A cada dia percebemos que, após o nascimento dos filhos os casamentos desandam. Infelizmente isso é mais comum do que gostaríamos, e nos faz pensar:
O que será que aconteceu com o relacionamento?
Casamento X Maternidade
Como mulher, mãe, casada a quase 10 anos posso dizer que nós mulheres mudamos da água para o vinho depois da maternidade. É instinto, a nossa natureza nos transforma. E talvez o parceiro nem mais reconheça na mãe, a mulher pela qual se apaixonou.
De modo geral, nem nós mulheres, nos reconhecemos, e por vezes, é mais fácil, mais prático, romper do que reverter a situação. Vivemos numa era de descartar, deletar, excluir e bloquear. A vida moderna, talvez seja a culpada da vez.
Fico pensando: O amor tem prazo de validade? O amor se expira após a chegada de um concorrente [filho(a)]?
Fato é que nossos olhos ganharam um novo amor, nosso colo um novo ser e nossos seios por algum [ou muito] tempo alimenta o nosso bebê.
Tanta coisa muda na cabeça de mãe. E será que o companheiro estava de fato pronto pra toda essa mudança. A concorrência é desleal. E o amor por nossos filhos óbvio que é muito maior… geramos por 9 meses, dois corações batendo em um mesmo corpo.
Ao nascer a voz, o colo, o cheiro e o toque mais desejado é da mãe. Nós mulheres nos vemos completamente absortas a esse novo ser que depende totalmente de nós. Ao amamentar fortalecemos o vínculo, é olho no olho e apesar de não receber nenhuma palavra sequer de retorno, o olhar, o sorriso e o repousar em nossos braços é o pagamento e alimento diário de todo o amor. Amor esse que insisti em crescer desmedidamente, insistentemente.
Onde fica o marido em meio a esse novo amor encontrado?
Talvez sinta-se deixado de lado, talvez não tenha sido alcançado por tamanho amor. E não esteja preparado pra nova vida a ser iniciada após a paternidade.
Sim, nós mudamos. E os pais também mudam. E, se não mudam, ficam pra trás, a vida anda, as pessoas mudam e mudar faz bem. Mudar nos faz melhor.
Talvez para os papais a ficha demore mais tempo pra cair e perceber que… sua vida nunca mais será a mesma de antes, mas poderá ser melhor que nunca!
A vida é feita de escolhas.
O casamento é feito de amor, uma aliança entre duas pessoas que jamais podem desistir uma da outra. Se assim não for, quebra-se a aliança, extingue-se o amor e tudo acaba.
Não permita que a chegada de seus filhos rompa o que você tem de melhor: O amor de sua vida!
Permita-se viver intensamente a paternidade. Se apaixone por esse pequeno ser, que faz parte de você.
E o casamento pode sobreviver e renascer das cinzas, ainda mais forte que antes, maduro para entender e aceitar que as prioridades mudam, mas o conjuge continua sendo o grande amor de sua vida.
Não vale à pena abrir mão de sua família. Insista, persista!
Nós mudamos… como mudamos!
E se nós muitas vezes não nos reconhecemos, imagina o outro.
Mas acho que, com paciência e vivendo a chegada do filho, os pais conseguem compreender essas mudanças, que apesar de serem mais intensas nas mulheres, também acontecem com os homens.
Como tudo na relação é questão de diálogo, isso não seria diferente.
Adequar a rotina, acho que essa é a resposta! Além de diálogo e muito amor. Porque filho só vem para somar…
Lindo texto Cris!
Beijos 😉
Cá, super concordo!
Filhos vem pra somar… e vamos nos adaptando sempre.
Mudanças de fato são quase diárias, mas conversando e apostando sempre um no outro faremos o melhor para nossa família.
bjs
Amiga, amei suas palavras…
Casamento é como o trabalho, se a gente não se dedicar (ambas as partes), ele passa a ser apenas o lugar de devemos ir todos os dias, sem motivação, sem crescimento e melhoria…
Casamento, casa, família, trabalho, tudo é uma construção de amor diário…
Amamos sim os filhos, temos um cuidado enorme no começo e toda a vida, mas o parceiro é a pessoa que estará ali, depois que os filhos forem embora… Por isso, e não só por isso, precisamos cuidar, amar, e curtir a vida juntos.
Filhos é bom, é maravilhoso, mas uma família é melhor ainda…
Acho até que vou usar essas minhas palavras para complementar um post que tenho pendente…rs… Vc me inspirou, amiga….
Bjs
Ju
Ju, vc complementou!!
Família é muito importante e o relacionamento a dois deve ser preservado sempre.
Um dia nossos filhos irão… e a vida a dois continua.
bjs,
Cris!!!!!! Que texto lindo e cheio de amor e verdade amiga!!!
Sim.. tudo tudo muda… é um turbilhão de mudanças e sentimentos em nossa vida e nos perguntamos… como vou lidar com tudo isso? Ou as vezes nem nos perguntamos e vamos vivendo… Deliciosamente, cheia de dúvidas, incertezas e amor que não cabe no peito..
As coisas mudam, o amor com o cônjuge, o relacionamento não é mais o mesmo… é tanta coisa envolvida amiga… as vezes parece que estacionamos aquele amor, mas ele estará ali sempre guardado…
Um filho transforma demais a vida da gente que não há teoria nenhuma que explique..
Maravilhoso e delicado seu texto…
Beijos doces no coração! E sejamos felizes com aquele que nos deu nosso filhos!
Tê e Maria ♥
Sim amiga não tem teoria que explique toda a mudança a partir do nascimento de um filho. Mas eu acredito que o relacionamento pode sim, crescer, reviver, quem sabe até renascer…
bjs e obrigada pelas palavras e carinho, bjs