Não dê tudo aos seus filhos!

Não dê tudo aos seus filhos!

Não dê tudo aos seus filhos… Deixem que eles façam reuso das coisas que já possui.

Inconscientemente queremos sim, dá o melhor aos nossos filhos. O pensamento muitas vezes é: dar a eles aquilo que não pudemos ter. Em parte, sim, esse pensamento é correto, mas, devemos também equilibrar e não acabar dando de tudo e mais um pouco, sem que possam criar expectativas de conquistar.

Muitos podem criar o que desejam a partir do que já tem. Mas, para que isso aconteça deixe material à disposição: papel, lápis, canetinhas, tesoura {sem ponta}, cola {em bastão de preferência}, tinta, pincel, entre outros… incentive esses momentos de criação, sente e faça junto, a princípio talvez as ideias sejam suas, mas, logo perceberá que seu filho irá dar seus próprios passos {isso se já não o faz} em direção a criações, artes, desenhos… reciclagens.

Deem essa oportunidade e um ambiente para que deixem a imaginação fluir… pode ser a partir da leitura de um livro que tal uma arte depois?

E se ao invés de comprar brinquedos você criar junto.

Irá se surpreender!

Eu não tenho dúvidas.

Toda criança é criativa!

Mas, se tem tudo… O que vão criar?

Pense, nisso!

Seu filho realmente precisa de brinquedos novos toda a semana… o que ele mais precisa é sua atenção, carinho, seu tempo junto brincando.

Vez ou outra me surpreendo com meu menino criando algo… e isto vem desde bem pequenino… hoje aos seis anos ele explora os materiais e por toda a parte vejo suas criações surgirem.

A mais recente de todas foi vê-lo todo paramentado…


Simplesmente viu num casaco, a jaqueta de um Detetives do prédio Azul {série infantil do Gloob} Do kit de policial pegou o rádio, improvisou com seu binóculo, a Dinda deu uma lanterna e a tia deu a lupa… Um molho de chaves antigas e um bloquinho, pronto ele tem tudo que precisa pra ser um Detetive.

Peguei uma lancheira que estava sem uso e guardei as coisas dentro ele aproveitou e colocou adesivos… Virou uma maleta de mistérios.

E agora… lá está ele, a maleta, o casaco, ops, capa! Do detetive pela casa a desvendar os mistérios…

Toda criança é criativa! Desde de que haja momento e ambiente propício para que possam criar!

4 Comentários

  1. Cris, que amor de post.
    Você tem toda a razão, toda criança tem seu lado criativo e a gente como pais precisamos apoiar, proporcionando um ambiente que incentive a criatividade… E eu percebo isso por aqui, com nossas invenções…
    Também não gosto de dar tudo não, viu… Sou super a favor de criar as brincadeiras e brinquedos…
    O Vitinho também adora.
    Ameiii as crianções do Joseph.
    Orgulhosa de vcs.
    Bjs
    Ju


  2. Oi meninos! Adorei a criação! Gostei também do pensamento: “toda criança é criativa, mas se tem tudo, o que vai criar”? E é bem verdade… é preciso deixar as crianças em sua simplicidade infantil, criar e soltar a imaginação. Tudo passa tão rapido e chegará a hora que essas oportunidades não surgirão mais… E sentiremos saudade desse tempo de baguncinha e criatividade…

    A simplicidade tem que começar pelos pais, pois somos exemplos… e no mais é o que vc falou… querem mais é carinho e atenção… eu que o diga rs

    Beijos beijos e feliz primavera

    Tê e Maria ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*