Somos mulheres e nos vejo como agraciadas. Quando trago a temática de mulheres plenas, minha inspiração veio a partir de uma reflexão que o Pr. Luiz Sayão trouxe acerca de que não existe mulher virtuosa, uma tema muito falado acerca das mulheres, baseado em Provérbios 31.
A mãe, esposa, mestra, do lar, executiva, produtiva, sábia e tantas mais virtudes.
Na abordagem ele traz o contexto para o original e a palavra se traduz para guerreiras. O quanto o significado é mais amplo do que apenas uma qualidade para descrever. Como pastor Sayão menciona não apenas uma mulher, mas, mulheres, não somente com um perfil limitador, pois somente um não nos definiria.
Como não nos recordar das mulheres da Bíblia
Precisamos nos lembrar da Rainha Ester (uma menina órfã), que foi a seu tempo uma mulher corajosa e intercessora. Assim como Débora, que se tornou juíza e atendia ao povo debaixo da palmeira, as filhas de Zelofeade que mudaram as regras de seu tempo. Rute (viúva, estrangeira) e Noemi com suas histórias transformadas e renovadas, a partir de trabalho, retorno e posicionamento.
Como não mencionar Raabe, a prostituta que creu num Deus que ela não merecia… Sem falar de Joquebede que agiu com ousadia e escondeu Moisés. Abigail, a mulher de Nabal, um homem tolo! Mas, com sua sabedoria e destreza ela age com ousadia.
Mulheres Plenas
A Bíblia nos dá respaldo para tantas mais. Que romperam seu tempo, seu lugar, sua hora, sua condição. Que creram simplesmente em Jesus de modo tão espontâneo e real que se entregaram por inteiro.
O Novo testamento também menciona mulheres que marcaram histórias, mesmo, num tempo em que a figura da mulher era diminuída.
Maria teve o privilégio de gerar o nosso salvador Jesus Cristo, que honra pra nós mulheres. Nos livrando do peso que havia sobre cada mulher ao recordar do Jardim do Éden a escolha de Eva em querer ser igual a Deus, deixando de lado o propósito de ser quem foi chamada pra ser, o livro da Elisabeth Elliot para a sua filha: Deixe-me ser mulher: Lições à minha filha sobre o significado de feminilidade traz essa abordagem tão marcante acerca de ser mulher!
Não temos somente as virtudes, os defeitos e falhas também fazem parte de nossa essência. Assim como a de todos os seres humanos. Não importa se em nossa auto avaliação não consigamos mencionar muitas virtudes, mas, somos muito maiores, melhores do que pensamos.
E em toda a nossa essência de ser. Sejamos plenas. Simplesmente por ser mulheres!