O plano… e o improviso – Coisas de Férias #4

Coisas de férias dia 4

E hoje é meu dia de atividades, tinha uma outra engatilhada, mas decidi deixar para outro dia e quero contar a experiência que tive com o Joseph nesses primeiros dias de férias…  nem sempre as coisas saem como esperamos…

Lembrando que nossa rotina é totalmente diferente a que estamos agora, em férias, normalmente saímos cedo e só retornamos no final do dia. Joseph vai a Creche e depois vai para casa da Babá e só chega em casa depois das 17h.

Sair da rotina não é fácil… tivemos dias de festas, sem hora pra dormir e acordar e até mesmo com horários das refeições trocados, confesso que não acreditei que ele fosse estranhar tanto essas mudanças, mas como resultado tivemos um dia estressado, agitado, tentando colocar tudo no lugar novamente.

Joseph estava super agitado, sem se prender a atividade alguma… fizemos inúmeras, mas não duravam mais que 10-15 minutos, tudo bem que ele tem apenas 2 anos está no meio da fase dos Terrible Two como contei aqui, mas percebi que o único interesse era assistir dvd’s de músicas e cantar e dançar. Sua vontade tinha que ser imposta! Até comentei com a Andrea… Pra tudo um choro, até pra hora do banho…

Bom, ele é teimoso, eu teimosa sou… não desistimos! E essas foram as nossas primeiras tentativas de atividades

O plano… e o improviso

Como eu queria que ele desacelerasse… peguei quebra-cabeça. Até que rolou, fizemos vários… mas ele toda hora dispersava…

DSC03412 DSC03413

Então, guardei o jogo e vi o trenzinho… logo peguei e dei a ele, recebi um sorriso e interesse por montar e fazer funcionar

DSC03417 DSC03419

Ficou admirado uns minutos e depois revirou tudo!

DSC03420

Como tinha afazeres da casa, trouxe ele pra junto de mim…

Vamos lavar louça!

DSC03427 DSC03428

A espuma encantou… e a água… as mãozinhas ficaram assim um bom tempo e claro molhou tudo e não “lavou” nada kkk como se fosse lavar.  Mas gostei de ver ele preso a novidade!

DSC03429 DSC03430

À tarde não dormiu… ainda na agitação, irritado por estar sendo contrariado, por querer assistir a vídeos musicais e eu negando, então, dei uma trégua pra ele e liberei o vídeo… mas aí na hora de desligar foi um sanhaço!

Calma, respira!

Mais um banho… outro choro!

Depois que o pai chegou… ele ficou junto, assistiu desenhos e se normalizou.

À noite fizemos colagens, que ele adora…

DSC03457 DSC03460

Nossa pastinha sendo customizada e personalizada…

DSC03462 DSC03463

O que concluo?

Que assim como nós eles também tem dias que só querem fazer o que querem… mas o caminho não é apenas permitir, mas negociar!

Sei que Joseph ama música! Vocês devem ter visto inúmeras fotos, posts falando acerca disso, mas o dia dele não pode ser só de música!

Eu, como mãe preciso despertar o interesse por outras atividades… ora levaremos sim – o eu não quero – mas também receberemos o sorriso e a satisfação de uma atividade que encantou.

Então, persista!

E sabe o que percebi, hoje ele estava mais aberto a outras coisas… mas tranquilo e concentrado, sinal de que o dia de ontem, não foi em vão!

E aí como tem sido sair da rotina e estar de férias?

Conta pra gente, mande fotos de sua atividade pelas fan pages e instagram, adoraremos acompanhar!

Use a hastag #coisasdeférias

Joseph’s Blog 

Fan page: https://www.facebook.com/blogdojoseph

Instagram: http://instagram.com/josephsblog

Coisas da Lara

Fan page: https://www.facebook.com/CoisasDaLara?fref=ts

Instagram: http://instagram.com/coisasdalara

31 thoughts on “O plano… e o improviso – Coisas de Férias #4”

  1. amiga aqui tambem alycia ´prefere seus desenhos quando vamos fazer uma atividade ela quer fazer o que quer, chora, e tudo mais, praticamente vc contou o que se passa aqui, e mais tenho uma bebe qu tem de acompanhar as rotinas tambem por isso nao é facil brincar só com uma, acabo me estressando, kkkkk
    aiaiia
    adorei o quadro bjocas

  2. Amiga Lucas quando encana de não fazer algo, não tem jeito. Ele não é negociável, não existe tipo: faz que te dou sorvete, mas acho que a criabnça merece ter seus gostos respeitados quando é possível claro.
    Não programo muitas atividades do Lucas, deixo rolar durante o dia e vamos fazendo conforme ele vai gostando.

    beijos

  3. Amei sua iniciativa, não deve ser fácil, mas nada é impossível para nós mães que fazemos tudo com tanto amor!
    Fazer ele acostumar com o fato de estar fora da rotina e ter tanto tempo disponível não é fácil tem que ter criatividade e pacinência
    bjcas
    Estou Crescendo

  4. Cris… é isso mesmo. Aqui em casa é fácil divertir-se, a Lara topa tudo….. qualquer coisa que eu criar ela faz. Mas nem todas as crianças são iguais e que bom. O Joseph te ensinou a trabalhar com o inesperado e deixar o plano de lado…. e, é claro: são as férias dele! É importante que ele faça coisas que goste, que queira. Adorei você usar atividades de vida prática [Montessori]…. como lavar a louça. Isso é lindo! Parabéns e vamos nessa….. as férias estão só começando! Coisas da Lara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*