Desafios escolares na quarentena

E este distanciamento social tem nos desafiado diariamente… Precisamos nos reinventar e encarar esse novo tempo recluso. Com esse novo tempo temos os Desafios escolares na quarentena.

Antes, de tudo, claro que precisamos ser gratos por estarmos bem e por ter o alimento na mesa. Nesses dias difíceis precisamos compartilhar coisas boas, que deram certo conosco, ajudar o próximo…

Mas, não podemos fugir dos desafios propostos neste período, a impressão que tenho é que todos nós estamos enfrentando os nossos próprios, em nos adaptar a essa nova realidade.

Desafios escolares na quarentena

E com a educação dos nossos filhos, creio que tem sido muito mais desafiador! A falta de contato com o professor pessoalmente, com o ritmo escolar, o ir e vir da escola, o encontro com os amigos… tudo isso afeta nossos filhos.

Ainda que à distância tentemos amenizar a saudade… usando os meios virtuais para estar com amigos e familiares, ainda assim… é pouco diante do tínhamos antes e sabe se lá por quanto tempo mais estaremos reclusos.

As demandas escolares são muitas, percebo com meu filho, meu sobrinho, com os amigos dele que estudam em outras escolas e a impressão que tenho é todos nós estamos sobrecarregados. Todas as disciplinas enviam tarefas… Umas precisam ser gravadas, outras fotografadas, além daquelas que são feitas no cadernos de cada disciplina e que temos que enviar aos professores por meio de scanner ou fotos, eu não tenho scanner… Então, improviso precisa entrar em ação.

Algumas atividades precisam ser impressas… Me pergunto: aonde?
Em nosso caso não temos impressora… Os lugares fechados… Mais um desafio pra cumprir o desafio!

A gente se pega sendo professora multidisciplinar, fotógrafa, secretária, recreadora, incentivadora… e já mais o que… mas, se preciso, acumulamos mais uma das nossas já antes, multi funções.

Em uma das tarefas do meu filho era um jogo pra ser impresso, então lá fui eu… Desenhar o desafio. E eu que me considero uma Mãe nada prendada, mas, no esforço de fazer o melhor para o meu pequeno estudante! Não reclamo… Mas, creio que essa quarentena veio pra nos desafiar a inovar.

Recebe limão, faz a limonada, oras!

Aproveita que assim o tempo passa… Oh se passa levei um tempo pra concluir o desenho do desafio.

Depois de pronto, o jogo rendeu muitos momentos juntos, de risos, trocas… conversas. Creio que o foi proposto com os improvisos rendeu muito mais aprendizado do que o desafio inicial.

E justamente esse tempo vem pra isso mesmo. É saindo da zona de conforto que as transformações acontecem e podem sim, ser desafiadoras, mas também são transformadoras.

Mas, enquanto tudo isso não cessa, precisamos encarar esses desafios escolares!

  • Primeiro que com rotina, deste modo teremos um o dia a dia organizado de modo a dar conta das obrigações.
  • Segundo, não deixe acumular as tarefas escolares.
  • Contudo não sobrecarregue seu filho!
  • Vez ou outra se permita quebrar a rotina! Toda regra pode sim ter sua execeção.
  • Lembre-se reversar as obrigações escolares com tempo livre! Pois, do mesmo modo que precisamos nos organizar com atividades e brincadeiras, também precisamos o tempo do ócio.

1 comentário

  1. Oi Cris! Vi o rostinho todo sorridente do Joseph fazendo picnic, lá no Instagram, e vim aqui conferir o texto!

    Realmente esses tempos de pandemia estão desafiadores para todos, porém eu acho bem mais complicado com as crianças menores que exigem um acompanhamento bem maior dos pais nestas questões escolares. Com os meus adolescentes, em relação ao estudo online não preciso me preocupar.

    Mas já passamos perrengues… Tinta de impressora que acaba e onde comprar? Pela internet demora, enfim.
    As escolas também foram pegas de surpresa, mas deveriam prever essas dificuldades.

    Você está se saindo muito bem!

    E eu concordo que talvez estejam sobrecarregando as crianças com tantas atividades.
    Ouvi ainda domingo, um médico falando que as matérias mais importantes agora são educação física e educação artística. E eu acrescentaria, um bom picnic!

    Fiquem bem! Bj
    Ana Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *