1 ano e meio e amamentando

1 ano e meio e amamentando

Mas o Joseph já tem 1 ano e meio e vc irá continuar amamentando?

Ele já é grande? Tá na hora de parar?

Você fica sem dormir a noite porque quer!

Enfim… são tantas “motivações” e “incentivos” pra continuar amamentando… que cheguei a ler muitas coisas, perguntar sobre o desmame e etc. A cada conversa com amigas na net, no trabalho essa era a minha pergunta, como fazer o desmame de forma natural e tranquila?

Mas foram poucas respostas pra muitas perguntas minhas, dúvidas e incertezas.

Toda essa história me remeteu ao início da amamentação…

Joseph teve dificuldade na ‘pega’ e era uns 10 minutos, sei lá… ele chorando e não conseguia de jeito nenhum mamar, eu não tinha bico, o leite demorou a descer, não sabia a forma correta, no hospital as enfermeiras foram super maravilhosas e com elas me auxiliando conseguimos as primeiras mamadas, mas quando me vi “sozinha” em casa pra hora do mamar… ai q desafio… minha tia fez canjica, me deu pirão de carne no almoço, usei as conchinhas direto pra ajudar a fazer o bico estimulando e acredito que por conta disso não tive rachaduras, nem sangramentos… pq a todo momento o bico estava úmido e juntava o excesso do leite na conchinha, então não tinha problemas de empedrar, febres… meu desafio era apenas o Joseph aprender a pega, acho q levou uns 15 dias. Sentava na poltrona com a almofada, ficava em pé, sentava de novo… andava pra lá e pra cá, até q ele aprendeu e nunca mais parou.

Voltei a trabalhar quando ele estava com 4 meses e até hoje quando chegamos em casa, ele me leva até o sofá, me faz sentar, deita no meu colo e fica esperando… lindo!!

Ele nunca fez escândalo na rua por conta de mamar, sempre se comportou muito bem. Mas até hj só dorme mamando e acorda de madrugada também.  Não vou dizer q é fácil, pq não é tem dias q estou esgotada, cansada e mesmo assim tenho q acordar e dar de mamar, nestes dias penso em parar, mas nos dias de febres, por conta dos dentinhos (apesar da pediatra dizer q dente não dá febre) nos dias enjoadinho sem querer comer, temos o mamar, então fico tranquila e percebo q ainda não é hora.

Diante de tudo que pude ler e conhecer mais me ajudou a tomar a decisão correta pra nós dois.

Porque percebi que não estamos preparados.

Amo amamentar e Joseph ama mamar então pq parar agora?

Pq ele é um meninão de 1 aninho e meio?

Não é motivo, pq posso dar de mamar até qd quiser e pela orientação da pediatra até os dois e depois o processo seguirá tranquilamente, pq ele estará preparado, estará compreendendo melhor, estará na escolinha (quem sabe?) então pra quê dar com os burros n’água?? me esforçar pra fazer algo pq os outros acham q tenho q parar?

Enfim… decidi continuar amamentando e não romper agora com este vínculo maravilhoso que temos.

Se será fácil ou difícil o desmame no futuro… deixa pro futuro a preocupação, pq hj eu sei q ainda não é tempo.

141120121057

E com vcs como foi a amamentação e por quando tempo durou ou dura?

Mamães vamos trocar experiências pra q juntas possamos fazer o melhor para os nossos pequenos, vamos abordar o desmame, a amamentação e todos os assuntos que precisamos saber um pouco mais.

14 Comentários




  1. Olá, estou retribuindo a vista e amei o seu cantinho!
    Não acho que vc deva parar de amamentar por pressão externa não, só pare se vc tiver certeza que chegou a hora. Ou ele.
    Aqui não tivemos essa experiência, eu não tive leite, mas tentei a exaustão. Só parei as tentativas qndo vi que estava fazendo mal pro meu pequeno o MEU sonho de amamentação. Ele não vive de sonhos. Vive de comida. E penei descobrindo isso.

    Aproveita o seu pequeno no peito, porque como diz o maior clichê da maternidade, é uma fase e passa! rsrs

    beijos
    Feliz ano novo pra vcs!
    Ah, estou seguindo!

  2. Olá Teresinha, amei suas palavras.
    Nós estamos bem,
    Pode deixar q qd for a hora vou lembrar da sua listinha… e espero q pra nós dois seja naturalmente.
    Amamentar é bom demais mesmo, sinto q também terei saudades, bjss

  3. OI Cristiane, como vai?
    Olha, é muita coisa a falar, uma delas é que (falando por mim) senti mais falta da amamentação do que do barrigão…

    É um vínculo enorme. Ficava pensando no olhar da minha pequena quando amamentava e que não teria mais…

    Mas tudo tem sua hora. É assim pra tudo na vida…

    E essa hora chega (no caso da amamentação) de diversas formas.

    1 – quando a criança não quer mais
    2 – quando a mãe cansada decide parar
    3 – quando ambos decidem que é a hora naturalmente
    4 – quando a mãe acha que deve parar por estar já maiorzinho
    5 – quando a criança vai para a escolinha e precisa desse desmame, principalmente por estar ficando mais independente… Foi o caso da minha Maria que desmamou com 2 anos e 2 meses.

    Era como você.. Eu não podia sentar no sofá que já vinha d. Maricotinha querendo seu conforto predileto. Sim.. conforto, pois após os 2 anos (segundo pediatras) não há mais valor nutricional e sim conforto do peito.

    Eu estava cansada de não conseguir ficar à vontade mais para sentar um pouco…
    Já comecei a me sentir “invadida”… Claro.. não há vergonha em falar isso.. Somos antes de ser mãe, humanas e gostamos também de privacidade.

    Foi quando pela escolinha e pelo cansaço decidi que era hora. Mas já sentia por isso.. Porque era maravilhoso ver sua carinha olhando pra mim…

    Amamentar é algo divino. Se as mães tem condições de aproveitar esse momento, é um privilégio e devem fazer isso…

    Opiniões existem em todos as situações… Mas só a gente sabe o que é melhor pra gente e pra nossa família…

    Boa sorte e curta bastante esse momento…

    Beijos querida..

  4. Olá Jakelynne, eu acredito q vc fez a melhor escolha pra teu filhote, não foi mt tempo, foi o necessário e qd nosso coração fica tranquilo é melhor ainda, né? bjsss

    1. Oii Roberta, Eu amei o teu post com a relactação, um desafio em tanto, mas o importante é não desisitirmos. Com certeza fazemos por eles, bjss

  5. Eu amamentei meu filho até os 3 anos e 4 meses, eu tb trabalhava fora e só dava pra ele na hora do almoço e antes de dormir… Já quando ele tava maiorzinho foi ficando só antes de dormir, tive de tirar quando tomei remédios que eram prejudiciais pra ele, disse a ele que depois que mamãe sarasse ia voltar, ele perguntou alguns meses se eu ainda tava dodói e eu expliquei que não timha mais. Foi super tranquilo… Pq eu dei tanto tempo? Bom, meu filho tinha o risco de pegar a bronquite asmática hereditária do pai dele e a única saída seria o leite materno, até hj ele não deu indícios de ter pegado!

  6. Oi amiga, seu relato é super parecido com o meu. Adorei a fotinha dele mamando, tão pequenino e fofo!
    JM mamou até 2 anos e 8 meses, pois meu leite secou e o bico começou a ferir. Eu expliquei pra ele que o leite acabou e pra minha surpresa ele entendeu…
    E de lá pra cá não mama mais, mas sempre pede pra dar um beijinho no peito e eu deixo…rsrs
    Bjus minha querida e escolha o que seja melhor pra vcs dois!
    ?

    1. Olá Genis… poxa são em relatos e comentários q percebemos o quanto nossas dúvidas e situações são parecidas. Poxa, vc amamentou bastante e ele crescidinho foi tranquilo explicar, espero q o Joseph seja assim tb, bjs

  7. Eu estou feliz demais em saber que vai continuar…. e por entender que você é a ponte que vai movimentar outras mamães a fazerem isso também. Parabéns! Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    1. Pois é amiga, lembra q pedi ajuda, aquele texto q me enviou me ajudou a entender algumas coisinhas, mas a decisão é nossa, não importa o q iremos enfrentar, bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*