Oba férias! Atividades em Casa para Crianças

Então, as férias chegam e com ela um tempo de chuva sem fim!! O que fazer com os pequenos em casa…?

Confesso que sou de açúcar, não me animo de sair de casa se a chuva caí lá fora. Em outros tempos, esse tempinho era perfeito para leitura de livros, assistir filmes e quem sabe maratonar as séries, mas, depois que somos mães o tempo chuvoso não é tão bom assim.

A gente se vira nos 30, nos 20 e nos 10 pra dar conta de tanta energia que nossos baixinhos possuem!

E o plano A entra em ação!

Alugamos ou baixamos filmes isso dá pra entreter uns dois dias… alternando claro, acompanhado de um balde de pipoca… a sessão Cinema é puro sucesso.

A leitura de livros são uma ótima pedida, assim como antes dos filhos… Se os pequenos estão em idades menores é mais difícil entreter tanto assim, mas, se estão em idade escolar, conseguimos tornar o momento perfeito! Mas, claro não por muito tempo assim, mas, em um período do dia… se aproveitar pra encenar, fazer teatrinho e uma atividade após a leitura pode ser muito proveitoso e divertido.

Eu sei de uma coisa… depois da maternidade, mesmo que não se ache criativo, pode confiar em mim, você se torna!

Taí uma coisa que também rende bons momentos, fazer teatrinho em casa, se tem dedoches ou fantoches disponíveis é uma boa hora de colocar em ação, caso não tenha, improvise com os bonecos do seu filho ou então, faça-os de papel e depois cole em papelão.

Tá, não falei nenhuma novidade pra você que é mãe de uma criança mais crescidinha, essas táticas não são novidades… e vou te falar, o repertório de dias de chuva, cessam! Por isso, tenha em mãos o plano B.

E separei algumas dicas de atividades e brincadeiras para fazer dentro de casa.

Atividades em Casa para Crianças

  1. Jogos de tabuleiro: Detetives, Cara a cara, Pula Macaco, Quem sou eu?, Quebra cabeça, Jogo da memória…
  2. Brincar de cabana: Improvise na sala aproveitando a mesa ou as cadeira, basta um lençol e almofadas.
  3. Piquenique no meio da sala: Piqueniques não precisam ser apenas ao ar livre, o lanche da tarde pode ser improvisado num belo piquenique no meio da sala.
  4. Pintar com tinta: sei que pintar com tinta requer paciência, porque suja muito!! Mas, vale à pena demais, improvise papelão na mesa ou no chão e vamos pintar!
  5. Brincadeiras com papel e lápis: Forca, Adedanha, colagens e recortes, jogo dos pontinhos, jogo da velha, Stop, continue o desenho, ligue os pontos…
  6. Reciclagem: podemos aproveitas as caixas de papelão, rolinhos de ph, palitos de sorvete e inventar muitas coisas!
  7. Karaokê!
  8. Fazer biscoitos, cookies, bolo, pizza…
  9. Noite do Pijama com os primos ou algum amiguinho. Podem reversar um na casa do outro assim dois dias de diversão garantidos!
  10. Chá das bonecas, a hora do lanche pode ser substituída pelo chá da tarde com as bonecas.
  11. Brincar de escolinha: Quem não ama! basta um quadro negro ou branco e alguns alunos/bonecos.
  12. Fazer uma caça ao tesouro: Pode fazer um mapa usando cartolina e deixar pistas pela casa… e o grande tesouro, bem que pode ser algumas guloseimas ou então moedas de chocolate.
  13. Fazer uma pista de carrinhos no corredor da casa.
  14. Pegue a massinha que estava escondida e coloque à disposição. Brincar de modelar exercita a musculatura das mãos e a coordenação motora fina.
  15. Você pode também criar sua própria massa de modelar: vai precisar: 1 xícara de sal refinado e  1 xícara de farinha de trigo. Coloque numa bacia e acrescente água aos poucos e vá amassando até que a mistura fique homogênea, sem grudar nas mãos – pode tingir com suco artificial em pó ou pó de gelatina, mas atenção: Dura três dias guardada na geladeira em saco plástico.
  16. Insira seu filho nas atividades cotidianas da casa, como pequenas tarefas, regar as plantas, tirar o pó dos móveis… Você ganha um super ajudante e eles se sentem muito importantes por ajudar.
  17. Faça um resgate de brincadeiras antigas (para os pequenos serão brincadeiras novas): Esconde-esconde, Passa Anel, que tal ensinar a fazer barquinhos, avião, chapéu de papel, dança das cadeiras, pula elástico, Tudo o que o Mestre mandar, Morto-vivo, Amarelinha, Estátua, Batata Quente…
  18. Brincadeiras que estimulem de acordo com cada faixa etária: Ensinar primeiros gestos/falar: dar tchau, mandar beijo, bater palmas. Estimular a fala (elas aprendem nos ouvindo falar é importante falarmos corretamente pra que assim possamos estimular). Ensinar as partes do corpo da criança (a hora do banho é uma delícia pra estimular o conhecimento, ao vestir, secar…). Deixar ter contato com texturas (seja nos livros que tem algumas partes diferentes, justamente pra estimular o tato ou seja em brincadeiras). Estimular a comer sozinho (apesar da bagunça e sujeirada). Deixar ter contato com texturas (seja nos livros que tem algumas partes diferentes, justamente pra estimular o tato ou seja em brincadeiras). Estimular a comer sozinho (apesar da bagunça e sujeirada).

E se a chuva der uma estiada… Calce suas Galochas e vá a caça de poças de lama é muito divertido!

Dica: Sugiro que alterne as atividades com tempo livre, desenho na tv, uso dos eletrônicos, assim terá dias criativos e divertidos sem cair na rotina.

E se tiverem mais ideias, podem deixar nos comentários, são muito bem vindas!

2 thoughts on “Oba férias! Atividades em Casa para Crianças”

  1. Oi amiga, otimas dicas que com certeza podem ser muito bem aproveitadas pelas mamães..
    Confesso que o que sempre e mais me agradou foram os jogos de tabuleiro, adoramos e brincadeiras de papel…
    Desenhar também sempre gostei…
    Maria ama, até hoje as cabaninhas, acredita?
    E pra eles, claro, não tem nada mais divertido do que primos e amigos dormindo juntos… Muito bom!!!

    Beijos grandes

    Tê e Maria ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*