Benefícios das Atividades extracurriculares

Você sabia que as Atividades extracurriculares ajudam a estimular o raciocínio e desenvolver a responsabilidade desde a primeira infância?

Confesso que eu não sabia disso, mas ao receber a pauta do Kumon achei super pertinente trazer o assunto aqui para o blog e conversarmos sobre esses benefícios. Segundo o Kumon: As atividades extracurriculares estimulam o raciocínio e desenvolvem responsabilidade, independência, disciplina, além de ajudar a despertar o gosto pelo conhecimento desde a primeira infância. É nesta fase que o cérebro se torna mais ativo e por isso as crianças têm mais facilidade em reter e memorizar informações. Ensinar a criança desde cedo a ajudará nos estudos futuros, isto é, ela terá mais agilidade em aprender conteúdos novos. 

“Acreditamos que a cada criança deve ser tratada individualmente, inclusive com relação ao tempo de aprendizado. Um dos nossos objetivos é incentivar a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de cada um”, diz Giovana Maria de Almeida, Coordenadora Pedagógica do Kumon. A rede de franquia disponibiliza um material didático focado e individualizado, “fica mais fácil descobrir quais são as fortalezas e dificuldades de cada criança”, completa Giovana.

O que de fato faz todo o sentido. Estimularmos nossos filhos o gosto pelo conhecimento, com brincadeiras pedagógicas, lúdicas, sensoriais, estimular o contato com os livros e criar um hábito de leitura. Além da prática de esportes, aula de música, dança…

Semana passada o Kumon fez uma live juntamente com a Marrie do Mamãe Plugada onde ela contava sobre essa rotina e benefícios das atividades extracurriculares e a importância da rotina.

“A criança precisa de horários para realizar as atividades, mas sem deixar as brincadeiras de lado. Criança tem que ser criança. Este ano, além da escola regular, ela começou com as aulas extracurriculares de matemática e inglês. Desde o início ela se adaptou muito rápido”, diz Marrie. Hoje a menina de quatro anos também faz aulas de ballet e adora brincar em casa. De acordo com a mãe, ela é uma menina motivada, já tem um grande senso de responsabilidade.

Para que dê certo é importante criar o hábito de uma rotina onde se encaixe tudo perfeitamente. E os estudos do Kumon proporcionam  momentos de estudos, que são diários, inclusive nos fins de semana e feriados, nos habituamos com eles e o pequeno estudante já segue com seu material e o relógio a postos pra marcar a data de início e fim dos exercícios, é simples assim. Não tem estresse! Virou hábito.  

Joseph  faz Português e Matemática no Kumon, aula de Música, Natação, além da escola regular. Com cada coisa a seu tempo a gente percebe [e eu preciso confessar] que o tempo rende com uma rotina organizada. Não faltando tempo para o brincar, passeios e ainda tempo livre.

Saiba mais:

*Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*