Aprendendo a se cuidar sozinho
E este foi o tema proposto no Mamães em Rede. E está aí um assunto que rende pano pra manga… pra camisa inteira!! Como comentei lá… Confesso não achar fácil essa autonomia infantil. Sei que precisamos estimular, mas acredito muito que cada criança tem seu tempo. E que devem ser crianças até onde der… sei lá… penso assim.
Em alguns aspectos Joseph vai bem, mas eu outros ele se enrola… e perde a paciência por não conseguir fazer sozinho. É um jogo de paciência aqui em casa, deixá-lo fazer sozinho e se conter em apenas observar, deixar quieto sozinho até ele conseguir. Por vezes fica nervoso, chora, grita, por não conseguir, tentamos acalmá-lo e explicar e ensinar da maneira correta. Ele fica meio desconfiado e ainda chateado.
Mas, o que percebo por aqui é que meu menino tem dois extremos:
1- O que é do interesse dele ele faz, aprende e domina
2- O que não é do interesse… simplesmente não liga e custa a dominar.
Então, voltando a questão de que cada criança tem seu tempo, assim também acredito que seja na autonomia. Algumas coisas por ele mesmo ele já domina, andou com 9 meses, come sozinho a muito tempo, escolhe o que quer vestir, o que quer brincar, escutar… assistir.
Mais não dava a mínima para a questão do desfralde… simplesmente, não o incomodava… e custamos a dar conta do processo. Assim também é no se vestir sozinho… ele não dá a mínima! Ensinamos, mostramos, mas ele, (parece alguém que conheço- Eu!) e quer fazer tudo ao mesmo tempo, não dando devida atenção.
Então, respondendo a pergunta: Você estimula seu filho a ter autonomia?
Eu diria que incentivo ao passo do interesse dele.
E no auge dos seus três aninhos acredito que está muito bem.
E por aí? Como se dá a autonomia dos pequenos? A que passo anda?
Participe conosco usando #fezsozinho #mamaesemrede no Instagram: @mamaesemrede e se fizer um post sobre o assunto nos avise que incluíremos seu link.
Se quiser ler mais sobre autonomia infantil acesse aqui
Oi amiga que post legal, eu super apoio a autonomia infantil, acho importante para a independência da criança.
Aqui em casa estimulamos sempre seja na hora de se vestir, calçar um sapato, comer sozinha, guardar seus próprios brinquedos após a brincadeira…
Grande beijo
http://www.amaedadri.com/
Amiga é importante orientarmos e ensinarmos a se vestir e fazer algumas coisas sozinho. Mais não apoio tanto essa independência… acredito que tem q ser mais gradual.
bjs
as crianças devem ter suas particularidades desde cedo, é importante! bjo
Verdade amiga… as crianças e suas particularidades, afinal são únicas, bjs
Cris que post bacana, eu incentivo a autonomia desde de sempre, mas vou ser sincera que muito mais pela escola. A escola incentivava e acabei indo na onda, deu certo. Ela é uma menina madura
Beijos
Pois é amiga a escola estimula muito e vamos acompanhando pra os pequenos não ficarem pra trás… bjs
Esse é um tema importante e realmente complicado porque temos um instinto de fazer por eles absurdo não é? Tento estimular no que posso e até acho ele bem independente, mas preciso melhorar!
Abraços
http://www.20minutospratudo.com.br
Sempre precisamos melhorar… e isso é bom.
Quanto a independência deles cada um ao seu tempo… não é?
Oi Cris, linda do meu coração.
Penso como vc amiga, cada criança tem seu tempo e da a devida importância para aquilo que lhe satisfaz, e ultrapassar esses limites, de forma a não observar como conquista-los, é perda de tempo e muito stress para ambos os lados… Cá prá nós, 3 aninhos é bem criança… Meu Vitinho com 4 anos e meio eu acho que ele só tem tamanho, e não passa de um bebezão…rs
Faço meu papel de mãe, de estimar as coisas que acho importante, mas sempre respeitando o tempo do meu filho… Por exemplo, a escola dele acha que devo tirar a mamadeira e chupeta e eu acho desnecessário… Não acredito que isso seja tão maléfico a ponto de ter que tirar assim… Acho que até os 5 anos de idade ou até entrar no ensino fundamental, no primeiro ano, muita coisa podemos ensinar, sem pressa, sem pânico… Cada criança tem seu tempo, vejo crianças com menos de 2 anos totalmente independente, fazendo de tudo, e outras mais tranquilas… Sem comparação, e na hora certa, as coisas vão acontecendo…. O que não podemos é deixar de ensinar, incentivar…
Beijinhos para vcs…
Ju
Pois é amiga… tb tenho meu menino como um bebezão!! kkk
E adorei vc compartilhar conosco sua opinião… estamos em sintonia não é?
Eu acredito muito no tempo para cada criança… umas se apressam mais outras são mais devagar e vamos incentivando ao passo do interesse deles.
bjs
Ai amiga vai dando um aperto no coração né? A gente quer eles sempre no colo, mimando! E acho que a escolinha faz com que eles fiquem bem mais independentes!
Dá sim uma dó… aí na escolinha observam alguns amiguinhos fazendo as coisas… e lá vão copiar e tentar fazer tb!
Crescem amiga… e passa rápido demais, bjs
Concordo plenamente com você Cris,
Temos que incentivar, mas cada um tem seu tempo.
Nunca forçar demais a nada, tem que ser natural.
bjcas
http://www.estou-crescendo.com/
Verdade amiga. Deixar bem natural, bjs
Também acredito que cada criança tem seu tempo… sempre estimulei as meninas para que tivessem autonomia mas sempre respeitando o tempo e o limite delas a Julia sempre aprendeu bem rápido e é super independente desde pequena já a Sofia aprende mais rápido o que é de seu interesse…
Bjs
Pois é querida Jenifer, eu acredito que faça parte da personalidade deles, então, se estimulamos demais, pode ficar forçado… com você mesmo, percebeu a nítida diferença. Obrigada por compartilhar conosco, bjs
Cris, aqui dou e incentivo demais esta autonomia. É difícil no começo só ficar digamos de “butuca” rsrsrs mas é enriquecedor.
Com três anos começou a escovar o dente sozinho eu só supervisionava e faço isso até hj e ele vai escova novamente sem problemas.
Banho sozinho desde os dois anos e também só vou relembrando, olha já lavou tal coisa rsrsrs
Lição de casa faz sozinho, só acompanho e por ai vai é bom ensina a ter responsabilidade por si, pelos outros até e pelas coisas dele.
Bjs
Amiga acredito nesse enriquecimento… e vamos ao passo deles, o seu moleque já se animou cedo em fazer as coisas sozinho isso é muito bom.
bjs
Eu sempre estimulei a autonomia na Bia, não sei se já faz parte da personalidade mas hj em dia ela se vira muito bem em qualquer lugar!
E isso é muito bom, tb acredito que seja por personalidade. bjs
Por aqui tenho uma pequena de 3 anos que quer fazer tudo sozinha!!! Acho ótimo incentivar e estimular a autonomia mas, as vezes cansa neh!!! Porque o que demoraria 5 minutos viram 10,15 para eles fazerem. haja paciência….mas faz parte da maternidade!!!
BJKS
Sim, amiga cansa… requer muita paciência e vamos q vamos vibrando e torcendo a cada conquista. bjs
Eu também incentivo. Aqui minha baby está com 1 ano e 9 meses, deixo ela fazer algumas coisas, comer sozinha, beber em copo de vidro, ter acesso a pia do banheiro para lavar as mãos, ter fácil acesso aos seus brinquedos e assim vamos indo. No que ela precisa de ajuda eu ajudo, no que está se virando bem, só observo!
Bjs
E já está se virando bem né? E se vão assim a gente vai observando e acompanhando, bjs
Isso mesmo amiga, cada criança tem seu tempo e aqui em casa a Larah mesmo com 1 aninho tem aprendido muitas coisas.
Beijos
Adri
Tb acredito nessa máxima cada criança a seu tempo. E vamos ao passo deles, bjs