Não é só de ovos de chocolate que a páscoa é feita.
Por isso resolvi reunir alguns significados e simbologia.
Páscoa (do hebraico Pessach), significando passagem através do grego Πάσχα). Significa para os judeus a Libertação da escravidão do Egito, como próprio nome diz passagem… marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se abriu para o povo de Israel passar e ser conduzido por Moisés a Terra Prometida.
Na Páscoa celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação na Sexta-Feira Santa ou Sexta-feira da Paixão.
Nesta época os católicos evitam comer carne, peixes e bacalhau é o cardápio da Semana Santa – bom, eu adoro, me lembro da infância, que íamos pra casa da minha avó onde se reunião todos os filhos e netos.
Para os evangélicos o significado é a Paixão de Cristo por cada um de nós. Ele se entregou pra morrer em nosso lugar e no terceiro dia Ressuscitou!
Datas assim são para serem passadas em família. Mesa posta e um momento de gratidão ao Senhor.
Agora e os coelhos?!
Fico aqui pensando de onde surgiram… e eles nem colocam ovos?!
Vamos entender o que aconteceu…
Nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.
A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.
A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.
O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.
Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.
A Colomba Pascal é o bolo em forma de “pomba da paz” significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.
Quaresma significa os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.
Como comemorar?!
Da sua maneira e a seu jeito, eu prefiro ver essa época assim: época de presentear, adoçar a vida dos pequeninos e porque não dos adultos! Época também de alimentar a fantasia… os comerciais são mágicos… pegadas de coelhos, ovinhos escondidos e claro que surpresa dentro dos ovinhos!
Só precisamos dosar na questão do consumo, porque tudo demais faz mal, escolher com cuidado o que vamos oferecer, afinal são pequeninos e pelo certo os chocolates deveriam vir só depois, mas como não oferecer? como não ver a alegria e a carinha surpresa na abertura daquela embalagem mágica?
Além dos ovos de chocolate temos uma série de opções a presente, seja criativo, faça você mesmo, ou melhor crie algo com as crianças, jamais esqueceram.
Mas não se esqueça do mais importante que é ensinar o verdadeiro sentido da Páscoa.
Uma Feliz Páscoa pra todos!
Cris querida, obrigada pelo doce comentário no Mamães em Rede no post “O que espera do seu filho, medo ou respeito?”
Você sabe que é sempre bem-vinda. Seus comentários são muito importantes…
Um beijo querida… E uma Feliz Ressurreição a você e sua família..
Beijos
Teresinha Nolasco/ Equipe MR