Método Kumon privilegia autonomia nos estudos e aprendizagem no ritmo de cada aluno

Método Kumon privilegia autonomia nos estudos e aprendizagem no ritmo de cada aluno

Há mais de 40 anos no Brasil, a rede de estudo está presente em 50 países e conta com mais de 4 milhões de alunos pelo mundo.

O Kumon é um método de estudo japonês, criado em 1958 pelo professor Toru Kumon. O ensino privilegia o desenvolvimento da autonomia do aluno nos estudos, de forma que ele aprenda de acordo com o seu ritmo. O material didático é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que a complexidade aumente gradualmente. Porém, o aluno só avança para o próximo conteúdo quando consegue assimilar o que é proposto.

“Os assuntos não assimilados são revistos, pois o objetivo é desenvolver um aprendizado sem lacunas”, diz Mariana Bruno Chaves, chefe do Departamento de Desenvolvimento de Material Didático de Língua Pátria do Kumon. Além disso, os conteúdos fornecidos abordam temas que vão desde a pré-escola até a universidade. O material didático independe da idade e série escolar do aluno, ou seja, está de acordo com o desenvolvimento de cada um. A cada encontro, o aluno recebe o feedback de seu orientador, por meio do qual fica ciente de seu desempenho, recebendo, também, a programação das aulas seguintes.

Joseph iniciou seus estudos no Kumon a 6 meses. Lembro bem que a primeira entrevista, insegurança era a minha sensação em relação ao desenvolvimento escolar. De pronto, o acolhimento e a explicação de como seria seus estudos na unidade foi confortador. E de lá pra cá o aprendizado tem sido constante! Ele segue seu próprio ritmo, mas, sempre sendo incentivado a ir além!

A leitura flui… e ao ouvir ele fazer sozinho a lição de casa, lendo em voz alta meus olhos se enchem de lágrimas, porque me recordo das dificuldades anteriores e como avançamos neste quesito através do método Kumon. 

Somente mãe, entende mãe… E as aflições de cada fase… E celebrar as barreiras vencidas, sempre é tempo de comemorar mais essa conquista!

Os estudos

Os alunos frequentam a unidade duas vezes por semana. “Os estudantes têm um cronograma de estudos, com lições que envolvem aproximadamente 30 minutos de dedicação diária, mesmo em casa”, comenta Mariana. A educadora também reforça que o papel dos pais é muito importante nesse processo, pois o principal objetivo do método é tornar o aluno autodidata e, consequentemente, fazer com que ele crie o hábito de estudar e adquira gosto pela atividade.

O método Kumon

O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança. O Kumon está presente no Brasil há mais de 40 anos e oferece materiais de matemática, português, inglês e japonês.

E lá vai ele… Agora nas folhinhas de matemática! Seguindo aprendendo, sendo desafiado, porque o céu é o limite e com o Kumon ele com certeza vai muito longe. 

Saiba mais:

*Publicidade

3 Comentários

  1. É muito bacana ver a autonomia e o aprendizado dos pequenos, né amiga.
    Eu acho incrível o método Kumon e só vem para ajudar e acrescentar… Demais!!!!
    Linda a foto!
    Bjs
    Ju

  2. O sorriso do Joseph, o carinho da orientadora, como é importante e gostoso esse desenvolvimento!
    Eu só tenho elogios ao Kumon, mês passado meu filho concluiu seus estudos de matemática no método.
    Preciso me organizar para escrever também e assim como você inspirar outras mães a conhecer esse método tão eficaz.
    Seu menino chegará muito longe, tenha certeza!
    Beijo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*