Como os esportes são importantes no desenvolvimento do seu filho

Todos nós sabemos que as crianças cada vez passam mais tempo á frente do computador ou da televisão e apenas fazem isso e passam cada vez menos tempo com os amigos ou mesmo a fazer algum tipo de exercício.

Eu não sou quem vocês costumam ver por aqui. Chamo-me Ricardo Pereira e estou aqui hoje como convidado especial.

Decidi destacar isso para dar a minha versão. Querem saber qual o motivo de eu saber o que estou a falar? Porque fui uma dessas crianças. E ainda hoje isso acontece, agora não para ver filmes ou jogar como a maioria das crianças ou brincar no Facebook mas sim por motivos profissionais.

esportes-sao-importantes-no-desenvolvimento-do-seu-filho

Voltando ao assunto, para uma criança é muito importante que ela pratique algum esporte e por múltiplas razões como já vai poder ver:

Ele vai ser muito mais saudável

Dependendo do esporte, é verdade que ele pode se machucar, mas não contando com acidentes que acontecem com toda a gente, o seu filho vai ter muito mais saúde, melhorando a sua condição física, ajudando a manter um peso normal, evita futuros problemas cardíacos ou respiratórios, entre outras coisas.

Isto devia já ser suficiente para o ter convencido, mas se ainda não foi, então continue a ler…

Melhor capacidade cognitiva

O seu filho vai certamente criar um raciocínio melhor e mais rápido, isto porque todos os esportes exigem um certo nível de estratégia e decisões rápidas, as quais vão treinar e desenvolver o cérebro do seu filho.

esportes-sao-importantes-no-desenvolvimento-do-seu-filho-1

Mais sociável e com mais amigos

        Uma criança deve sempre poder se divertir para que cresça e seja uma melhor pessoa, podendo experimentar todo o tipo de emoções e ter muitos amigos com quem possa as experimentar e partilhar o que sente.

Nada como praticar um esporte com muitas outras crianças para que comece a criar laços com elas e assim se libertar muito mais e ver o sorriso dele frequentemente.

Ganhar responsabilidade e compromisso

Praticar um esporte traz disciplina para o seu filho. Com o passar do tempo ele vai com certeza sentir vontade de ser melhor e se dedicar mais. E isso faz com que em todas as tarefas ele passe a ser mais empenhado e já estar mais habituado a assumir determinadas responsabilidades e compromissos.

esportes-sao-importantes-no-desenvolvimento-do-seu-filho-2

Então Ricardo, qual esporte recomenda?

Apesar de ambas as vertentes (individual e coletivo) serem boas escolhas e cada uma ajudar mais em determinado aspeto, eu recomendo escolher um esporte coletivo.

Isto porque vai fazer com que ele socialize mais com os companheiros de equipe, que faça mais amigos e a sua mentalidade de compromisso para com os seus companheiros também cresça, ficando assim mais responsável.

A escolha mais normal é o futebol já que é tão popular e quase toda a criança sonha em ser o próximo astro, mas eu não recomendo porque tem muitos a praticar e o seu filho pode se frustar porque não é tão bom como os outros e acabar por ter o efeito inverso.

esportes-sao-importantes-no-desenvolvimento-do-seu-filho-3

Claro, se o seu filho insistir então pode ser á vontade, mas eu recomendo escolher outro esporte, um que talvez seja mais fácil para começar e que ao mesmo tempo não seja tão competitivo logo de inicio.

Uma boa sugestão seria o basquetebol. Não sabe muito bem em que consiste? Então veja este artigo que explica tudo sobre basquetebol.

Conclusão

Por hoje é tudo, espero que tenham gostado da minha participação e se tiverem alguma duvida não deixem de comentar abaixo que a Cris irá me alertar certamente para esclarecer a sua dúvida.

4 thoughts on “Como os esportes são importantes no desenvolvimento do seu filho”

  1. Verdade, post excelente.
    O esporte traz muitos benefícios mesmo, além do físico…
    Também sou a favor dos esportes coletivos.
    Tenho um parente na família do marido, que entrou no vôlei quando criança, e mudou da água para o vinho…
    Era uma criança irritada, sem amigos, tímido, vivia mal humorado no meio da família, e quando entrou no vôlei, mudou completamente em todos esses sentidos e exemplos citados no post.
    Ótimas dicas, Cris e Ricardo.
    Abraços
    Ju

  2. Exatamente fazer esporte é saudável e só faz bem para as crianças
    além dos benefícios para desenvolvimento infantil
    devemos incentivar nossos filhos a praticar esporte.

  3. Amiga, que bacana essa parceria e que importante as dicas e sugestões dele! Adorei..

    Concordo plenamente com todas elas e acho que um esporte onde a criança pode se socializar é muito importante. Esporte é tudo de bom amiga, só traz beneficios na vida da criança, é comprovado. E não só da criança mas do jovem e adulto também. Ou seja.. mexer-se faz parte da vida do ser humano.

    Então vamos sacudir os esqueletos e fortalecer o coração, os musculos e a mente…

    Muito bom.. um beijo doce no coração!

    Tê e Maria ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*