Nascimento dos dentinhos dos bebês

Hoje quero falar sobre o Nascimento dos dentinhos, quando começa, quando se preocupar, porque demora, enfim são tantas dúvidas e questionamentos, digo isso por mim, pois os primeiros dentinhos do meu pequeno só nasceram com 9 meses, mas também depois foram vários de uma vez, chegando até nascerem 8 de uma vez.

A estimativa é que os primeiros dentinhos nasçam entre 4 e 10 meses, mas cada bebê é único, então não adianta comparar porque não dá certo. No início ficava super preocupada pq os bebês na faixa etária do Joseph todos tinham seus lindos dentinhos e meu bebê banguela até os nove meses…

389310_2090163470993_600226703_n

A ansiedade de mãe é fogo lá estava eu a cada consulta enchendo a pediatra de perguntas e porque’s, mas também as pessoas falam cada coisa pra gente, que precisamos tirar prova pra ter certeza que tudo está indo bem.

Quando nascem os primeiros dentinhos dos bebês?

Por volta do 4º mês e os primeiros sinais de que os dentes estão chegando são coceira na gengiva pela pressão dos dentes, gengiva mais abaulada e esbranquiçada e aumento da salivação por conta do amadurecimento das glândulas salivares e pela incapacidade do bebê engolir toda a saliva. Todos esses sintomas deixam o sono do bebê mais agitado. O bebê pode apresentar sintomas como irritação, estado febril e desconforto em geral. Como os bebês levam tudo a boca, nesta fase são muito mais frequentes para aliviar a coceira das gengivas.

  • Os incisivos centrais superiores; (a partir dos 4 meses)
  • Os incisivos laterais inferiores (por volta dos 11 meses de idade)
  • Os incisivos laterais superiores(por volta de 1 ano e 2 meses de idade)
  • Seguem-se os primeiros molares decíduos, os caninos e os segundos molares decíduos.

Mais o mais importante não são os períodos em que surgem, e sim a sequência em que aparecem.

Aos 3 anos, seu filho terá todos os dentes de leite (dentição decídua completa). Ao todo, são 10 dentes na arcada de cima e 10 na arcada de baixo.

Quando começar a higienização?

Desde recém nascido precisamos cuidar, mesmo antes de nascerem os primeiros dentinhos. É recomendado a higienização de bochechas, língua e gengiva com uma gaze ou fralda umedecida para que o bebê já vá se acostumando com o hábito e com a intervenção na boca. Isso pode ser feito uma vez ao dia ou sempre que houver necessidade.

Com o surgimento dos primeiros dentinhos passamos a usar a dedeira de silicone ou a escova de dente infantil com cerdas macias pode ser molhada em água fervida ou filtrada ou também com a pasta de dente para essa idade. Até os dentes permanentes aparecerem — o que ocorre por volta dos 6 anos de idade – você deve usar um creme dental sem flúor. Mas este é um assunto para outro post.

Dentição decídua

Algumas crianças já nascem com o dente de leite(dentição decídua), chamados natais ou neonatais. As mães não devem ficar apavoradas com isso, devendo procurar um odontopediatra para melhor orientá-las. Normalmente, estes dentes são os incisivos inferiores. O dente pode ser deixado caso não estiver causando qualquer dificuldade à criança. Essa dentição precoce, entretanto, pode machucar a língua do bebê e o seio da mamãe durante o aleitamento materno.

Para que isso não aconteça, o odontopediatra fará um polimento dos dentes.

Mas se o dente estiver muito mole com perigo da criança aspirá-lo, o odontopediatra então fará uma cirurgia simples para extraí-lo. Os pais podem ficar despreocupados que outro dente nascerá no lugar do dente extraído.

Como aliviar o desconforto?

– Fazendo uso dos mordedores plásticos ou em gel e tem ainda aqueles que vc pode colocar na geladeira.

– Alimentos frios: gelatina, sorvete, uma fruta geladinha. Faça uso de água e sucos geladinhos.

– Matricária

– Usar Nenê dent

Saiba mais: Nenê Dent Gel, através da ação dos dois anestésicos locais, cloridrato de lidocaína e polidocanol, alivia a dor e a coceira, comuns no surgimento da primeira dentição em crianças. A tintura de Matricaria chamomilla tem ação antiinflamatória local, contribuindo assim para ação do produto. Sua formulação, desenvolvida especialmente para crianças, não contém conservantes ou açúcar, possuindo o xilitol que previne o desenvolvimento de cáries.

– Caso necessário vc pode usar paracetamol para as dores e febre. Consulte o Pediatra!

12 Comentários

  1. Adorei Cris.
    Tudo que preocupa a gente sobre os filhos, e’ melhor sempre conversar com e pediatra mesmo, pois ouvimos cada coisa…rs
    Bjs
    Ju.

  2. Amei as dicas….. eu fiquei doidinha com o nascimento dos dentinhos da Lara, tinha uns febrões…. bjus Coisas da Lara

  3. Os dentinhos de Lohany demoraram um pouco a sair, o primeiro apareceu com 9 meses… hoje ela tem 6 em ciam e 2 em baixo não sei porque os de cima sairam primeiro que os de baixo, rs!
    Adorei o post!
    beijos

  4. os dentes da alycia pareceram com 9 meses tambem…e os piores são os de 18 meses nossa senhora
    gostei do post
    bjos

  5. Aqui os dentinhos vinheram cedo, com 4 meses ele ja tinha 2 inferiores. Cada bebe tem seu tempo isso e a verdade. Bj

  6. Muito legal o seu post! A minha pequena até que teve sorte com o nascimento dos dentinhos, nunca teve muitos sintomas.

  7. Como mãe sofre com essas ansiedades, entre cada fase que eles passam, Nathan colocou dente se não me engano com 10 meses, e isso não me preocupava com isso pq sabia que cada bb tem seu tempo, claro que fiquei meio naquela de um bb na mesma idade ter e ele não, mais foi bem tranquila quanto a isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.