Brincar é uma das formas de despertar na criança habilidades que ela mesma desconhece. Brincando ela explora o mundo e aumenta sua capacidade de perceber a si mesma e ao outro. O brincar, desafia, estimula e aumenta o raciocínio, faz com que as crianças busquem respostas diferentes para a mesma pergunta, permite que as crianças recorram ao suas próprias estratégias de pensamento para solucionar questões, a perder e a ganhar, e sempre respeitar o adversário, independente resultado do jogo. Celma Marchetto É brincando que se aprende! Sim, de fato, com simples brincadeiras, ensinamos e eles aprendem. Nessa fase de letramento do Joseph, percebo nele o interesse porLeia Mais…

Para a criança que está em fase de letramento o ideal é trabalhar com tudo ao redor, a rotina e assim ensinar de maneira lúdica as letras e palavras. E tendo um alfabeto móvel, trazemos as letrinhas para as brincadeiras. Vou percebendo que naturalmente vem a curiosidade e Joseph se pega a querer ler, esses dias mesmo no supermercado ele estava lendo Lima (sobrenome dele) na embalagem de gelatina de limão, e em cada coisa ele procurava nossas letras. A partir desse interesse vamos trabalhando e incentivando mais. E ter um Alfabeto Móvel ajuda a criança na linguagem, familiarizando com a comunicação e encorajando a leitura/escrita/fala, ajuda naLeia Mais…

Em meio as minhas pesquisas e leituras sobre o letramento surgiu a dúvida: Letramento ou alfabetização? “Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportesLeia Mais…

E por aqui a um tempinho começamos a incentivar o conhecimento das letras do alfabeto, dizemos por aqui as letrinhas do alfabeto. Conversei com a querida Andrea do Coisas da Lara que me deu algumas dicas para começar e se quiser conferir é só correr no blog: Coisas da Lara aba letrar ou acessar o IG Coisas da Lara. A primeira dica que ela me deu foi espalhar pela casa o nome dele. Ele precisa ver em todo canto Joseph! E lá fomos nós a tarefa! Em meio a essa nova fase fiquei de olho em letras em EVA e alfabeto móvel. Foi aí que os Dindinhos presentearamLeia Mais…