“Adolescência dos filhos! Estamos preparadas para sua chegada?”

Eu não sei como responder essa questão sobre a Adolescência dos filhos, talvez por ainda perceber meu menino sendo criança e não tendo nuances de uma pré adolescência… mas, fiquei pensando sobre isso e talvez nem mesmo a mãe que esteja vivendo sabe bem o que dizer e proceder quanto a adolescência dos filhos. E ainda mais, acredito que nunca estaremos preparadas pra cada nova fase da maternidade.

Conforme eles crescem vamos percebendo nossos bebês alcançarem sua autonomia e independência. Porque a verdade é… mãe é um turbilhão de sentimentos e emoções e ao mesmo tempo que esperamos que eles cresçam, do mesmo modo queremos sempre ter o controle. E creio que a adolescência vem justamente pra romper esse controle.

Eu não recordo tão bem de minha adolescência, confesso que minha memória é um tanto seletiva… logo de minha adolescência só recordo as crises de teimosia, os ânimos a flor da pele e de minha entrega as leituras que era o meu melhor refúgio. Mergulhava nos livros, as conversas agora eram escritas nos diários, eu amava escrever, contar detalhes do que sentia e vivia… contava os sonhos que tinha. E o lugar preferido era meu quarto, que na verdade era dividido com as minhas irmãs, então privacidade era coisa difícil. Acho que adolescente, busca isso, um canto pra si, seu espaço, seu tempo… seu calar… SUAS coisas do SEU jeito. O que pra mãe é absurdo porque queremos “controlar” tudo! Saber de tudo!

Fico pensando em como meu menino irá se portar… por vezes acho que o lado teimoso que ele claramente herdou de mim, irá ser bem veemente, já tenho resquícios desses ímpetos teimosos… agora imagina dois teimosos batendo de frente… minha gente não vai ser fácil.

Acredito que nessa fase eles se fecham pra descobrir de fato suas reais preferências. Aqui meu menino sempre gostou de música, acredito que na adolescência ele deverá se jogar em SUA música, fazer SEU som…

Mas, eu aprendo a cada dia a curtir o que de melhor cada fase tem a nos ensinar. E talvez a adolescência venha ser a maior prova de resistência materna, mas seguindo o mantra… essa fase também vai passar!

Na Casa da Vizinha

Outras Participações:

Nossa próxima abordagem será em 18 de setembro. Tema: Ensinamos nossos filhos a lidarem com a frustração?

Abordagem:

  • Será que de fato conseguimos preparar nossos filhos a lidarem com a frustração?
  • Quantas vezes nos desdobramos para atender aos desejos dos nossos filhos?
  • Em brincadeiras e jogos nem sempre perder é levado de uma maneira saudável… Mas, não podemos deixar as crianças ganharem sempre. Simplesmente porque não podemos satisfazê-los a todo o momento.
  • A decepção, o Não é necessário! E por mais que doa em nós, precisamos preparar nossos filhos para essas situações.
  • Dividir brinquedos, lanches deve ser incentivados… mas, se o filho não quer, como proceder?

Como funciona a BC (Blogagem Coletiva)

♥ No terceiro domingo de cada mês, faça uma postagem no seu blog sobre o tema proposto, com o mesmo título da BC no seu texto. Lembre de mencionar que faz parte do Projeto: Na Casa Da Vizinha – Blogagem Coletiva uma iniciativa de Cris Philene e Tê Nolasco,
♥ Link nossos blogs ao nome!
♥ Feito isso compartilhe o seu link aqui nos comentários, para que possamos inserir à nossa publicação.
♥ Não deixe de visitar e comentar também em quem está participando

6 Comentários

  1. Amiga penso como você, cada fase é única e só sabemos quando chegar lá…rs
    E na verdade não dá para prever ou se preparar, porque a vida é uma caixa de surpresas, mas de uma coisa eu sei, oro sempre pedindo para Deus colocar pessoas boas em seus caminhos e lógico, faço a minha parte diariamente na educação diária…
    Todo adolescente quer ficar sozinho, mas como eu sempre me senti sozinha desde a infância, isso não foi um problema… Na verdade como eu sempre estava pelas casas dos outros, sendo cuidada, quando fui adolescente minha alegria continuo sempre estar pelas ruas e depois fui nas baladas por um tempo… Mas os pais precisam ter pulso firme, porque adolescente não é adulto, então eu creio que precisam sim ser vigiados e cuidados… Não acho que precisam ser vigiados 24 horas, mas também muita privacidade não é legal não, principalmente nos dias de hoje…
    Ai amiga, escrevi demais, dá até um post…rs
    Beijos doces,
    Ju

  2. Oi Cris, é bem assim como diz no seu depoimento, não tem como saber como será, mas o bom é sempre ter esta consciência de estar aprendendo com ele a como se comportar às mudanças que virão do Joseph.
    Belas fotos deste menino bonito alegre.
    Um feliz Setembro para vocês com muita alegria e paz. Seja um mês florido para vocês.
    Meu terno abraço.

  3. Oi Cris!

    Estamos na mesma embarcação da espera, com a Laura também!

    Joseph então tem talentos musicais?! Lindo de se ver!

    Enquanto esperamos pela adolescência deles, vamos também nos esticando em alto valor de doação, nunca negligenciados. Mas sempre amados, pois este – o amor – é quem nos capacita para esta e todas as demais fases que virão.

    Beijo!!!

    Renata e Laura

  4. Amiga bom dia!
    Perfeito! Texto lindo que mostra a espera e o não saber o que virá. Virá desafios? Sim, mas eles são superados com todo amor que só uma mãe sabe ter… e isso você tem de sobra!

    O mantra é esse mesmo: “isso também vai passar”

    Com todos os desafios amiga, é lindo ver nossos filhos com suas vontades, maturidades, gostos e lindos!
    Vamos aproveitando cada fase com muito amor, sem perfeição porque ninguém é perfeito, mas tentando fazer tudo da melhor maneira possível.

    Obrigada amiga pela participação em mais uma BC do nosso projeto lindo!

    Beijos

    Tê e Maria ♥

  5. Oi,Cris!

    Melhor mesmo é nem se preocupar com o que virá …Certo é que na CERTA, vais saber que a adolescência chegou…E vais te assustar, mas depois vais encarar como tudo na vida. Passa, tem que ser vivida pois senão ficam velhos babacas que querem ser e ter condutas de adolescentes, rs… Lindo teu filho! beijos, tudo de bom,chica

  6. Cris, bom dia!
    Você definiu muito bem, com uma palavra, o que você ainda vai passar!
    “Controle”. Sim, essa fase nos desafia porque esse controle da maneira que tínhamos antes, se perde, se molda completamente.
    Mas é uma fase cheia de beleza e assim será com Joseph, que por agora vive intensamente a sua infância!

    Espero que possamos estar por aqui, nessa pracinha virtual para vermos a linda transformação do teu menino!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *