A doce rotina de uma mãe

Confesso que nunca vi rotina como doce… Mas, sempre li que criança tem que ter rotina!

Mas, eu nunca fui muito adepta a rotina! E confesso que tentei por algum tempo não ter rotina! O que claro não deu certo! Cheguei a falar em um post aqui no blog: E a Rotina?

No entanto, a rotina é extremamente necessária! Eu diria que imprescindível para a mãe não enlouquecer! Rsrsrsrsrs…

Principalmente porque ajuda/orienta a criança a saber exatamente o que acontecerá, antecipando assim ansiedades e birras. Joseph quando era menor detestava mudanças, era puro estresse, por isso implementar a rotina contribuiu para por em ordem o momento da alimentação, a hora de dormir, de brincar, eu programava algumas atividades que ao longo do dia faria com ele, conforme foi crescendo, as atividades foram ampliando… como as tarefas escolares, dever do curso e ensaios de sua aula de música.

Pois bem, então, se é pra ter rotina, então vamos lá!

Criei o hábito de acordar uma hora antes de todos da casa e esse tempo é meu! Tempo que uso para o meu devocional diário, minhas leituras e um cafezinho na paz de Deus, antes de enfim começar as tarefas, a Tê do Bolhinhas de Sabão da Maria foi uma das incentivadoras e desafiadora ao me sugerir acordar mais cedo, carrego até hoje e é um diferencial no meu dia a dia.

Depois do meu tempo só… então, o filho acorda. Nesse ínterim, máquina de lavar já está trabalhando, a casa sendo organizada, o café da manhã, esse ano ele começou a preparar sozinho. Como ele estuda à tarde, marido trabalha a noite, então, até o momento ele estudar à tarde nos atende muito bem, marido que leva e busca na escola e nos cursos. Consegui conciliar ao menos o horário do meu trabalho com os compromissos escolares, isso foi fundamental para encaixarmos nossa rotina. Então três vezes na semana saímos de casa ao meio dia, dois dias da semana ele faz aula no Kumon, nesses dias saímos de casa logo pela manhã, ele volta pra casa pra almoçar e se arrumar pra escola. Ele também faz aula de música uma vez na semana. Além disso frequentamos à noite a igreja, então, nos dias que vamos, chegamos em casa quase às 22h.

Além do meu trabalho fora que é meio período, sou empreendedora em artes de estamparia e sublimação CunhArts, também sou blogueira, professora de escola dominical e secretaria da igreja. Pra dar certo, organizamos as tarefas (pesquisas, deveres, uniforme, estoque, entrega, lanche…) de acordo com o fluxo do dia seguinte. Assim, a rotina segue “tranquila” durante toda a semana. O único problema é quando quebra a rotina… Aí eu confesso que fico mais enrolada que nunca! Até conseguir reajustar novamente.

Esse ano diferente da nossa rotina habitual, minha rotina incluiu os cuidados ao meu pai que encontra-se hospitalizado desde o final de janeiro, eu e meus irmãos nos organizamos e revesamos como acompanhante dele, somente com planejamento e rotina pra dar certo!

Mas, eu que sou avessa a rotina, me dou o direito aos fins de semana lançar fora e simplesmente deixar fluir o dia. Eu acho libertador!!! Na segunda pago o preço estando exausta… Rsrsrs… Mas, é aquele prazer, como chocolate… então, me permito!

Creio que a rotina pra cada família é única! Pois cada família irá adequar as suas necessidades e realidade. Aqui no blog tem algumas Dicas pra voltar a rotina

Na casa da vizinha

A interação é parte importante na Blogagem Coletiva! Conheçam também a história de outras mamães. Todas  tem muito a acrescentar!

♥  Chica – Chica Escreve por Aí 

♥  Renata – Diário de Alegria 

♥  Ju Pelizzari – Mãe sem Fronteiras

♥ Tê Nolasco – Bolhinhas de Sabão para Maria

 Ana Paula – Manhã de Jamim

Nossa próxima abordagem ser dia 15 de abril com o tema: Liberdade e autonomia aos filhos!

  • Qual o momento certo para dar autonomia e liberdade aos filhos
  • É preciso autonomia em tudo?
  • Maturidade é mais importante que idade?
  • Influências externas X nossa conduta e princípios
  • Conversar com os filhos sempre a respeito é importante
  • Incentivo e estímulo aos filhos à autônomia
  • É importante respeitar o momento que os pais se sentem seguros?
  • Estou preparada no momento?
  • Como posso me preparar?

Como funciona a BC (Blogagem Coletiva)

♥ No terceiro domingo de cada mês, faça uma postagem no seu blog sobre o tema proposto, com o mesmo título da BC no seu texto. Lembre de mencionar que faz parte do Projeto: Na Casa Da Vizinha – Blogagem Coletiva uma iniciativa de Cris Philene e Tê Nolasco,
♥ Link nossos blogs ao nome!
♥ Feito isso compartilhe o seu link aqui nos comentários, para que possamos inserir à nossa publicação.
♥ Não deixe de visitar e comentar também em quem está participando

6 Comentários

  1. Oi Cris, gosto desta sinceridade nos depoimentos, como voce sobre não gostar de rotina. Mas vejo que tem e não é fácil levar o dia com todas estas atribuições. Acordar cedo é bom no quesito de ganhar tempo e ter o tempo seu. Que bom o Joseph com todas estas atividades, que incrementam a formação e educação. Ter o fim de semana como livre é fundamental mesmo.
    Que cada dia possam gerenciar as horas e levar uma vida leve. Muito bom depoimento nesta bela BC de vocês.
    Com todos os cuidados tenham dias mais leves.
    Beijo amiga.

  2. Linda postagem amiga.
    Realmente amiga, você falou uma cosia certa, criança precisa de rotina, precisa de organização, a família precisa se ajustar cada qual dentro dos seus afazeres, ajustando aqui e ali… Sem perfeição, mas com dedicação, e mesmo que alguma coisa saia dos trilhos, ok… Por isso é sempre necessário ver o que realmente importa, que vale a pena, para não sufocar os dias, e entulhar a cabeça com muitas pendencias, que muitas vezes não damos conta…
    Com amor, dedicação e gratidão, vamos seguindo em frente. Deus abençoe a família, espero e desejo que o paizinho esteja melhorando a cada dia…
    Beijinhos doces,
    Ju

  3. Cris, que legal saber que da amizade sua e da Tê surgiu esse incentivo para acordar mais cedo e ter esse tempo para você!
    Uma rotina intensa a tua, mas muito bem elaborada.
    Acompanhei pelo instagram tuas postagens sobre teu pai e desejo que ele se recupere bem e tudo volte à rotina!
    Um beijo para o Joseph e um afago no gatinho que já deve está crescido!
    Beijo Cris!

  4. Boa tarde, Cris!

    Acordar mais cedo para o Devocional é ótima ideia. Revigora e muito. Faz o dia render abençoado porque é Deus Quem nos sustenta.

    Quanto à rotina, eu gosto! Sou metódica e curto regras! Disciplina… quase militar! rsrs

    E assim vamos, com calma ou mais pressa, cada um aproveitando a vida com sabedoria e gratidão.

    Beijo!!

    Renata e Laura

  5. Oi amiga!!! Como vc disse, cada familia com sua rotina e como elas são diversas heim…
    Conheço um pouco da sua e sei o quanto é puxada… Ainda nesses ultimos tempos com seu pai hospitalizado..
    Mas Joseph está ficando um rapazinho e logo estará com mais autonomia… Nosso tema do proximo post..

    Nós também nos permitimos sair da rotina fins de semana e de fato bagunça muito rs , mas como você bem disse, é libertador!!!

    Feliz com mais uma postagem nossa.

    Beijos amiga, obrigada

    Tê e Maria ♥

  6. Cris, mesmo não querendo, acabaste te rendendo à rotina. Elas fazem parte dos nosso dias e chegará a hora que vais ver o quanto ajudam. Teu dia, tuas atividades são muitas! Gostei de ver! E que bom tens os fds pra te esbaldar. Que tudo fique o melhor possível com teu pai,que acompanhei esse período de doença! Fiquem bem, saúde! bjs, chica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *