Dia Mundial do Livro. Vamos abrir um Livro pra comemorar?

E esse tem sido meu convite durante esse mês de Abril, que pode ser considerado o mês literário por ter em seu calendário datas comemorativas ao livro. Desde o dia 02 de abril que é o Dia Internacional do livro, depois no meado do Mês no dia 18 Dia Nacional do livro e também dia do Monteiro Lobato, chegando ao dia 23 de abril que é dia Mundial do livro. Ah! São muitos motivos para diariamente convidarmos nossos pequenos a Abrir um Livro pra comemorar!!

O incentivo a leitura deve ser o mais cedo possível!

Deve ser desde cedo, recordo-me que lia para o meu pequeno desde a barriga e as leiturinhas nos acompanham sempre. Já escrevemos aqui sobre a importância do incentivo a Leitura desde a primeira infância.

“Além do desenvolvimento motor, a criança deve ser instigada à capacidade cognitiva, ou seja, a capacidade de interpretar os estímulos do ambiente para tomada de decisões. Por isso, é importante introduzir a leitura logo cedo”, diz Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Arte-educação e Psicopedagogia e diversos cursos na área de Educação. Também é especializada em Literatura infanto-juvenil e é responsável pelo desenvolvimento de material didático de Língua Pátria do Kumon.

Mesmo com o incentivo meu menino teve dificuldade em fazer suas leituras sozinho, neste período ele sentia excluído e envergonhado na escola. O método de ensino tradicional dificultava o aprendizado, justamente neste período tivemos a oportunidade de fazer uma avaliação em uma das unidades do Kumon, relatei detalhes neste post: Superando as dificuldades na leitura, se tornando um pequeno leitor! O que me impressionou e me cativou foi dar tão certo o método e a leitura fluir…

Meu coração enche de gratidão ao ver cenas como essas…

Criar o hábito de leitura deve ser constante!

Como um semente a ser plantada e que deve ser regada e cuidada. Assim seguimos diariamente incentivando. Plantando hoje para colher amanhã. E um dos incentivadores é o IG @euleiolivroinfantil da amiga Andrea que sempre nos inspira por aqui. Acompanho o blog Coisas da Lara a muito tempo, vi a pequena Lara crescer e a Déa também acompanhou o crescimento do Joseph e sempre aprendendo com elas nas muitas atividades e agora com os desafios literários nos ajuda a regar e alimentar a plantinha da leitura. Sempre estamos lá participando e incentivando com nosso exemplo e convidando outros a virem junto conosco.

Exemplo a ser seguido!

E como pais precisamos ser exemplos nesse quesito também. Aqui amamos livros! Temos a nossa mini biblioteca particular e Joseph também tem a dele. Já tivemos o cantinho da leitura quando ele era menor e hoje já lendo sozinho, todo lugar é lugar para uma boa leitura! E especialmente a noite eu me pequeno nos jogamos juntos cada qual a sua leitura ou muitas vezes em nossas leituras compartilhadas. Porque é delicioso ler juntos!!

E ler em voz alta é bom demais!

Uma ótima oportunidade de trazermos vida ao texto e interpretá-los de maneira simples para que nossas crianças se encantem pelo universo literário. E ter esse tempo de qualidade juntos, longe da tecnologia e apreciando a companhia, o colo, o aconchego de ter alguém lendo pra gente é maravilhoso. Ah! eu o incentivo a ler em voz alta pra mim também!

Benefícios do Kumon Português

Em suas lições diárias do Kumon, os alunos são motivados à interpretação de textos, por meio da leitura e escrita. Um texto sempre acompanha os bloquinhos de estudos e conforme vão avançando nos estudos ampliam o vocabulário e a interpretação. Os estudos no Kumon são sob orientação e plano de estudos individualizados, com o objetivo de desenvolver a confiança e o autodidatismo.

Confira algumas dicas simples que poderão contribuir para tornar a prática de ler para uma criança uma atividade agradável:

  • Procure ler com frequência para a criança em casa;
  • Estimule brincadeiras sobre o livro lido, como desenhar a cena que mais gostou ou utilizar bonecos para reproduzir a história;
  • Utilize a história do livro para associar à vivência da criança, durante um passeio ao parque, ou chamando a atenção para algo que apareceu no livro, como uma flor, ou um trem, para incentivar uma conversa sobre o assunto e explorar o conhecimento que adquirido pelo aluno com aquela leitura;
  • Não force a criança a ler. Mesmo quando ele já está conhecendo algumas palavras é importante cultivar o momento da leitura com as crianças;
  • Escolha livros com um conteúdo pelo qual as crianças se interessem, para proporcionar um momento prazeroso em família.

Saiba mais:

*Publicidade

2 Comentários

  1. Cris e Joseph…. Merito de vcs! Sou fã do sorrisão do Joseph desde bebê. Lendo então, apaixono!!!! Bj amigos, vamos lendo todas as coisas….


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *