É da nossa conta! BC: Educação e trabalho/infantil

Precisamos dizer não ao trabalho infantil!

#trabalho/infantil

Não ao trabalho infantil! Promenino, blogagem coletiva, prosa de mãe

Sim é da nossa conta!

Trabalho em uma Oscip na Comunidade de Manguinhos que se chama REDECCAP/Espaço Casa Viva e nosso dever lá é apresentar as crianças, adolescentes e jovens cultura, literatura, educação através das oficinas de pinturas e aulas de músicas, assim como também empréstimos de livros, contação de histórias, preparatório para escolas técnicas e Educação de jovens e adultos. #trabalho/infantil

Em nossa comunidade é comum vermos crianças trabalhando… infelizmente é a realidade local. Famílias numerosas e que contam com o trabalho dos filhos maiores (ainda crianças e adolescentes) para compor o orçamento doméstico. Nossa luta no local é diária e constante. A realidade aqui é bem aquém do que vemos na TV.

Com apoio de nossos parceiros vamos avançando… e tentando mudar o quadro.

O quão inspirador é para cada um de nós ver os espaços cheio de crianças e adolescentes aprendendo a dar suas primeiras pinceladas em telas e murais, assim também quando estão em sala de aula aprendendo um instrumento, participando do coral infantil. Vindo com seus amiguinhos, vizinhos, irmãos enfim… aquela carrerinha de crianças frequentando a nossa Biblioteca ávidos por histórias, levando pra casa livros emprestados e por vezes não retornam, mas na maioria se tornam frequentadores assíduos de nossa humilde Biblioteca.

Sim, podemos transformar!

É de grão em grão… passos curtos, mas que transformam cada frequentador e esse mesmo frequentador é um agente que passa pra frente novas oportunidades e assim avançamos!

Não poderia de modo algum estar de fora dessa campanha e blogagem, pois o tema é uma realidade que vejo ao vivo e a cores. Foi a convite da querida Aline Kelly que soube da campanha e quero contar um pouquinho para vocês.

Essa é uma iniciativa da Fundação Telefônica – Promenino

Promenino é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Missão: Os objetivos do portal são conscientizar e responsabilizar o cidadão em relação aos direitos da criança e do adolescente, fortalecer os atores do Sistema da Garantia de Direitos para que desempenhem seu papel de forma mais eficaz e eficiente e utilizar as tecnologias da infomração e comunicação (TICs) em prol da causa dos direitos da criança e do adolescente.
BC sobre educação contra o trabalho infantil
Educação e #trabalho/infantil

2 Comentários

  1. Muito bom!! Já trabalhei com isso também e acredito muito nessas iniciativas para um futuro melhor às nossas crioanças!! Parabéns amiga!!

  2. Oi Cris, poxa muito obrigada por compartilhar conosco essa história. Já atuei como orientadora em uma iniciativa de ocntra-turno escolar, e é realmente um grande desafio, pois nem sempre conseguimos promover tão rápido quanto gostaríamos as mudanças que acreditamos. è um trabalho de formiguinha, mas super necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *