As letrinhas de mãozinhas dadas dando aula pra vida!

Por que elas dão aula pra vida? Porque estão unidas!!

E é assim que vamos aprendendo a cada dia, nessa maternidade que nos faz enxergar as pequenas coisas de maneira totalmente diferente.

Somente estando juntos, unidos é que prosseguimos dia após dia. Como as letrinhas cursivas, elas estão unidas uma a outra. Uma não solta a mão da outra! Assim meu menino foi aprendendo, que elas precisavam estar de mãos dadas. Mais fácil entendimento, mais objetivo para colocar em prática.

A letra era bastão…

Recapitulando a história… Meu menino foi alfabetizado na letra bastão, e assim foi avançando as séries sem que a letra fosse cursiva. Como ele avançou na série escolar em 2017 e por ter entrado no meio do ano, a escrita cursiva não foi trabalhada. Chegou o segundo ano e lá estava ele escrevendo bem, mas, em letra bastão. O que percebíamos era que ele vinha pra casa sem haver conseguido copiar do quadro toda a lição, pois a letra bastão por não ser unida levava mais tempo pra escrever, com a demora, o tempo da aula acabava e o dever de casa vinha incompleto. Nem sempre ele conseguia acompanhar a lição da amiga da turma que sentava ao lado, pois a letra era de mãozinhas dadas.

Durante as férias escolares, em nossas idas as aulas no Kumon, conversei com a orientadora, que nos propôs a alfabetizá-lo na letra cursiva, claro que topei o desafio e a partir daquele momento, todas as lições do Kumon de Português deveriam ser preenchidos na letra cursiva.

Desafio pra ele… Desafio pra encararmos juntos.

Em cada lição eu precisava estar ao lado para auxilia-lo, colocando como se escrevia as palavras na letra cursiva pra que ele fosse copiando, assim seguimos por um mês e ele logo foi ganhando agilidade e autonomia na escrita cursiva.

E eu… que de mãozinhas dadas quase não escrevia, porque vamos modificando a nossa grafia com o decorrer dos anos, tive que me reeducar na letra redondinha e que não podia largar a mão uma da outra, para ensina-lo durante esse período. E foi aí que percebi o quanto era difícil não mais escrever da minha maneira, mas, escrever da maneira que todas as letras ficassem juntas, para que ele reproduzisse corretamente.

E não foi fácil!

Escrever de maneira livre… a nossa maneira, é muito mais fácil. Mas, escrever assim juntinhos… deu um certo trabalho. E não era mais a minha grafia… confesso que tem vezes que escrevo e eu mesma não compreendo (rsrsrs…) mas, eu amo o meu modo de escrever… amo a mistura que faço entre a letra cursiva e a letra bastão, na minha grafia faço as duas juntas.

A gente vai percebendo o quanto vamos tomando a nossa maneira tudo que aprendemos. A minha letra apesar de não ser totalmente unida, algumas letras insisto em deixá-las mais separadas, ainda assim são juntas e por serem assim é que facilitam a escrita mais ágil.

Enfim, foi uma lição que tomei pra minha vida… estar junto, mesmo quando cada qual faz ao seu modo, ainda assim é mais que necessário. Pois quem somos sozinhos? Mas, olha o quanto podemos fazer juntos!!

Lá foi meu menino desbravando mais um desafio…

Ah! e nunca mais veio pra casa sem ter tomado nota de toda a lição do quadro.

Vamos estar juntos! Até na grafia!! De mãozinhas dadas é bem melhor!

E não poderia deixar de agradecer ao Kumon por mais esse cuidado na ensino ao meu menino, em especial a Simone Silveira orientadora da Unidade Bonsucesso aqui no Rio de Janeiro, por esse olhar atendo em cada detalhe… desde a escrita dos números, até a letrinha cursiva que com o olhar dela avançamos!

Sou grata por fazer parte! E meu menino com muito orgulho é um Embaixador Kumon!

Saiba mais:

*Publicidade

1 comentário

  1. Puxa amiga, que relato maravilhoso de caminhada, aprendizado, crescimento…
    Como é importante esse olhar atento para desvendar as dificuldades enfrentadas diariamente, para juntos buscar uma solução.
    O trabalho do Kumom é incrível, e toda a dedicação e esforço de todos juntos, esse menino está indo longe, parabéns para todos!!!
    Deus abençoe, que essa jornada possa ser mais leve, com muito aprendizado novo pela frente…
    Fico feliz com esse crescimento e relato!!
    Beijos doces,
    Ju

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *