Você já ouviu falar sobre o plano de parto? O plano de parto é uma lista de itens relacionados ao parto, sobre os quais você pensou e refletiu. Isto inclui escolher onde você quer ter seu bebê, quem vai estar presente, quais são os procedimentos médicos que você aceita e quais você prefere evitar. Nos EUA, onde começou a ser difundido, o plano funciona como uma carta, onde a gestante diz como prefere passar pelas diversas fases do trabalho de parto e como gostaria que seu bebê fosse cuidado após o nascimento. No entanto, acreditamos que o maior valor do plano de parto é justamenteLeia Mais…

Muito se fala sobre as recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre os procedimentos com a gestante e o bebê na humanização do nascimento e parto, mas que recomendações são essas? Você sabe? Você está gravida e tem acesso a essas informações? Você discutiu com seu médico sobre algumas dessas recomendações quando estava grávida? Indico a leitura, é um pouco extensa, mas vale a pena discutir sobre os tópicos e obter mais informações sobre cada um deles: A) Condutas que são claramente úteis e que deveriam ser encorajadas:1. Plano individual determinando onde e por quem o parto será realizado, feito em conjunto com a mulherLeia Mais…

Nas últimas semanas, vimos todo o desenrolar do trabalho de parto e seus -super- benefícios para o binômio mãe-bebê. Os profissionais no parto Hoje nós vamos falar um pouco sobre os profissionais que podem, ou não, atender a mulher nesse momento. Quem são esses profissionais e o que eles fazem? Eu preciso montar uma equipe ou só preciso encontrar um GO? Em muitos países, a midwife é responsável por acompanhar as mulheres no TP. Geralmente uma equipe de três ou quatro midwives fazem o acompanhamento desde o pré-natal, e o parto acontece com a midwife que está de plantão no dia. Os casos de gestaçãoLeia Mais…

No nosso último encontro, falei sobre as três primeiras fases de um trabalho de parto, que são os pródomos, a fase latente e o trabalho de parto ativo.  Hoje vamos falar sobre os três últimos, que são a fase de transição, período expulsivo e a dequitação da placenta. Fase de transição: Comparando com as fases anteriores, a fase de transição é uma das mais rápidas. Começa quando a mulher está com 7-8 centímetros de dilatação e termina quando a dilatação já está completa. Nessa fase as mulheres entram na chamada partôlandia. Nessa altura, os níveis de ocitocina (lembra que falei na postagem anterior?) estão super elevados,Leia Mais…

Uma das maiores dúvidas que as mulheres têm quando estão grávidas é sobre o trabalho de parto. Como é? Quando começa? Qual a duração? O que fazer? E muitas mulheres, mesmo já tendo filhos, desconhecem como se dá o trabalho de parto (TP) efetivo. Hoje vamos falar sobre isso. O TP é dividido em seis partes, que se chamam: os Pródomos, a Fase latente, o Trabalho de parto ativo, a Fase de transição, o Período expulsivo e a Dequitação da placenta. Vou dividir esse post em dois, pra não ficar muito chata a leitura! Nessa vou falar sobre os pródomos, a fase latente e oLeia Mais…