Mitos e verdades sobre amamentar

Hoje quero relacionar alguns mitos e verdades sobre a amamentação.

São muitas informações, tudo muito novo neste nosso universo que encontramos após o nascimento do nosso filho e uma coisa que acontece com cada uma de nós é receber palpites e conselhos sobre a amamentação, algumas coisas não passam de mitos e outras devem ser consideradas.

Mitos e verdades da amamentação

Dar mamadeira e fazer uso da mamadeira interferem na amamentação?
Às vezes. Fazer usos de bicos artificiais no primeiro mês do bebê podem fazer com que recusem o seio. Pois na mamadeira o bebê não precisa fazer força ao sugar, se fazemos uso o bebê pode passar a recusar o seio pela facilidade da mamadeira, quanto a chupeta, realmente acalma o bebê, fazendo com que vá menos vezes ao seio interferindo na produção de leite e até mesmo confundindo.
Quando estava no início da amamentação minha tia dizia que tinha que comer canjica e que os antigos faziam uso da cerveja preta.
Mas tudo não passa de mito. A descida do leite depende de três fatores: que a mãe se hidrate bem (por isso, é recomendável tomar bastante líquidos), que o corpo dela esteja descansado e, o principal, que o bebê sugue o peito.

É verdade que a amamentação auxilia na perda de peso da mãe?

Verdade. O corpo da mamãe, em especial nos primeiros meses, gasta aproximadamente 700 calorias por dia na produção de leite, isso faz com que a mulher volte mais rapidamente ao seu peso inicial.
O ideal é o bebê mamar a cada duas ou três horas?
Mito. Não há uma regra e varia conforme o bebê. A amamentação deve ser em livre demanda. Com o tempo alguns bebês vão fazendo seu horário e é de fato mais comum mamarem a cada duas ou três horas.
Pegar sol nos seios ajuda?
Verdade. O contato do corpo com o sol faz com que a produção de vitamina D se acelere, o que assegura mais força à pele do seio e previne rachaduras. É aconselhável tomar sol por 10 a 15 minutos, duas vezes ao dia, desde a gestação e manter o hábito também ao longo do período de amamentação.

Pode congelar o leite materno? 
Sim, tanto para guardar em casa como para doar. Mas precisa seguir algumas instruções para extraí-lo. Usar frasco de vidro com tampa de plástico”. Congelado e armazenado dessa forma, o leite tem validade de 15 dias.
Se me estressar ficarei sem leite?
Não, mas pode atrapalhar a sua descida. Isso porque a vazão do líquido depende da liberação do hormônio ocitocina. “Em uma situação de muito cansaço e ansiedade, a produção dessa substância é bloqueada”.

Existe Leite fraco e leite forte?
Não. Todos tem a mesma qualidade todas as mulheres são capazes de produzir leite suficiente e adequado para o seu filho. Mesmo mães desnutridas ou que precisam seguir uma dieta restritiva conseguem preservar as propriedades do alimento.

Ter seios fartos ou pequenos determinam a produção de leite?
Não. “O que dá forma ao seio é o tecido adiposo, a gordura”. Não tem nada a ver com a glândula mamária, que é a responsável pela produção do leite.

A alimentação da mãe interfere no Leite?
Alguns dizem que sim, já outros dizem que não. O que fazer? Agir com moderação, a partir de quando engravidamos precisamos optar por uma alimentação mais saudável, que claro que no decorrer da amamentação também deve ser mantida.
Amamentar fortalece a relação entre a mãe e o bebê? 
Verdade. Uma mulher que já amamentou sabe: é um momento que proporciona uma enorme troca de carinho entre a mãe e o bebê, fortalecendo os laços entre os dois. Segundo especialistas, mulheres que não planejaram engravidar, tendem a se apegar ao bebê neste momento único.

Caso tenha alguma dificuldade ao amamentar, se tem pouco leite, ou se a cada mamada os seios doem, é imprescindível que procure orientação médica.

Não desista de amamentar seu filho! Se tem pouco leite ou secou, procure um banco de leite, tente relactação e siga em frente fazendo sempre o melhor a este pequeno ser que está sob sua responsabilidade.

Para ler mais clique aqui

mdn_d580e1a2e49587e3756cdcece2725731

7 Comentários




  1. É verdade amiga, como tem informações contraditórias por ai.
    Adorei seu post.

    Adorei tomar ‘fazer depilação’ com vc no blog da Vivi. Obrigado por sua visita e comentário.
    Beijocas, Cléo Moretti
    Dona Maricota Feliz

  2. Muito bom o post Cris, essas informações são mesmo importantes pois muitas ainda tem várias dúvidas, bjs!!

    Carlah Ventura
    Blog: Intensa Vida

  3. Amiga, quando fiz curso de amamentação, aprendi todas essas coisas e te digo, foi muito importante pra eu amamentar JM.
    Parabéns pela divulgação, com certeza irá ajudar muitas mamães.
    Bj grande Genis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*