Beterraba no feijão aumenta o aporte de ferro?

E vamos com postagem Fale com a Nutri Vivian @vivianutri em parceria com a mamãe e amiga Dayane @maesemfiltrorj 

Olá mamães, na última postagem falamos sobre as diferenças entre a alergia a proteína do leite de vaca (APLV) e intolerância à lactose. Se você ainda não leu vale a pena conferir a leitura.

Hoje vamos falar sobre um assunto que todas nós mamães ouvimos desde a nossa infância, a tal da beterraba no feijão para aumentar o aporte de ferro, muitas fazem isso para evitar ou melhorar o quadro de anemia. Será que isso é verdade? Será um mito?

A anemia ferropriva (deficiência de ferro) atinge bilhões de pessoas no mundo e é causada pelo desequilíbrio na quantidade biodisponível de ferro e sua necessidade orgânica. No Brasil, a anemia ferropriva foi apontada como uma das maiores deficiência na infância.

A beterraba é um alimento muito bom para a alimentação com inúmeros benefícios para a saúde, como fonte de energia, antioxidantes e ajuda no desempenho de atletas por aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos. Entretanto a beterraba NÃO É FONTE DE FERRO! Simmmm é verdade rsrsrs… a beterraba é rica em carboidratos.

Além de não ser fonte de ferro, a beterraba contem o ácido oxálico. Quando a beterraba é cozida com o feijão, o oxalato se liga ao ferro heme (forma de ferro menos biodisponível encontrada nos vegetais e leguminosas como o feijão), reduzindo assim a absorção do ferro do feijão.  Então a biodisponibilidade do ferro depende da composição e forma como os alimentos são consumidos e da combinação destes na dieta

Nutri, então a beterraba não é boa para a anemia? Cozinhar a beterraba não aumenta o ferro no feijão? A resposta é NÃO! Mas calmaaaaa mamães, o ferro que tem maior biodisponibilidade no nosso organismo, ou seja, o ferro que é melhor absorvido é o ferro heme, o qual é de origem animal (carnes e ovos).

Uma super dica para você mamãe é: oferte ao seu filho uma fruta rica em vitamina C (acerola, laranja, kiwi, maracujá, morango…), após o almoço e o jantar. A vitamina C aumenta a absorção do ferro. Outro ponto super importante, não oferte sobremesas a base de leite, ricas em cálcio, logo após as grandes refeições. Isso porque o cálcio também prejudica a absorção do ferro.

Coloque essas dicas em práticas e garanta que seu filho tenha uma boa oferta e biodisponibilidade de ferro na alimentação.

Deixe suas dúvidas nos comentários. Estamos aqui para ajudar, pois tenho certeza que juntas venceremos todos os desafios desse mundo fantástico da maternidade.

Vivian Soares, Nutricionista PhD.

Instagram: @vivianutri

Referências:

FANTINI A. P. et al., Disponibilidade de ferro em misturas de alimentos com adição de alimentos com alto teor de vitamina C e de cisteína. Ciênc. Tecnol. Aliment., 28(2): 435-439, 2008.

1 thought on “Beterraba no feijão aumenta o aporte de ferro?”

  1. Bom dia meninas!! Estou pasma… rs .. De fato essa tradição de cozinhar a beterraba no feijão é antiga, la em casa pai fazia assim…
    Vivendo e aprendendo… Esse quadro está excelente amiga Cris.. Quanta informação não é mesmo?
    Parabéns à vocês pela parceria à Nutri Vivian…

    Amiga. não esqueça de perguntar a ela sobre a pergunta que fiz no post dos alimentos congelados.. Se podemos colocar os alimentos feitos no almoço, ainda quentes na geladeira ou se posso esperar esfriar.. etc.. A preocupaçao em esfriar é a degradação do alimento do lado de fora…
    Uma vez vi na televisão que não ha problema em colocá-los quentes pós refeição, que a única coisa é que puxa mais a energia da casa… Seria isso?
    Outra pergunta é em quanto tempo do lado de fora eles começam o processo de degradação…

    Beijos, obrigada

    Tê e Maria ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*