Desmame, qual o tempo certo?

Desmame, qual o tempo certo?

Depois de toda a dificuldade de amamentar nossos filhotes… passado o tempo, (parece que foi ontem) crescem e chega o momento do Desmame! Veja aqui as dificuldades iniciais

Sempre amei amamentar meu filhote e pudemos superar as dificuldades de todo o percurso e sim até os 2 anos e 7 meses do Joseph pude coloca-lo no colo e oferecer o seio para mamar. Amamentação prolongada aqui

Hoje a duas semanas do término desse vínculo me sinto vitoriosa!

Quantas e quantas vezes ouvi muita gente dizer que Joseph estava enorme e ainda mamava – sim, ele mamava –  e eu amava amamentar, prosseguimos e somente quando o NOSSO tempo chegou, o desmame aconteceu.

Eu não queria romper nosso vínculo a base de choros e remorsos… eu queria o momento perfeito!

Quem nos acompanha sabe que fui trabalhar quando Joseph tinha apenas 4 meses, mas ao buscá-lo a primeira coisa que fazia era beijar e colocar pra mamar, acho que me sentiria frustrada demais se ele tivesse largado precocemente, mas não aconteceu… aos poucos as mamadas foram se tornando cada vez mais espaçadas, mas os fins de semana nos unia…

Depois de completos os 2 anos de idade aos poucos fui tirando as mamadas da noite, muita conversa, muitos beijos e muitos não, não é hora de mamar e virava de costas pra ele (aqui compartilhamos a cama) e assim com ajuda do papai que o pegava chorando, dava colo, levava pra sala… conseguimos cortar as mamadas noturnas.

Mas ainda ao chegar do trabalho nosso encontro era marcado no sofá… ele me levava, me sentava, pulava no meu colo e pedia mamar, nunca tirou minha blusa, sempre educado. Mas essas mamadas naturalmente foram acabando… ele chegava doido pra ir para o seu quarto, brincar, ouvir suas músicas…

Muitas vezes ficava tão entretido que dormia assim… sozinho, sem colo, sem mamar e sem mamãe.

Aí comecei a perceber que o tempo estava chegando… meu coração doeu… vontade de chorar… meu filho crescendo e a mamãe sem querer desgarrar. Desviei de opiniões e continuei amamentando.

Nossas últimas férias de Dez/Jan foram nossas despedidas… ele mamava quando queria, dormíamos juntos à tarde, juntos à noite.

Voltei a trabalhar e novamente foi acontecendo o encanto pelas coisas dele ao chegarmos em casa… passou um dia tão entretido que dormiu sozinho, passou dois dias, passou três… no quarto dia pediu mamar.

Eu, tinha a escolha em minhas mãos… e naturalmente falei com ele: Filho o mama acabou! Você ficou três dias sem mamar, aí acabou. Ele me olhou… não gostou. Eu saí de perto, fugi para o escritório e aí entrou o papai a dar o colo e colocar pra dormir.

Fiquei orgulhosa de nós três.

Chegou o sábado dia que passamos o dia juntos… aí na hora da soneca da tarde… 5° dia do desmame, chorou, mas chorou muito de ficar com nariz vermelho, mas eu já não podia recuar. Fui forte, firme, mas carinhosa explicando que ele havia ficado muitos dias sem mamar aí acabou. Depois saímos fomos a uma festinha e na volta, cansado, tomou banho e dormiu com o papai, assim rápido em menos de 10 minutos.

No outro dia, era domingo… já estava me preparando pro enredo, mas não houve!

Fiquem pasmas! Não ouve mais chororô!

Ele ficou com sono, veio pro meu colo… ofereci o mingau, deu na boca de colher e os olhinhos quase fechando de tanto sono… e dormiu sentado kkk tadinho, coloquei deitado no sofá e dormiu!

E assim… vencidos os primeiros 6 dias do desmame.

O que posso dizer disso tudo é que a parceria do papai e da mamãe foi o que fez dar certo… a mamãe saía de cena e o papai entrava, dando apoio e fortalecendo que era o momento de parar e dando o colo e carinho até o pequeno adormecer.

Agora já 2 semanas sem mamadas, sem choros… mas o lugar preferido de dormir não é mais no meu colo… é no colo do papai.

E eu?

Morro de saudade…

13 Comentários

  1. Amiga imagino que num deve ter sido facil ver seu bebe chorando,mais que bom que deu certo!!
    Beijos

  2. Ai,ai..aqui a minha linda esta com 2 anos mas não larga não,nem sei mais o que faço,uma parte de mim não quer tirar,a outra sim porque não durmo direito a noite porque ela quer mamar..vamos ver quando tomo sua coragem amiga,rsrsrsr
    bjs

  3. Puxa ! Me emocionei ao ler seu depoimento … minha pequena tem 2 anos e 3 meses … ainda mama e sempre me desdobre para que pudéssemos estar juntas o maior tempo possível. Espero que consiga prolongar por algum tempo ainda esse momento tão especial! Parabéns à sua família!

  4. Que triste amiga…
    Eles não esquecem agente rss
    Papai que gostou neh
    Essa parceria foi boa, gostei!!
    Bjus

  5. Aí amiga que difícil. Chorei lendo, pois fiquei imaginando se fosse comigo, sofri tanto para conseguir amamentar e se meu leite não tivesse secado eu teria sofrido horrores para tirar a mama.
    Que bom que agora maiorzinho ele entendeu.
    beijos

  6. Aqui do meu filho foi preciso ,pois estava grávida , ele nos dois primeiros dias chorou depois esqueceu , mas doi né , mas é uma fase da vida deles que se passou , agora é só curtir as outras que virão
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*