Bom, acredito que toda mãe ouviu isso, mas, até que ponto devemos esperar o “tempo deles” ou ir em busca de ajuda?
Meu menino demorou muito pra falar, ele, cantava trechos de músicas, mas não falava, pronunciava algumas palavras, entendia, mas demorou pra falar frases.
Em contrapartida, sempre muito esperto, andou aos 9 meses com 1 aninho praticamente corria, sempre foi muito agitado, com mania de escalar móveis, pular no sofá, curioso… e teimoso.
Quando começou na escolinhas aos 2 anos, foi justamente para ajudar nesse processo da fala e socialização, visto que ele, até então, era a única criança da família. Primeiro neto dos meus pais, primeiro sobrinho, então, podia ser que estivéssemos realizando as coisas por ele, e por, isso a demora na fala e na socialização com outras crianças, afinal… era a única criança no meio dos adultos.
Cada criança tem seu tempo
Com o passar do tempo percebemos que ele conseguia sim, realizar as atividades, mas, demorava um pouco mais que as outras crianças de sua idade. Assim, foi com desfralde, a fala…
Aos 4 anos uma das professoras do Joseph apontou uma falta de concentração, atenção e muita agitação [ele puxava o bonde da bagunça] e me aconselhou a buscar ajuda com psicólogo, claro que, passou inúmeras coisas na minha cabeça, e sempre aquela culpa de ter feito algo errado, talvez?
Enfim, buscamos ajuda e começamos as sessões com psicólogo. Foi praticamente 1 ano de terapia, que nos ajudou muito a lidar com essa falta de concentração e com a agitação.
Pude contar nesse período com a ajuda das amigas Ju Mãe sem Fronteiras e Tê do Bolhinhas de Sabão para Maria onde ouviram meus desabafos, minhas dúvidas e temores. Passar por esse período sozinha, seria muito mais difícil, juntas aprendemos, recebi auxílio, conforto e fomos superando cada sessão.
As sessões auxiliam muito os pais, aprendemos tanto!! E percebemos que meu menino tem suas manias, e não poucas! Ele é metódito, não gosta de mudanças, gosta de saber com antecedência o que irá acontecer. E as as tabelas de atividades, de rotina, nos ajudaram muito. Também começamos a fazer uso de jogos de tabuleiro, para trabalhar a concentração.
Joseph se habitou muito facilmente a esses encontros com o Tio Léo que ele carinhosamente chama. Tanto que na semana que não ía ficava mais agitado.
E ao fim das sessões percebemos que apenas ele precisa de tempo para encarar as mudanças, precisa saber o que vai acontecer no dia a dia, entender que tem hora pra cada coisa, e eu que não gosto de rotina, tive que aprender a estar em uma rotina, que claro podia e pode ser alterada, mas que precisa ser constante.
Aconselho muito a cada papai e mamãe a buscar auxílio, se começar a achar que existe algum problema, no caso do Joseph foi algo sútil, mas, poderia ser algo mais e tratar desde cedo faz toda a diferença.
Pela demora na fala, Joseph ainda encara com alguma dificuldade a questão de ser compreendido, assim recebemos a indicação pra procurar um fonoaudiólogo para ajudar a superar mais esse obstáculo.
Aprendemos juntos mamãe, papai e filhote.
Quero agradecer ao tio Léo pelo carinho, atenção e cuidado.
Leia mais:
Ele tem 2 anos pouco fala, e agora?
Socorro, como, quando começo o desfralde?
E quando o desfralde não acontece?
Desfralde, não é tão fácil assim!
Acho que sim cada criança tem seu tempo e
irá realizar no momento dela seja andar, falar
claro que devemos observar se tem algo errado
mais se não vamos aproveitando cada momento
bjjs
Verdade amiga, cada criança tem seu tempo, e se por ventura a escola indicar ajuda, auxílio, não custa tentar…
Nessas horas, toda a mãe sente um pouco de culpa, mas vc foi corajosa, enfrentou o medo, e com a graça de Deus, e as orientações de profissionais maravilhosos e competentes, obteve resultados positivos…
Graças a Deus foi tudo tranquilo, e as orientações foram proveitosas e alegres para o Joseph e para a família, que recebeu de braços abertos as indicações de atividades rotineiras…
Que bom que vcs encontram profissionais competentes, carinhosos e atenciosos…
Tenho certeza que a fono também será um processo tranquilo e muito satisfatório para o Joseph…
Obrigada pelo carinho, amiga. De coração espero ter ajudado, porque amigos servem para isso…
Fiquei feliz com suas palavras, obrigada.
Beijos grande.
Ju
Oi amiga, primeiramente obrigada pelo carinho. Foi um prazer e sempre é conversar com você sobre nossos filhos… Um amigo é pra isso.. e muito mais né?
Eu acredito nas duas coisas. Que cada criança tem seu tempo e que as vezes precisa de um auxílio profissional.
Maria “demorou” a engatinhar, a andar e a falar. Demorou entre aspas pq pra mim foi tudo dentro da normalidade. Andou com 1 ano e 5 meses e tagarelou mesmo só depois dos 2 anos quando entrou na escolinha. Como sempre fomos 3, talvez precisasse mais crianças para aprender a falar melhor. Dito e feito. Mas era um ritmo normal. Muitas vezes a sociedade cobra andar e bota no andador e prejudica outras coisas… Cobra da gente a criança falar, engatinhar, parar de mamar e aí vai.
Mas claro que existem as dificuldades que devem ser observadas e aí se não estiver dentro do padrão normal de desenvolvimento, se faz necessário procura um profissional, pois só ele saberá lidar com essa parte.
Fico feliz que tenham gostado. As vezes precisamos quebrar também certas barreiras dentro da gente pra ajudar nossos pequenos a se encontrarem.
Linda foto do Joseph e tio Leo. Com certeza foi de grande aprendizado esse periodo dos dois juntos.
Obrigada amiga..
Beijos grandes e fique com Deus
Tê e Maria ♥