A maternidade que a novela deturpa

Não tenho mais o costume de acompanhar novelas… mas de vez em quando me pego na frente da tv assistindo, tem algumas que tem uma bonita história, personagens engraçados, cativantes…

A pouco tempo começou a novela das 21h Em família. Quando se fala em família, confesso que me veio a curiosidade de saber os temas que seriam abordados, mas o que tem me tirado do sério ultimamente são as cenas da Juliana (Vanessa Gerbelli) que é uma mulher louca pra ser mãe e para que isto aconteça faz de tudo! Se diz ter adotado de coração uma menina que tem pai e mãe, quer dizer tinha mãe, mas sua mãe morreu. E apesar da mãe ter deixado claro que não queria dar a menina, ela decide comprar… seduzir o pai etc… Não bastasse isso, que é vergonhoso e absurdo, agora suas cenas são que ela é uma mãe perfeita!

E outras mães que entram na cena são negligentes, irresponsáveis e não satisfeitas com a Maternidade. Mas isso não se fala, se mostra em vários momentos: Uma cena no parquinho a Mãe de uma menina está conversando com a filha e quer deixa-la sozinha para pegar o lanche no carro…

Oi?!! Qual a mãe que faz isso?

Pelo contrário quando saímos com nossos filhos carregamos de tudo um pouco e o mais importante eles SEMPRE estão conosco e JAMAIS ficam SOZINHOS.

Outro dia mais uma cena que me deu raiva. Ela vai a escola dizer para a professora que sua filha está com virose e por isso não está indo a aula, a professora elogia e ainda acrescenta que muitas mães levam sim, os filhos doentes a escola!! Mais uma mancada de algumas mães que a novela insiste em frisar!

Particularmente, acho absurdo levar os filhos doentes a escola, jamais faria, mas infelizmente já muitas mães levarem, sim!

Outro dia mais uma cena de irresponsabilidade de uma mãe… a mesma do caso da pracinha, que marcou um encontro com essa suposta “Mãe perfeita” e nesse encontro deixou a filha aos cuidados dela… enquanto ela teria tempo de ir trocar sapatos e ir ao banco, ela nem ao menos sabia o nome dela, tão pouco onde morava e etc, e eu fico aqui me perguntando: Qual a retardada que deixaria seu filho a cargo de um desconhecido? Isso acontece? De onde tiraram isso? O que é Maternidade na tv brasileira? Um fardo?

Infelizmente, vemos por aí, espalhados nas redes mães que comemoram a volta às aulas (para ficar menos tempo com os filhos), que mandam para casa de parentes e amigos… pra se dar um tempo… é a nossa realidade?!

A  abordagem na novela  sobre maternidade me causa repulsa! É absurdo! A maternidade que a novela deturpa!!!

Incomoda e nós temos que por a boca no trombone pra questionar, pois infelizmente é esse tipo de coisas que chegam na casa da maioria dos brasileiros e será que alguém está questionando?

Como Mãe e como blogueira me senti no dever sim de falar, de criticar e dizer que acho absurdo a maternidade está sendo deturpada em pleno horário nobre.

5 Comentários

  1. Cris, poe absurdo nisso! Novela não traz benefício nenhum pra familia alguma. Eu era noveleira, mas solteira. Quando casei ainda assistimos algumas. Parei de ver quando Maria começou a prestar atenção na tv, Nunca mais vimos. Pra vc ter uma ideia essa novela é novidade, pois nem sei o que passa. Aqui como temos agora tv por assinatura, a globo tradicional não chega, então, menos novidades eu sei.. E está muito bom assim..

    Brigas, traições, armadilhas com os outros tudo isso faz parte da tv brasileira.. Nem a Chiquititas etc etc entram por aqui. Embora muitos falem que “ensinam” às crianças.. Pelo amor de Deus.. um monte de armação que as crianças arrumam.. Ensinam onde? E se não tiver os pais por perto pra falar que aquilo não é bom? Pq geralmente muitos deixam e saem de perto..

    E se a tv for desligada no momento de uma cena maldosa pra criança… Ela ficará na cabeça que aquilo é o certo..Novela de criança nada..

    O que assistiamos aqui em casa com Maria era Teca na tv, Menino Maluquinho que são familias como as nossas… A rotina da educação, do ensinar, da alegria. Mais nada…

    Criança cria na cabeça o que quiser..

    Uma pena que os BBBs da vida estão aí e tem muitos pais tb que acham normal a criança assistir.. Onde vamos chegar?

    Um beijo Cris… legal o assunto! Bom fim de semana!

  2. quando chovia as professoras do Junior já sabiam que naquele dia ele ia faltar para não correr o risco de pegar friagem e ficar doente, agora imagina só por causa da chuva já não ia doente então nem em sonho ou melhor pesadelo né!! eu nem acompanho essas novelas pois só trazem uma realidade muito distante e surreal da minha em pelo menos 70% dos casos..

  3. Amiga disse tudo.
    Eles tentam mostrar uma maternidade que não existe.
    Eu onde vou levo, não deixo com ninguém, acho que se posso levar porque não?
    E claro que estas mães loucas que deixar com desconhecido pode até existir, mas claro que muitas nunca fariam isso. Não se pode confiar nem com os que conhecemos, quanto mais uma pessoa que nunca viu na vida.
    Eu não assisto esta novela, mas a cena que peguei foi a mesma, mãe deixa a filha com uma mulher que nunca viu, e vai no banco… Acho que estão pegando muito mal nas cenas,
    Adorei o post.
    Bjs
    Vivi e Isaac

  4. amiga disturbam tanta coisa em novela
    eu nem assisto, olha só o absurdo
    eu também não levo meu filho doente a escola
    mais infelizmente eu li um caso que o pai deixou a filha com uma desconhecida
    pra ir ao supermercado, amiga tem cada coisa por isso existe mães e mãe pais e pai
    somos mães amiga
    Lindo Dia
    beijokas da Nanda
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *