E então, as férias chegaram ou estão chegando… talvez apenas um recesso para as festas de fim de ano, mas uma coisa já é certa: nossos pequenos estão em casa e numa animação e pique incontroláveis.
E como driblar tanta energia no dia a dia de casa?
Separei algumas atividades que podemos fazer com eles e contempla os menorzinhos também no sentido de estimular, aprender e desenvolver, aproveitando cada segundo das férias deles ou nossas porque há também aqueles que ainda não vão a escola.
Brincadeiras em casa com as crianças
Algumas sugestões de atividades:
- Acampadentro – Sua sala pode virar um acampamento com muita diversão e criatividade, pode ser também uma Noite do Pijama.
- Karaokê em casa – Quem não gosta de cantar? Momentos de diversão, podendo ensinar suas músicas favoritas aos pequenos.
- Jogos de tabuleiro – Lembro da minha infância, época que não tinha internet e esses jogos era a diversão.
- Uma tarde com as Crianças na cozinha – Preparando o lanche da tarde, ajudando a lavar os legumes, verduras.
- Piquenique na sala ou quintal. As crianças acordam e… lá está o café preparado no chão direito a cesta e todos os quitutes.
- Contar histórias (estimula a fala e a imaginação).
- Teatro em Casa.
- Sessão Cinema em casa.
- Fazer reciclagens – que tal criar os próprios brinquedos? E fazermos cartões para presentear a família e amigos.
- Brincadeiras que estimulem de acordo com cada faixa etária. Ensinar primeiros gestos/falar: dar tchau, mandar beijo, bater palmas. Estimular a fala (elas aprendem nos ouvindo falar é importante falarmos corretamente pra que assim possamos estimular). Ensinar as partes do corpo da criança (a hora do banho é uma delícia pra estimular o conhecimento, ao vestir, secar…). Deixar ter contato com texturas (seja nos livros que tem algumas partes diferentes, justamente pra estimular o tato ou seja em brincadeiras). Estimular a comer sozinho (apesar da bagunça e sujeirada). Deixar ter contato com texturas (seja nos livros que tem algumas partes diferentes, justamente pra estimular o tato ou seja em brincadeiras). Estimular a comer sozinho (apesar da bagunça e sujeirada)
- Rabiscar e desenhar (usar tinta, pincéis, o tato).
- Brincadeiras de nossa infância: Esconde-esconde, Adedonha, Passa Anel, que tal ensinar a fazer barquinhos, avião, chapéu de papel. Eu amava, custo zero e muita diversão.
Se lembrarem mais de alguma deixe aqui sua sugestão, assim incluímos na lista e todas teremos muitas dicas e atividades para brincar muito nesses dias de festas!
Nossa massa demais o artigo, recomendo muito.
curti muito bem feito e facil de entender, valeu
Boa noite. Só estou escrevendo para dizer que gostei da matéria. Parabéns
Amiga, simplesmente amei seu post…
Tenho um post agendado lá no blog, para a semana que vem, dando 20 dicas de brincadeiras para fazer nas férias, com as crianças…rs… Acho que tem até algumas das suas dicas lá…rs
É tão bom dar dicas, ideias, e principalmente viver esses momentos felizes com nossos filhos, não é verdade…
Com a chegada das férias, eles querem brincar, e sempre precisamos fugir do cotidiano, preparando atividades novas…
Adorei o post… Semana que vem, vc vai lá conferir o meu também…rs
Bjs
Ju
Ju, que legal!! Com certeza vou conferir!!
Nas férias temos q ir em busca de atividades e brincadeiras
Bjs
Amigas quantas dicas legais de brincadeiras
karaokê é a que mais brincamos
faz o maior sucesso kkkkkk
até o papai entrar na brincadeira
bjs