Precisamos saber administrar o nosso dia a dia em tempos de quarentena. Eu sei que não é fácil… Mas, com criatividade, planejamento e organização podemos montar um quadro de atividades para as crianças ao longo da semana para não ficarmos ociosos e entediados uma vez que estamos limitados dentro de nossas próprias casas.
No post anterior abordei sobre a importância de se ter um tempo de estudos, isso é primordial, para que nossas crianças não esqueçam o conteúdo já aprendido. Pensando nisso já teríamos um momento de estudos diariamente, deste modo avançamos para uma outra atividade no dia para complementar, se pensarmos em inclui-los em pequenas tarefas do cotidiano da casa, também vamos ocupando tempo e inserindo “novidades” na rotina da criança.
Nosso planejamento poderia ficar deste modo:
- Café da manhã
- Tarefas de casa: arrumar a cama, tirar poeira, recolher sapatos, brinquedos, passar pano no chão, lavar a louça, tirar o lixo, cuidar do Pet (alimentação e limpeza)
- Tempo de estudos
- Tempo livre: Desenho, filme, série, jogos eletrônicos, vídeo game…
- Almoço
- Atividades direcionadas: Reciclagem, pintura, massinha, brincadeiras antigas, brincadeiras com papel e caneta, chá com as bonecas,
- Lanche da tarde: Pode virar um dia de Piquenique na sala, na varanda…, também podemos aproveitar esse momento pra levar a criança pra cozinha para ajudar|ensinar a preparar bolo, biscoitos, etc…
- Livros e leituras… Uma busca pela biblioteca de casa, escolhendo por tema, cor de capa, palavra, etc…
- Atividades direcionadas: Reciclagem, pintura, massinha, brincadeiras antigas
- Tempo livre: Desenho, filme, série, jogos eletrônicos, vídeo game…
- Jantar
- Tempo juntos em família: tabuleiro, baralho, Karaokê
- Culto no lar
- Leitura antes de dormir
Modelo de Quadro de Atividades e Incentivo
E-Books gratuitos de atividades
A @editoramol disponibilizou três publicações para você baixar gratuitamente e curtir com os pequenos!
São eles: 101 Coisas Para Fazer Com As Crianças Antes Que Elas Cresçam, Brinca Comigo? e Língua Solta! Baixe aqui
Cris, que vocês estejam serenos e saudáveis!
Parabéns por esse post tão detalhado. Eu imagino que com crianças ainda pequenas, tudo exija mais cuidados e realmente não é fácil.
Aqui em casa com os adolescentes é mais “tranquilo” entre aspas mesmo. Porque é uma situação que deixa todos em maior ou menor grau, à flor da pele e por vezes o que seria apenas uma brincadeira, torna-se um choro.
Para a Júlia, o tempo foi preenchido pelas aulas online em tempo real. Começam as sete da manhã, fazem os intervalos de “recreio”e almoço e seguem até as seis.
Já para o Bernardo, que está sem aulas mesmo que à distância, eu vejo uma peculiaridade que acredito se deve muito ao Kumon. A autonomia para estudar sozinho.
Ele não consegue ficar sem estudar, e consegue buscar conteúdos e estudar sozinho. Nove anos de kumon que fizeram toda a diferença!
fico muito feliz que Joseph esteja se dedicando a este método tão maravilhoso. Eu gosto muito de ver as suas publicações lá no instagram dele fazendo os bloquinhos!
Seguimos amiga, transformando rotinas e nossos corações.
Tenham uma Feliz Páscoa!