“Calma aí, Mãe!”

Quem nunca ouviu um sonoro “Calma aí, mãe!” ecoando pelos corredores de casa?

Para nós, mães de adolescentes, essa frase se tornou a trilha sonora da nossa nova realidade. Uma montanha-russa de emoções, onde a cada curva, a cada descoberta, a cada desafio, somos convidadas a embarcar em uma jornada única e desafiadora. E essa jornada tem se intensificado a cada dia. Ser mãe de adolescente é como navegar em um mar desconhecido.

Saudades do tempo que passou

Um dia desses eles estavam no nosso colo, aninhados, dependentes e num piscar de olhos, cresceram!! A cada nova fase, uma nova etapa era vencida, mas fica uma saudade daquela criança, que nos queria o tempo todo. Agora a adolescência é um capítulo à parte. É como se de repente, o botão de “rápido avançar” fosse acionado e, em um piscar de olhos, nosso pequeno se transforma em um jovem com ideias próprias, desejos intensos e uma necessidade quase incontrolável de independência.

“Calma aí, mãe”: A nova senha para a comunicação

A frase “Calma aí, mãe” se tornou a frase da vez da nossa casa {ops, de toda casa de adolescente}. É como se fosse um código secreto, um pedido silencioso para que eu desacelerasse, que eu entendesse que o mundo dele agora gira em outra velocidade. E confesso, que tem sido difícil, pois a necessidade de controlar, de proteger, de guiar, coexistia com a compreensão de que ele precisava trilhar seu próprio caminho, mas, seguimos aprendendo dia após dia.

Novos Desafios e novos aprendizados

Ser mãe de adolescente é como navegar em um mar desconhecido. Um dia estamos celebrando as conquistas, no outro lidando com as frustrações. A independência cada dia grita mais alto e perdemos o controle do antes estava sob nossas mãos. Mas, nasce uma mãe, nasce uma culpa e com ela também nasce a capacidade de nos adaptarmos a fase que está por vir e lá vamos nós para mais um grande aprendizado. Seguimos aprendendo a ter paciência, a ouvir sem julgar, a confiar na capacidade de nossos filhos de fazer suas próprias escolhas.

O poder do amor e da conexão

Apesar dos desafios, o amor que sentimos pelos nossos filhos é a nossa maior força, e nele nos apegamos, nos asseguramos e nos resguardamos na educação que demos a eles, na construção desse ser que quando menos esperamos, cresceram, mais do que pudemos imaginar. Mas, nos impulsionamos no amor, na buscar novas formas de comunicação, a criação de novos laços ainda mais fortes e a celebrar cada conquista, por menor que seja. E é nesse amor que encontramos a esperança de que, juntos, vamos superar todas as fases.

E você, mãe de adolescente, como tem vivido essa fase? Compartilhe suas experiências nos comentários!

2 Comentários

  1. Quanto tempo não passo por aqui e vejo como está grande aquele menino de outro dia, naquelas interações das mães blogueiras.
    Que lindo está o Joseph e que tenha carreira brilhante nos estudos e o Calam ai mãe, seja sempre carinhoso.
    Abraços para vocês.

    1. Author

      Querido Toninho que grata visita!!
      Sim, o menino está um gigante, obrigada pelo carinho.
      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *