A pega correta da mama

Estamos na Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM quero compartilhar com vocês algumas dicas para a pega correta da mama.

Eu tive muitas dificuldades em fazer com que meu filhote aprendesse a pega,  não sei se por conta de não ter o bico… ou melhor eu achar que o bico é principal pra amamentar.

Mas o que mais acontece com cada uma de nós é achar que iremos com o nosso pequeno pra casa e daremos mamar, assim muito fácil, mas não é assim. Cada mamãe tem um história pertinente ao início da amamentação e essa história nem sempre termina com um final feliz.

Para amamentar precisamos de muita paciência, informação, apoio. Todo o apoio é necessário para que não desistamos nos 15 primeiros dias que são cruciais, porque o bebê mama a todo tempo e nós mamães recém chegadas neste novo universo, nos vemos com bicos machucados, doloridos, chegando a “queimar”, e ainda assim insistindo em dar de mamar ao nosso filhote, se isso não é amor eu não sei o que pode ser, mas a sua história não pode parar aí.

Para amamentar realmente precisamos de todo apoio possível, se você não pôde amamentar que seja porque tentou mais que tudo, mas que não foi possível do que desistir sem ao menos começar.

Por minha experiência digo a cada uma mamãe procure o Pediatra logo na primeira semana de nascimento do bebê, pois apesar de lermos e alguém tentar nos explicar, a orientação médica é sempre a melhor. No consultório sua médica te colocará pra amamentar e te ensinará a postura correta.

Mas o que é a “pega correta”?

É a maneira correta de colocarmos o bebê ao seio para amamentar. Cismamos que o bebê tem que pegar o bico, só que não é o bico o X da questão.
Imagem Guia do Bebê
Imagem Guia do Bebê

A “Pega” ao seio está adequada se o bebê está:

  • Boca bem aberta;
  • Lábios virados para fora;
  • Queixo tocando o peito da mãe;
  • Aréola mais visível na parte superior que na inferior;
  • Bochecha redonda (“cheia”);
  • A língua do bebê deve envolver o bico do peito.

Para o momento das mamadas procure um local adequado, onde ficará bem acomodada, veja na imagem as posições:

breastfeeding lying down

• deitar e colocar o bebê em posição paralela a seu corpo

breastfeeding with pillow

• segurar o bebê no colo em posição transversal, “barriga com barriga”, utilizando o braço contrário ao seio em que ele está mamando

breastfeeding baby

• segurar o bebê no colo em posição transversal, utilizando o braço do mesmo lado do seio em que ele mama

mum breastfeeding baby

• segurar o bebê passando-o embaixo do seu braço, do mesmo lado do seio em que ele está mamando, sentando de pernas cruzadas na beira da cama ou usando duas cadeiras ou o sofá

• colocar o bebê “de cavalinho” em uma das suas coxas, deixando-o de frente para o seio

mum breastfeeding twins

• usar qualquer combinação citada no caso de ter gêmeos e desejar dar de mamar ao mesmo tempo

Mune-se e informe-se de todas as formas possíveis para que o momento da amamentação traga prazer e lembre-se amamentar faz muita diferença, pois o leite materno é o melhor alimento para o bebê.

Leia mais sobre Amamentação:

 

2 Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*