Nas últimas semanas, vimos todo o desenrolar do trabalho de parto e seus -super- benefícios para o binômio mãe-bebê.

Os profissionais no parto

Hoje nós vamos falar um pouco sobre os profissionais que podem, ou não, atender a mulher nesse momento.

Quem são esses profissionais e o que eles fazem? Eu preciso montar uma equipe ou só preciso encontrar um GO?

Em muitos países, a midwife é responsável por acompanhar as mulheres no TP. Geralmente uma equipe de três ou quatro midwives fazem o acompanhamento desde o pré-natal, e o parto acontece com a midwife que está de plantão no dia. Os casos de gestação de risco ou caso aconteça alguma complicação no TP, um médico é acionado.

Aqui no Brasil, o parto ainda é centrado no médico. Geralmente é aquele que acompanha a mulher desde a adolescência. Muitos médicos são centralizadores e colocam a mulher como tuteladas deles. Obstetras humanizados preferem trabalhar em equipe, e colocam a mulher no centro do processo. É dada a mulher a responsabilidade de escolher quem vai estar presente no cenário do parto.

Cada vez mais, as parteiras estão entrando como figuras principais no trabalho de parto. Ai você levanta a sobrancelha e diz :”parteira?”, sim, a parteira! Mas não pense que são aquelas mulheres do interior que andam quilômetros pra chegar a sua casa (apesar dessas ainda existirem e atuarem muito bem na parteria tradicional/natural). As parteiras dos grandes centros urbanos são enfermeiras obstétricas ou obstetrizes, que  assim como as midwives, estão aptas pra acompanhar o TP. Elas chegam trazendo na mala todo o material necessário para atender um parto com total segurança.  Podendo ser um parto em casa, ou no hospital, atuando em parceria com o GO que estará na retaguarda.

Quem está presente também nessa equipe é a doula. Muita gente confunde doula com parteira. Mas a doula não substitui nenhum profissional, nem faz procedimentos. A doula é fundamental pra dar suporte físico e emocional à mulher. Estudos recentes mostram que a presença da doula diminui as intervenções desnecessárias, os pedidos de analgesia e de cesárea.  Por isso os obstetras humanizados e as parteiras incentivam a presença da doula.

Se sua médica diz que você não vai precisar da doula, porque ela pode suprir esse papel, cuidado! A doula está presente desde o início do TP (se assim a mulher quiser!), oferecendo suporte durante quantas horas forem necessárias, com dedicação exclusiva. Um TP pode demorar horas, então obstetras humanizados que trabalham em equipe, sabem que serão solicitados apenas quando forem necessários.

E os pediatras? Você já lembrou que o pediatra também fazem parte da equipe? Geralmente as mulheres tem seus GO’s de preferencia, mas os pediatras ainda não. O neonatologista é especializado no atendimento a recém-nascidos, é ele quem vai cuidar do bem-estar do bebê logo após o nascimento.  Você pode incluir um pediatra humanizado na equipe, que vai dá preferencia ao contato pele a pele entre mãe e bebê e dar prioridade na amamentação (dentre outras coisas) ou você  pode optar pela equipe de neonatologia de plantão do hospital, mas seu bebê passará por todos os procedimentos que fazem parte da rotina da instituição. Tanto faz se o bebê precisará, ou não. Ex: a aspiração das vias aéreas e aplicação do nitrato de prata (em breve post sobre o nitrato de prata). Em partos domiciliares a presença do pediatra não é obrigatória, ficando a critério da família em conjunto com a equipe.

E caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um cometário ou mande uma email pra falecomadoula@hotmail.com

Abraços e até a próxima!

11 Comentários

  1. Ivana meu sonho é fazer o curso de doula, ainda estou aguardando o oportunidade aqui na minha cidade…bjsss

  2. Uma doula faz bem demais para uma gestante, não conheci quando estava grávida, mas com todas as histórias que já li, precisava muito de uma doula ao meu lado.
    Beijos Ca
    Adorei o texto.

  3. Adorando aprender, não sabia nada sobre o assunto, tudo super bem explicado. Bjs
    VIvi e Isaac

  4. Eu adoro ver todo esse carinho em explicar como acontece tudo….. não tive a chance de poder viver um parto assim…. mas adoro aprender! Parabéns. Bjus Coisas da Lara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *