Vocês já ouviram falar no sistema de recompensas com crianças?
Pois é minha gente, eu não dava muito crédito para o sistema de estrelinhas como recompensa, mas, está dando super certo por aqui.
Ainda a pouco eu estava com um pelado no meio da sala a mais de meia hora, brincando de pescaria, falei um milhão de vezes para vestir a roupa, sem efeito! Falando com as paredes, sofás, com os próprios peixinhos e Joseph nada!
Lembrei então, das estrelinhas do calendário de atividades. Eita, isso rende assunto, [prometo contar em um outro post sobre o porque de adotar esse sistema e também da terapia com o psicólogo que fazemos semanalmente]. Pois, bem, lembrei das estrelinhas!!
E… em segundos o pequeno se vestiu, ele que não é bobo nem nada, não quer perder uma estrelinha sequer! Ainda mais que a recompensa é ir ao Cinema [ele escolhe: pode ser passeio, um livro, uma sobremesa…].
Confesso que, estava descrente… e tenho meus motivos, já havia feito antes e sem resultado. E agora junto com a terapia estamos na quinta semana das recompensas… e agora, somente agora… ele entendeu que cumprir suas atividades [listamos algumas coisinhas como hora do banho, tarefas da escola, comportamento, obedecer… se vestir sozinho…] coisas simples e que tinha dias que era uma guerra.
Eu que não sou boba, nem nada, aproveito que está surtindo efeito e lembro ao pequeno das estrelinhas.
Estou usando essa tabelinha:
Ela fica na porta da geladeira e conforme vai passando os dias, vou preenchendo ou não com as estrelinhas.
Essa tabela de objetivos faz parte do livro da Editora Girassol.
O Livro do Bom Comportamento
Já tinha comprado esse livro a um tempinho, mas fiz o uso e sem sucesso [deveria ter insistido mais]. Agora com a terapia, voltamos a questão do sistema de recompensas, lembrei logo desse livro e levei pra consulta, livro aprovado, estamos fazendo uso.
No livro vem as instruções bem detalhadas.
E ainda tem Diplomas.
Está dando super certo, Joseph fica muito preocupado com as suas estrelinhas… vale à pena inserir na rotina.
Fica a dica!
Poxa vida, Cris gostei da ideia.
Estava pensando sobre o assunto, e eu meio que já pratico isso, mas sem tanta exposição do assunto, e com estrelinhas para conotar as coisas…
Gostei muito da ideia, já tinha visto outras formas como essa, e sempre com bons resultados…
Acho que se ajuda, vale muito a pena…
Porque a criança fica feliz com a estrelinha, e também consegue ver quais são seus compromissos e responsabilidades, que com a idade vão reforçando a cada dia…
Adorei o post, e volta sim a contar mais, sobre porque adotou o método, como foi na terapia…
Beijos
Ju