E a Rotina?

13

Imagem daqui

Sempre li que criança tem que ter rotina.

Isso ajuda porque ela saberá exatamente o que acontecerá, antecipando assim ansiedades, birras e colocando em ordem o momento da alimentação, a hora de dormir, dando segurança, brincar e etc.

Pois bem, não sou muito adepta a rotina! Mas depois dos filhos tudo muda… e algumas coisas na prática, vemos que da certo. Afinal é errando que aprendemos… e como sou teimosa até a último fio de cabelo, pago pra ver na prática algumas teorias…

E a rotina é uma delas.

Quando voltei a trabalhar, isto quando Joseph tinha 4 meses, uma rotina nos foi estabelecida. Porque antes, confesso não tínhamos… as mamadas eram em livre demanda, a hora de dormir era o nosso ritmo a cada dia, tentei a tal da rotina, tentei o nana neném, mas por aqui nada funcionou em nossos primeiros meses.

Na minha volta ao trabalho tivemos sim, que encara-la e nos adaptarmos, nos primeiros dias estava cansadíssima… e até tomar pé da nova fase de vida levou uns dias.

Mas mantivemos os fim de semana como dias livres, oba!  Mas chegava na segunda exausta novamente… assim fui aprendendo na marra que era necessário criar uma rotina para o nosso bebê. Comecei a perceber que ele foi fazendo seus horários e nós nos moldando ao dele, nos fins de semana, trazíamos para o nosso e lá ía tudo pelo ralo.

Agora aos 2 anos e 5 meses percebo que lutei, lutei, mas uma “certa” rotina é necessária.

Desde de junho Joseph está na creche, e isso mudou muito nossa vida. Antes acordávamos às 8h, agora às 6h e 30m e haja pique pra acompanhar se não encarar a tal rotina. Estamos na Creche da Prefeitura como contei aqui, e quando Joseph começou, uma das coisas que me fizeram tentar essa creche foi que este ano o horário seria até às 12h, pensei… é ideal para nos adaptarmos e ainda assim ele continuaria na casa da D. Vera (que cuida do Joseph, falei aqui) , porque pego ele na Creche ao meio dia e levo pra casa da D. Vera  tem todo um esquema: Ele almoça, come sobremesa, brinca, assiste vídeos, lancha e dorme, quando acorda… é hora de ir pra casa. Em casa já chega querendo ir para o quarto dele, querendo um pouco de tudo e claro ouvindo seu som preferido, depois ele janta, fazemos alguma atividade ou não, e é hora de dormir.

Mas agora depois de todas essas reivindicações, terminada a greve (dos professores)  foi proposto um Rodízio! Ãh?!

Funciona assim: uma semana uma do berçário sairá às 16h 30m, na outra semana voltará a sair ao 12h.

Para tudo!

Gente, e a rotina?!

Como assim?! Me explica que ainda não entendi…

Pois é minha gente… não vejo como culpa apenas da Diretoria da Creche, mas da Prefeitura, do Governo que impõe. E nós a ponta temos que acatar. Uma amiga aqui do trabalho está com o filho na pré-escola e seus horários mudaram, além de ter estudar também aos sábados.

E nosso esquema, nossa vida, nossa organização diária, “tranquila” com os filhos onde tudo se encaixa… vai pra onde?

Enfim, vai dar pano pra manga… Amanhã começa o Rodízio na turma do Joseph e a seguir cenas dos próximos capítulos…

22 Comentários

  1. Nossa toda rotina, todo trabalho foi por agua abaixo, nisso tudo os pequenos e nós que perdemos
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

  2. Amiga, confesso que também não sou muito fã de rotina e saiba que sem trabalhar fora fica bem complicado seguir uma. Mas eu entendo como é complicado essa situação pois vc organiza seus dias de acordo com uma rotina e agora tem que mudar tudo. Aff!!
    Complicado meso.

    Carlah Ventura – Intensa Vida

  3. Nossa amiga que coisa, se virasse rotina beleza, todos os dias. Agora uma semana, e depois na outra normal é complicado. Torcendo para conseguirem se adaptarem. Bjs
    Vivi e Isaac

  4. Cris, também não consigo compreender essa prática que será adotada pela escola, com certeza além da rotina desregulada na cabecinha das crianças, uma nova estrutura para os pais, que em muitos casos não tem onde e como recorrer.
    Nós seguimos uma rotina desde sempre! Sou metódica em tudo, mas agora que JM já está maior e consegue entender mais coisas, libero o sábado e domingo com uma rotina mais flexível.

    Reciclando com a Mamãe
    Mamães em Rede
    Um divã para três

  5. Cpmlicado mesmo tanto para a criança se adaptar nesse rozio como para os pais.
    Aqui tento manter uma certa rotina com o Rafa mas minha missão se torna impossivel.
    bjcas e boa sorte com esse rodizio
    bju
    Estou Crescendo

  6. toda vez que algo muda na rotina é dificil e temos que nos adaptar novamente ,é vai ser uma barra você e seu pequeno se adaptar novamente , quanto a rotina aqui em casa não posso dizer que é tudo estabelecido nos minimos detalhes mas existe uma minima , mas como vc disse fim d e semana aqui é uma bagunça só.espero que de tudo certo beijos

  7. Mas por que isso Cris. Talvez para criança se adaptar a horários diferentes para outros propósitos?
    Esses dias estava lendo que as vezes é interessante mudar (de vez em quando) a rotina das crianças para que mexa no intelecto delas. Cada hora ditam uma coisa e ficamos doidas..rs
    Deram exemplo de tarefas escolares. Uma criança que sempre faz a tarefinha no mesmo lugar e hora, fazer em outro horário e outro lugar, mas não com constância.

    Talvez faça sentido, mas nos poe doidinha com tanta teoria.

    Vai dar certo. Algum propósito devem ter. Analise. Beijos

  8. Caramba! Mas como assim mudar o horário para crianças tão pequenas?
    Poxa amiga, boa sorte nessa jornada! Creio que dará tudo certo, vocês vão conseguir!
    E dá-lhe adaptação de novo rs
    Boa sorte! Beijocas

  9. Rotina é muito importante mesmo. Aqui lutei para não criar uma rotina, pois nem sempre segui-las é legal, mas algumas como hora de dormir , almoçar e estudar são necessárias.
    Esse rodizio hein, que coisa, acompanhando para saber como vai ficar.

    beijos

  10. Que chato, quando as pessoas está acostumando com a rotina, acontece uma coisa dessas
    e estraga hein. Beijos!
    islary34.blogspot.com

  11. quero muito fazer uma rotina aqui em casa mas nunca dar certo ja tentei…srrs
    adorei

  12. Nossa amiga, manter uma rotina assim, vai ser uma loucura! Realmente temos que aceitar né? Mas acho horrível. Com certeza você vai ficar de cabelo em pé.
    Beijos Ca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *