Estamos na SMAM – Semana Mundial do Aleitamento Materno e esse ano o tema é: “EMPODERAR MÃES E PAIS, FAVORECER A AMAMENTAÇÃO. HOJE E PARA O FUTURO!” Fazemos coro todos os anos desde de que descobrimos esse movimento em prol a amamentação. Sempre trago aqui o resgate de como foi a nossa experiência e como pudemos superar os primeiros dias e que essa superação foi crucial para o aleitamento em livre demanda chegando até a amamentação prolongada. Fico aqui pensando nas primeiras mamadas e se me falassem que eu ainda amamentaria por muito tempo eu definitivamente não acreditaria. E o tema deste ano não poderiaLeia Mais…

Eu e ele e a primeira mamada.  Não foi um mar de rosas… e sim, uma insegurança muito grande.Medo surgiu quando percebia que meu menino quase não sugava, não me sentia capaz. A gente acha que leu tudo e está munida de todas as informações e depois percebe que nada se sabe… lembro de quando pesquisei e li sobre amamentação, mas na prática é muito diferente e porque não dizer que é desafiador.  E como superar as Dores e amores da amamentação? Insistindo, procurando ajuda, buscando informações e fugindo daqueles que sem ao menos tentar, já oferece a fórmula. E essa busca precisa começar láLeia Mais…

A mãe de primeira viagem não sabe muito bem das inseguranças e dificuldades das primeiras mamadas, é aquela história que “ninguém te conta” que seria tão difícil assim! Não é tão natural como idealizamos e tão pouco o momento é mágico {salvos exceções}. Pelo contrário, os primeiros dias são muito difíceis e cruciais para o sucesso da amamentação. Mas, nem por isso você não irá conseguir. Não vou te enganar… mas, vai doer. Seus mamilos podem rachar e até sangrar. Aquela foto de uma amamentação tranquila, ainda vai demorar um pouquinho para acontecer… Pois, as primeiras mamadas são com lágrimas nos olhos, muitas dores, masLeia Mais…

Eu sinceramente não consigo entender como um ato natural, possa gerar tantos conflitos. Toda a mãe deseja amamentar seus filhos. Sei que muitas mamães não conseguem amamentar, apesar de inúmeras tentativas… e que utilizam sim das fórmulas infantis, eu mesma, saí do hospital sem ter conseguido amamentar direito e com o complemento prescrito pelo pediatra, mas digo por mim, não aceitei isso. Insisti em oferecer o seio… usei também aquele remédio no nariz, depois de 3 dias o leite veio que veio e pude com toda a dificuldade da “pega” como relatei aqui, amamentar meu filho. Passamos 1 mêszinho, dois… mudei de pediatra e enfim, cheguei aLeia Mais…

Apoio à mulher que trabalha e amamenta é o foco da Semana Mundial do Aleitamento Materno Conciliar a vida profissional com a amamentação não é uma tarefa fácil. Mesmo que a legislação tenha avançado em alguns pontos, como a licença maternidade facultativa de seis meses e o horário destinado à amamentação, a proteção ao direito ao aleitamento da mulher trabalhadora ainda não foi alcançado. Por essa razão, a Waba (World Alliance for Breastfeeding Action) focará seus esforços este ano em procurar formas de facilitar o aleitamento materno para mulheres que trabalham. A abordagem é o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que acontece entre os diasLeia Mais…