6 dicas para o letramento

Em meio as minhas pesquisas e leituras sobre o letramento surgiu a dúvida:

Letramento ou alfabetização?

“Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias”  Magda Becker Soares sobre letramento e alfabetização.

Partindo desse ponto percebemos que precisamos letrar nossos pequenos, sim, ensiná-los com as coisas do dia a dia, em uma leitura, eles passaram a identificar as letras do alfabeto fazendo associação.

6 dicas para o letramento

1- Leitura

Em uma leitura com o Joseph a letra C estava em destaque, ele vira pra mim e diz: é a letrinha da mamãe, o C de Cristiane. Nem estávamos falando das letras… estávamos apenas em um momento de leitura. E assim tem sido Joseph ao perceber a letrinha do nome de alguém (família, amigos, professores) ele logo associa, dizendo o nome da letra e de quem é. Por isso incentivar a leitura com os pequenos é rica em todos os sentidos.

2- Dicas dos professores

Na escola converso bastante com as professoras e peço dicas para trabalhar com Joseph em casa, e assim elas vão me dizendo o que estão fazendo para que em casa continuemos nas atividades.

3- Criar ou comprar um alfabeto móvel

Você pode criar um alfabeto com tampinhas de garrafa, de papel, em eva… são inúmeras possibilidades, ou também comprar um que tenha as letras duplicadas para que os pequenos possam formar os nomes.

4- Brinquedos e Brincadeiras

Em meio a uma brincadeira podemos incentivar nossos filhotes, seja com o nome do personagem preferido… tentar fazê-los descobrir qual a letrinha deles. Com brinquedos pedagógicos, tendo o alfabeto móvel você trás as letrinhas para a brincadeira. Ou simplesmente brincar com as letrinhas.

5- No Tablet ou celular

Usando o Paint mais conhecido de todos os tempos, com os dedinhos as crianças podem fazer as letrinhas. É uma maneira de trazer os eletrônicos para educação, além de outros App pedagógicos que podem auxiliar na aprendizagem.

6- Papel e lápis

Claro que não podia faltar… quanto mais a criança tem interesse pelas letrinhas, mas ela vai querer reproduzi-las no papel. Joseph está nessa fase, pra tudo pede um papel e seja lápis, canetinha, giz de cera, lápis de cor lá está ele rabiscando as letrinhas do seu nome… que paixão por elas! Por outras vezes ele pede que eu escreva o nome de alguém, seja do papai, de um amigo e lá vai ele a copiar.

letramento-dicas-para-letramento

O que percebemos é que o letramento pode ser todo o lugar… com o que tiver. É simples, às vezes estamos fazendo, sem ao menos perceber de fato.  São dicas simples que dei por aqui, e são apenas de uma mãe curiosa e querendo aprender mais para incentivar o filhote, se vocês tiverem mais dicas para compartilhar conosco… podem deixar nos comentários que edito o post pra acrescentar.

Se quiser ler mais sobre alfabetização e letramento, confira mais aqui e aqui.

Nossos post sobre o assunto:

As letrinhas do alfabeto

7 Comentários

  1. Amei tudo!
    Sou pedagoga e o teu jeitinho de expor suas experiências me ajudam muito com meu netinho com P.C.
    Obrigada
    Re

  2. Boas dicas e ainda acrescento que nesses momentos de leitura deve ser prazeroso sem didática, ler de tudo, deixar a criança ajudar na lista de mercado, pensar no que falta, ler os rótulos e embalagens, ser familiarizado com as palavras, sem ser etapa letra, sílaba palavra, aeiou, afinal ninguém sai por ai lendo a ei o u, sai lendo poema, lista, música etc…


  3. Cris, amiga, eu amoooooooooooo esses posts que nos incentivam e dão dicas riquíssimas como essas, de como melhorar ou estimular algo bom com os filhos.
    Amei as dicas, e tenho feito isso com o Vitinho hoje em dia também…
    Muito bacana seu post.
    Sempre quando falamos uma palavra que o Vitor deseja saber que letra começa, eu falo a primeira sílaba mais forte, com um tom mais alto, para ele tentar identificar a letra que começa a palavra…
    Quando andamos pela rua, o Vitor fica soletrando as letras de anúncios, ele lê números de telefone…
    Cris, essas dicas são excelentes para quem deseja incentivar o letramento, porém de forma ludica e motivadora…
    Essa questão de brincar com as letrinhas no banho sempre desejei fazer… Quero comprar as letrinhas, porque é um jeito diferente de brincar.
    Amei de verdade, seu post.
    Bjs
    Ju

    1. Author

      Oh amiga… obrigada!!
      Espero ajudar muitas mãezinhas a incentivar o letramento. Vou passar a fazer como vc e falar a sílaba mais forte em um tom mais alto, assim vamos ensinando.
      Compre as letrinhas sim, é bom ter em diferentes formatos que assim podemos carregar por aí.
      Tenho certeza q o Vitinho vai amar, bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*