Como uma tribulação pode ser leve e momentânea?

A partir de agora todo o domingo eu vou trazer uma ministração da Palavra de Deus aqui no blog. Para quem ainda não sabe, eu sou formada em Teologia e ministra da Palavra. Desde a gravidez eu estacionei… Meus dons e talentos ficaram adormecidos, e desde o ano passado Deus tem falado forte ao meu coração sobre voltar a ministrar. Tive algumas oportunidades… Mas, Deus quer mais de mim. Por isso o compromisso de trazer para vocês uma ministração por semana. Minha oração é que o Senhor ministre em cada coração e que a Palavra vá a pessoas e lugares que fisicamente não teria condições de alcançar.

Tema de hoje: A tribulação é apenas leve e momentânea II Co. 4:17

Como uma tribulação pode ser leve e momentânea?

A tribulação tem um nome tão forte, um peso tão grande que não combina com leve e tão pouco com momentânea. Quando você pensa em tribulação pensa logo numa grande luta, pensa logo num momento muito conturbado, momentos de muita confusão, muitas coisas ruins. Você nunca pensa em algo leve e nem breve, algo momentâneo. Você sempre pensa muito grande e forte.

Mas a Palavra do Senhor diz que a tribulação é LEVE E MOMENTÂNEA, isto é, muito forte, porque você precisa crer! E se não crermos ela não será leve e momentânea.

É muito fácil depois da tribulação fazer essa declaração, mas no momento que está enfrentando, não conseguimos ter essa visão, nem mesmo essa fé. Porque dói, machuca, fere, é uma luta interior, um conflito interno é travado. Mas ainda assim e mesmo assim você tem duas opções: Crer ou Crer.

Como cristão não podemos deixar de crer, como o próprio nome diz, somos cristãos (cremos em Cristo). Sua opção: Crer!

Por vezes você enfrentará tribulação tal que palavras faltarão, orações não terão vozes, a única saída será por lágrimas. E nesses momentos, essas lágrimas derramadas num momento de maior dor, essa será a sua oração!

Uma troca de palavras por lágrimas.

Mas o Senhor colhe cada uma das muitas lágrimas derramadas. E o Espírito Santo do Senhor intercederá por você com gemidos inexpremíveis. Porque… você nem sempre sabe pedir como convêm… e lágrimas derramadas falam mais alto do que nossa voz.

Mas em meio a tribulação sua postura não pode ser apenas de lágrimas e frustrações, tem haver o momento de reação, o momento de Ação.

E nem sempre retomar a vida diária é uma tarefa simples, pois ainda habita dentro de você todas as questões e conflitos. Mas retomar te faz olhar para trás e ver o que passou e sentiu… e desta situação tirar um aprendizado.

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente.

Que Deus te abençoe!

10 Comentários

  1. Verdade amiga temos que crer,
    sempre, na hora é muito difícil
    mais respiramos fundo e em meios as lágrimas
    vem um sorriso de alegria em saber que não estamos só
    aos domingos estarei aqui
    bjs

    1. Author

      Sim, amiga, na hora tudo é confuso, tumultuado, mas precisamos elevar nossos olhos e ver que o refúgio vem do alto!
      Te aguardo, bjs

  2. Amiga acho que vai ajudar muitas pessoas.
    Podemos ler palavras que possam edificar e entrar no coração de muitas pessoas.
    Sua ministração tocou fortemente em meu coração.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    1. Obrigada amiga querida!
      Que possamos ser usadas para impactar, bjs

  3. Cris, passei por momentos de tribulação, onde pensei várias vezes e pedi respostas a Deus. Foi quando percebi que a cima de tudo Deus estava cuidando de mim e do meu coração. Não é fácil dizer seja feita tua vontade, mas foi isso que fiz no momento de maior dor que já sentir e Ele fez a vontade dele e me abençoou conforme sua vontade.
    Sei bem como é quando as palavras faltam e apenas lágrimas correm, mas como você disse tudo é questão de crer.

    Lindo texto, lindo proposito.
    Deus abençoará vidas com seus textos.

    beijos

    1. Amiga… lembro bem da adversidade, mas, nessas horas somos nós e Deus!
      Por mais que estejamos cercados de pessoas, nos sentimos profundamente sós, é uma guerra nossa… e entramos sozinhas, mas saímos de lá com Deus muito mais fortes que antes.
      bjs e Obrigada!

  4. Querida Cris, que lindas palavras, que inspiração Divina para falar algo tão bonito e acalentador. Com certeza nos momentos de tribulação não pensamos em algo leve e momentâneo, mas sabemos que a vida é assim… Que tudo passa e que a doença, os apertos financeiros, os sonhos não realizados e que esmagam os planos da gente, são apenas passagens.. como é nossa vida…

    Na época que pai estava doente e todos sofrendo muito, um senhor, inclusive ministro da palavra também da minha igreja, o mesmo que fez meu casamento e batizou Maria, disse um dia quando ele perguntou sobre o pai: é preciso ter serenidade.

    Fiquei com aquilo na cabeça e me esforçava a ter e passar pra frente pros meus parentes que também sofriam. Não adianta perder o controle, é preciso serenidade apesar do sofrimento, pois tudo está nas mãos de Deus e só Ele sabe o que será preciso naqueles momentos, só Ele sabe o que é certo, só Ele sabe de todas as coisas..

    Foram importantes suas palavras.. que pensemos assim… Em momentos de tribulação lembrar e tomá-la como Leve e Momentânea!

    Parabéns Cris e que o Divino Espírito Santo continue e iluminando. Amém!

    Beijos beijos

    1. Pois é amiga… no momento da tribulação palavras como serenidade e leve não combinam.
      Mas Deus sabe de todas as coisas… e se ainda temos dúvidas, Ele com seu infinito amor nos capacita!
      Obrigada por suas palavras… bjs

  5. Muito lindo ler isso amiga!! Devemos crer e confiar, mas também reagir!! “Não há tempestade que dure para sempre”

    1. Sim, nada dura pra sempre!!
      E entrar em ação é muito importante pra reverter nosso quadro. bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *