Crianças que têm dificuldade na escola podem fazer Kumon?

Crianças que têm dificuldade na escola podem fazer Kumon?

Desde de que começamos no Kumon, tenho publicado aqui no blog e nas redes sociais sobre nossa experiência e estudos. E sempre alguém questiona se o Kumon também é indicado para as crianças que têm dificuldade na escola, no aprendizado, pensando nesta questão resolvi trazer essa abordagem neste post, espero que ajude a sanar algumas dúvidas.

Crianças que têm dificuldade na escola podem fazer Kumon?

Há melhora no desempenho em quanto tempo?

R: As dificuldades durante o período escolar começam quando o aluno não consegue acompanhar os conteúdos das aulas de forma abrangente, tendo cada vez mais dúvidas sobre o que aprendeu. Na Matemática, por exemplo, os conteúdos são interligados, necessitando do aprendizado total de cada um para prosseguir; já no Português, o aluno torna-se capaz de compreender textos mais complexos equivalentes ao ponto em que está estudando. No Kumon, o aluno revisará os assuntos não assimilados e avançará aos seguintes somente depois de dominar 100% o anterior. Já nos primeiros meses notam-se maior autoconfiança e segurança nos estudos, desenvolvimento da concentração e maior prazer em aprender, uma vez que o estudante consegue entender o que está resolvendo. A melhora no desempenho escolar torna-se, então, consequência natural.

Além disso o Kumon também é indicado para as crianças que não tem dificuldades, pelo contrário, é um bom aluno e também tem facilidades no aprendizado.

Quais são os benefícios do Kumon mesmo para quem já é considerado bom aluno?

R: O criador do método, professor Toru Kumon, acreditava que o potencial de uma pessoa não tem limites e que seria um desperdício deixá-lo adormecido ou não expandi-lo ao máximo. Esse pensamento é compartilhado pelos orientadores do Kumon. Os alunos que já apresentam bom desempenho têm a oportunidade de se desenvolver ainda mais, avançando a conteúdos cada vez mais elaborados, desafiando-se e preparando-se para conquistar a aprovação nos vestibulares e outros sonhos. Assim como todos os alunos, eles aprendem a aprender. Sabendo estudar, poderão aprimorar-se cada vez mais.

De modo geral percebemos que o método Kumon é eficaz tanto nas crianças que apresentam dificuldades no aprendizado, assim como as que não possuem. O modo de aprendizado é dinâmico e cada qual dita o ritmo sendo individualizado e constante.

Qual é o maior benefício dos alunos ao estudar pelo método Kumon?

R: Sem dúvida é o autodidatismo, a capacidade de estudar sozinho e aprender os conteúdos. Por exemplo, as dificuldades durante o período escolar começam quando o aluno não consegue acompanhar os conteúdos das aulas de forma abrangente, tendo cada vez mais dúvidas sobre o que aprendeu. Em diversas disciplinas, como na Matemática, os conteúdos são interligados, necessitando do aprendizado total de cada um para prosseguir. Um dos maiores benefícios ao estudar pelo Kumon é a capacidade de aprender por si, de tirar as próprias dúvidas, de ser o verdadeiro agente do próprio aprendizado. Muitas vezes o aluno tem dificuldade na escola quando não consegue acompanhar as aulas em virtude de um conteúdo anterior que não foi bem assimilado. O estudo diário e independente que respeita o ritmo do aluno cria nele a sensação de conquista, e com isso sua autoestima se eleva, deixando-o ávido por progredir ainda mais nos estudos até atingir conteúdos não vistos na escola. Quando isso acontece, percebemos que a semente plantada começa a brotar, e sabemos que os frutos beneficiarão o aluno por toda a vida.

E de fato percebemos os frutos a florescer, e, em curto período! Não é apenas na teoria, nas informações que lemos o que método Kumon é eficaz, percebemos com nossos filhos os resultados diariamente.

O desempenho do Joseph é completamente outro após o início no Kumon. Muito mais focado, concentrado e com disciplina nos seus estudos. Ele tem vencido suas limitações dia após dia, a dificuldade de fazer a junção das palavras para que a leitura fluísse, tem acontecido de maneira eficaz. Além disso a cada avanço nos níveis dos estudos do Kumon, o motiva a cada dia mais. Percebemos que ele vai além da proposta encaminhada na lição de casa, como se tivesse pressa de aprender e quer aprender cada dia mais.

E eu… que mãe coruja que sou, percebo que se não fosse ter iniciado no Kumon a história hoje seria outra.

Saiba mais:

*Publicidade

4 Comentários

  1. Cris sua experiência e observação diária da melhoria e desenvolvimento do Josrph, incentiva outras famílias.
    Eu tinha essa percepção, que o Kumom são para todos, porque não há limite para aprender…
    Tenho acompanho com vc e vejo o quanto evoluiu.
    O Kumom é uma alternativa incrível, e percebo que muitas vezes a criança é tímida a ponto de não perguntar e deixar passar… E o Kumom vem para ajudar nessas e outras barreiras que a criança encontra no caminho…
    Adorei!!!
    Bjs
    Ju

    1. Author

      Oi Talita, vale à pena você ir conhecer uma unidade e conversar com a orientadora, o Kumon tem pra pré escolares também.
      Vou tentar abordar sobre esse tema.

      bjs, Cris


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*