para ungir um homem que seria o Rei de Israel, mas ele não saiu a ermo, já tinha endereço certo. E chegando na casa de Jessé encontra todos os irmãos de Davi… no entanto, nenhum destes era o escolhido.

Onde estaria o escolhido?

Simplesmente podemos dizer assim: Davi não foi chamado para estar em casa no momento que o profeta estaria lá. Será que esqueceram dele? Um irmão esqueceu de chamar? Ou será que o Pai com tantos filhos achou que  não tivesse necessidade de chamar aquele que de repente, aos olhos dele não seria o escolhido…

O profeta Samuel olhou todos os filhos, mas percebeu que nenhum daqueles seria o ungido, só então, chamam a Davi e quando ele chega, Deus confirma no coração de Samuel e este unge o pequeno Davi.

Talvez você em sua casa seja o menor, seja o esquecido. Talvez no seu trabalho as pessoas te olham e nada dão por você.

Mas sabe o que você precisa saber?

A sua identidade!

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. 1 Samuel 16:7

Porque Deus não vê como o homem, Deus vê o coração 

Tantos querem achar em nós perfeição, mas somos falhos, fracos, pecadores, pela misericórdia do Senhor Santificados todos os dias “se” buscarmos a santificação. Homens não enxergam o coração, este só o Senhor vê.

Não se limite por conta do que os outros dizem. Se preocupe com o que o Senhor ministra sobre a sua vida.

Qual a sua Identidade?

Não aquela impressa que a maioria da população não fica bem na foto. Olhe para dentro de si mesmo, e se descubra.

Quem de fato é você?

Começamos este texto falando de Jesus… Jesus sabia quem ele era, o filho de Deus, que veio ao mundo para nos salvar. Jesus era homem como eu e você, sofreu aqui na terra como eu e você. E quando foi entregue por amor de todos nós, não abriu a boca, tomou posse do seu chamado e se entregou na cruz do calvário para nos salvar. Foi com preço de sangue que fomos comprados.

Então, quem são aqueles que te cercam? Quem são os que te limitam? Quem pode parar ou deter aqueles que são chamados pelo Senhor!

Volte ao espelho, e agora o que vê?

Deus achou graça em ti, meu querido e minha querida, não despreze jamais quem você é! Vá e fazes o que foi chamado!

Não se limite! Tão pouco permita que outros te limitem! O dom que há em você, está em você, não em lugares, posições, cargos.

Por isso que:

Deus não vê como vê o homem, Deus vê o seu coração!

Fiquem na paz!

Deus os abençoe!

6 Comentários

  1. Linda reflexão amiga! Lindas palavras… Quem vê os olhos não vê o coração não é mesmo? E Deus enxerga a essência, além da capa que somos, além dos defeitos e imperfeições…
    E é dessa verdade que devemos nos consolar!

    Um beijo Cris! Seja sempre você mesma! ?

    1. Author

      Sim, ele nos enxerga além!
      Obrigada por vir e participar com comentários e sempre com muito carinho
      bjs

  2. Tenho muita fé que Deus conhece os corações. E, por isso, abençoa até os que ainda não creem!

    1. Author

      Verdade. Ele nos conhece e nos abençoa mesmo sem merecer!
      bjs

  3. Deus nos ama de uma uma maneira
    tão linda e sem igual,
    Devemos valorizar esse amor dele
    para conosco começando a valorizar
    o que somos e melhorando
    cada dia por seu amor

    1. Author

      Sim, amiga!
      Melhorar a cada dia é viver em novidade de vida!
      Obrigada por estar junto por aqui, bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *