Parque Nacional da Tijuca com crianças

É a segunda vez que vamos pra lá, confesso que ainda teria que ir muitas outras vezes para contar e mostrar tudo que tem, mas, vou me ater as áreas do Parque que são perfeitas para ir com as crianças.

O Parque nacional da Tijuca, mas, conhecido como Floresta da Tijuca abriga, entre centenas de formações rochosas, a Pedra Bonita (Pedra da Gávea) e a Serra da Carioca. Como destaque: a Cascatinha Taunay, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, Cascata Gabriela, Cascata das Almas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão.

Local perfeito para caminhadas, trilhas e ciclismo. No entanto, o ideal é que vá de carro, para poder aproveitar e curtir os espaços reservados para toda a família. É muito distante, mas, sim, tem pais aventureiros que se arriscam a ir a pé, eu, recomendo que vá de carro, ainda assim, você poderá caminhar, andar por trilhas que dão acesso a cachoeiras e fazer paradas ao longo para curtir cada local do parque.

No Lago das Fadas tem um playground bem legal para as crianças, tem mesas para piquenique, lugar encantador. Prometo mais fotos quando for novamente, essas são de 2015.

Desta vez decidimos ir para as cachoeiras. E saímos para explorar e nos aventurar nas trilhas. A primeira que encontramos foi a Cachoeiras das Almas, uns quinze minutos de caminhada pela trilha, depois nas descidas, (confesso que só pensava em como iria fazer a subida de volta… #maenadaaventureira) e ao chegarmos… decepção, pois fica inviável o acesso pelas pedras pra chegar enfim a cachoeira. Fomos orientados pelo guarda florestal a ir para a Cascata Gabriela que é ideal para as crianças.

Mas, aproveitamos o caminho de volta pra observar e mostrar as crianças a diversidade do local. Estar em contato com a natureza é um programão e ótimo momento para ensinar nossos filhos a preservar e explorar os vários tipos folhagens, árvores e se deliciar no frescor da Floresta, o canto das cigarras, as borboletas… lagartas.

E não é todo dia que se bebe água direto da fonte… pelo caminho há diversas!

O caminho (que foi feito de carro, pois é muito distante) encontramos a Gruta Paulo e Virgínia, descemos pra ir conferir com os pequenos, água na altura do tornozelo e uma cascata ao fundo. Mas, lugar muito pequeno. Não era apropriado para ficarmos.

A melhor recomendada para quem vai com crianças, é a Cascata Gabriela, que fica no estacionamento do Restaurante Esquilo. E a felicidade em achar a plaquinha indicando o caminho foi notória a todos nós. Que desta vez percorremos apenas cinco minutinhos na trilha.

O local, de fato é ótimo, a cachoeira é uma piscina natural, com água na altura da cintura. Precisa de cuidado pois no fundo há muitas pedras.

Ao redor tem espaço para piquenique, tem duas mesas muito boas feitas de troncos das árvores e são envernizadas, achei linda! Como só tem duas mesas dessas, tem dar sorte… Mas, nós demos!

Ficávamos sentados conversando e as crianças tranquilamente brincando na água.

Joseph que tem Cinco anos tinha mais equilíbrio do que o Pedro de apenas três anos que só entrava na água acompanhado dos pais. Enquanto Joseph se jogou… nadou.

A recomendação é que se vá ao Parque da Tijuca em grupo, pois infelizmente está havendo assaltos por lá. Por onde passamos sempre uma ronda e um guarda florestal. Vimos algumas famílias e grupos da terceira idade fazendo trilha. Como meu cunhado faz ciclismo com frequência naquela localidade, ele sabia os pontos que poderíamos ir, mas, basta se informar com os guardas que explicam e orientam o melhor caminho, trajeto e locais para ficar.

O Parque Nacional da Tijuca pode ser visitado o ano todo, apenas atente-se para previsão do tempo. Possui três restaurantes e uma lanchonete.

Passeio que super recomendo!


Endereço: Praça Afonso Viseu, S/nº – Floresta da Tijuca
Tel.: (21) 2492-5407
Horário: Diariamente das 7h às 18h.

4 comentários sobre “Parque Nacional da Tijuca com crianças

  1. Cris, você faz bem em compartilhar e dar dicas assim, de locais lindos como esse, amei…
    Eu acompanhei suas fotos lá no instagram, e fiquei encantada…

    Que lugar delicioso, que natureza, perfeito para passear com a família…
    As crianças devem ter amado…
    Bjs
    Ju

  2. Oi Cris , oi Joseph, que delicia de lugar… deu vontade de me refrescar ali pq aqui o calor está estonteante…
    Acho que criança (e nós tb) precisa disso.. ar livre, muita natureza, pés descalços.. pra mim não tem coisa melhor para um bom desenvolvimento…

    E que pena amiga ter assaltos.. afe.. não se pode ter sossego em lugar nenhum… ainda bem que houve as recomendações e havia também os guardas florestais…

    Belo passeio energizante..

    Beijos beijos

    Tê e Maria ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*