Brincadeiras e Atividades enquanto as crianças não vão a escolinha

Por aqui decidimos não colocar o Joseph na creche quando voltei a trabalhar. Estava insegura, não tenho  vivência deste ambiente e na família tem poucas crianças… a minha geração agora que está começando a dar netinhos.  Em minha família (pai, mãe, irmãos) sou a primogênita, então Joseph é o primeiro neto e sobrinho. Já imaginam né?! Minha gravidez foi uma festa e um xodó pra toda a família.

Ao voltar a trabalhar meu bebê estava apenas com 4 meses. Optamos então por deixá-lo aos cuidados de uma senhora que é mãe de uma amiga. Ele fica na casa dela enquanto estou no trabalho, muito bem cuidado e amado. O coração da mamãe agradece muitooooo!!
Mas e agora? 
Ele está com 1 aninho e quase 8 meses, o q fazer enquanto não vai a escolinha?
Tentamos uma vaga na creche da prefeitura para este ano de 2013, mas ficamos na lista de espera. Ao conversar com a pediatra ela orientou a matricularmos no próximo semestre, porque ele já terá 2 aninhos e será uma experiência para o ano que vem.
Mas qual a idade certa de colocarmos nossos filhos na escolinha?
O ideal seria entre 1 ano e meio e 2 anos e meio porque nesta fase é importante a interação com outras crianças, convívio, as relações sociais, troca de experiências e etc. No fundo percebemos o que nossos filhos estão prontos pra essa nova fase. Eles requerem mais de nós, e como são cheios de energia, entusiasmos, curiosidades, querem explorar tudo: banheiro, o vaso sanitário, cozinha, armários, gavetas, subir em tudo, escalar grades, berço, affff… cansei!
Pra contornar toda essa movimentação/exploração precisamos ter jogo de cintura, ainda mais se vc trabalha fora, em que momento parar pra fazer alguma atividade, já q passamos o dia inteiro fora de casa?
Pensando nisto reuni algumas atividades que podemos fazer com os filhotes no sentido de estimular, aprender e desenvolver, aí cada uma utiliza em sua própria rotina.

Brincadeiras e Atividades

– Ouvir/cantar música (a música estimula a dançar, a falar, se mexer…) 
Clique para ver o vídeo: Filhote dançando e mandando beijo
– Contar histórias (estimula a fala e a imaginação)
1 150120131608

– Ter contato com livros, revistas, papel

 210220131849  070120131494
201120121142
– Assistir a dvd’s educativos – Recomendo a sério de Dvd’s da Bebê Mais, quer saber mais clique aqui
030120131425
– Ensinar seus primeiros gestos/falar: dar tchau, mandar beijo, bater palmas, abanar a cabeça
– Estimular a fala (elas aprendem nos ouvindo falar é importante falarmos corretamente pra que assim possamos estimular)
– Ensinar as partes do corpo da criança (a hora do banho é uma delícia pra estimular o conhecimento, ao vestir, secar…)
– Rabiscar e desenhar
??????????????????????????????? 060220131742 060220131747
– Deixar ter contato com texturas (seja nos livros que tem algumas partes diferentes, justamente pra estimular o tato ou seja em brincadeiras)
– Virar as páginas de livros ou revistas sem rasgar.
181120121112
– Empilhar e encaixar objetos.
 090120131510 090120131511
– Estimular a comer sozinho (apesar da bagunça e sujeirada)
 
 030120131418 030120131420

 – Brincar de esconde-esconde

 – Ir até a pracinha, play do prédio e deixá-lo interagir com outras crianças, serve tb reunir os filhos dos amigos e fazer uma farra em casa ou em passeios. A criança precisa de contato com outra criança.  Foto-0029
E vc o que costuma fazer com os pequenos?

7 thoughts on “Brincadeiras e Atividades enquanto as crianças não vão a escolinha”

  1. Eu só discordo de mandar pra creche/escola tão novinho. Claro que nem toda mãe pode/quer ficar em casa e deixar o mercado de trabalho, nesse caso acho até muito melhor que deixar com a babá, por todas as questões de socialização e atividades que você comentou.
    Mas por opção (o melhor pra eles) eu acho que não, já que as mesmas coisas que eles podem aprender na escola/creche tbm pode ser ensinado em casa, em um ambiente mais tranquilo, mais aconchegante, com pessoas do convívio da criança.

    Aqui só coloquei o Enru na escola com três anos, e até hoje me pergunto pq não coloquei com quatro! rs
    Foi bom? Foi. Mas eu poderia ter esperado mais! Esse ano é que percebo que ele está muito mais preparado.

    Deu pra entender meu ponto de vista??? rsrsrs

    beijos

    1. Oi Ivna gostei de seus apontamentos aqui, sabe às vezes fico na dúvida sabe, pq ele fica na casa da Babá e lá não tem atividades… fico preocupada com o desenvolvimento dele. E ainda ele é preguiçoso pra falar, tem dicas pra me ajudar no incentivo??
      Esses dias estava repensando e descartei a creche, pq é o dia todo, mt contato com outras crianças, tem amiguinhos nossos q vivem doentes desde q entraram na creche é complicado, né?!
      Bjss e amo sua participação aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*