Desfralde, Enfim!

 E quando é NÃO para o Desfralde?

O que li sobre o desfralde, não foi pouco. Muitas dicas, auxílios, conversas, mas todas as tentativas frustradas. Aqui no blog escrevi sobre: Socorro, como, quando começo o desfralde? e E quando o desfralde não acontece?

Por mais fácil que possa ter sido para outras pessoas, aqui em casa, deu muito pano pra manga, ou melhor ainda está dando. Me senti frustrada, culpada… enfim.

Desfralde

Sabe quando você fica sem entender porque todos conseguem e você não?

Conversas com outras mães, com os professores do Joseph, respirando fundo, esperando o tempo, mas que tempo é esse que não chega…

Ganhei dois livros sobre desfralde: Livro do desfralde: Cocô no Trono de uma amiga do trabalho, ela disse que deu muito certo com o filho dela e me repassou e como Joseph ama livros, estamos desde então, usando em nossas leituras. Conversei com os professores da creche e enviei o livro para ser trabalhado lá também.  Enfim, o que caminhou divinamente no descompartilhamento da cama e separação do quarto, não andou em mais de um ano de tentativas para o desfralde.

Troninho super chique, que canta música… de nada serviu. Ele não sentava por nada. Tentamos a privada com o redutor de assento, mas percebi que ele tinha medo, não presenciei nenhuma cena dele caindo na privada, mas ele pode ter sido sem que eu veja. Foi aí, que começamos a trabalhar com ele nesse sentido, de não ter medo, de que estaríamos perto. Colocamos um banquinho para apoio, assim ele se sentiu mais seguro e se arriscou a sentar.

Como estamos no processo do descompartilhamento da cama e percebemos o interesse dele no pedir pra ir ao banheiro, resolvemos fazer juntos. Enfim, uma luz no fim do túnel. Pois é, meu pequeno pede para ir ao banheiro, assim de uma hora para outra (kk…) a gente fala, fala, e a impressão é que não está tendo efeito, mas de um momento, a ficha cai, o cartão dá crédito.

E aproveitando esse pedir dele e o fim de semana junto, abolimos a fralda!

Precisavámos dar essa confiança pra ele, de que vamos sair e ele vai pedir pra usar ao banheiro. E desde então, estamos indo pra todo lado, conversando e relembrando as instruções. Claro que de vez em quando,  ele esquece, mas com muita calma conversamos e lembramos que tem que ser no vaso sanitário, é o vaso mesmo porque o troninho já está de volta na caixa guardado e vai de herança para o sobrinho, porque aqui não rolou.

Estamos confiantes com o início do processo e acredito que agora deslanchou e seguirá até o término definitivo das fraldas.

Desfralde, Enfim!

Aqui o que funcionou… foi o tempo dele!

Leia mais so o Desfralde aqui

21 Comentários



  1. Ai amiga já estou me preocupando com essa fase,sei que não vai ser fácil.. Estou esperando o momento dele estar maiorzinho e entender, mais é tanta cobrança, sogra,sogro,vo todos falam que já passou da hora e fico nervosa, pois ele ainda está muito novinho..
    Suas dicas seram super úteis por aqui!!

    Beijos

  2. Gostei das dicas, mas senti falta de uma: esperar a criança pedir ou dar dicas de que está pronta pra usar o banheiro. Outra coisa, esse papo de gradual não funciona não, como vc mesma comprovou, fica confuso pra criança. Vale mais adiar e conter nossa ansiedade (q não é fácil), mas levar a coisa adiante de uma vez. Boa sorte!

  3. Tenho pensando em tentar desfraldar o Rafa no verão ele vai estar com anos já, as n quero forçar nada quero que seja no tempo dele. Valeu pelas dicas
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com

  4. Ai, eu não posso reclamar nem um tiquinho, pois aqui em casa foi super simples nos dois filhotes, mas acompanho os alunos da escola e nem todos são fáceis.
    Depende de muitos fatores.

  5. Eu também acredito que quem decide a hora é a própria criança. Não adianta tentar ”na marra” cada um tem seu tempo para TUDO, andar, falar, comer alimentos diferentes, com o desfralde é a mesma coisa, cada um no seu tempo… Bjs

  6. Ai amiga, fica calma, vai dar certo sim… Alias, já está dando.
    Vc falou certo, não adianta comparar, olhar os acontecimentos das vizinhas, enfim, cada um tem seu tempo e precisamos respeitar. O pediatra do meu filho já falou que viu crianças desfraldar com 4 anos…
    Nunca se sinta culpada, deixe a vida nos mostrar que nem tudo sai do jeito que queremos ou planejamos, mas sim como tem que ser…
    Vc é linda, viu, continue assim, que vcs vão conseguir juntos…. Apoiada sobre o assunto de ele dormir na cama dele…. Aqui em casa temos uma data também, quando a gente conseguir trocar o quartinho do Vitinho, por cama mesmo… Ai sim, vamos estimular e tratar o assunto… A vida é assim, sem stress…
    Beijos
    Ju
    http://www.maesemfronteiras.com.br/

  7. Que bom que algo está fluindo, Cris! Em casa o processo de desfralde de dia foi tranquilo, foram apenas alguns dias de calça molhada e depois ela ia sozinha fazer no troninho, mas a noite foi nosso problema, já que a Lara dificilmente acorda para fazer xixi a noite, então, ela fazia dormindo e foi assim por muito tempo, até que um dia ela mesmo decidiu acordar sozinha e dormiu no vaso, foi ao mesmo tempo engraçado e de dar dó, mas a partir dai ela sempre acorda sozinha e vai fazer o tal do xixi da madrugada rs
    Beijos

  8. Gostei do postei, em breve vamos entrar nesse processo aqui em casa, então estou olhando várias dicas, mas sei lá, não estou confiante… ehehehe

    Bjs

  9. Amiga, aqui não foi nada fácil, mas com paciência
    a gente decidiu esperar o tempo dela e aconteceu com os 3 aninhos.

    Boa sorte para vocês, e que logo o Joseph consiga pois os custos com fraldas são absurdos néah?

    Um beijo
    http://www.amaedadri.com

  10. Eu sempre digo que quem decide a hora é a criança! E quando o processo se inicia tem que ser em todos os momentos, em casa, na rua e na escola!

  11. O desfralde é muito complicado. Achei que o desmame fosse mais dificil do que o desfralde e não tem sido isso que estou vendo. O Pedro ainda tem dois anos, mas o desfralde tá muito complicado também. Vou acompanhar seus posts e a gente vai trocando informações.
    Beijocas


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*